Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é o Síndrome dos Ovários Policísticos?

O que é o Síndrome dos Ovários Policísticos?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
O que é o Síndrome dos Ovários Policísticos?

Nunca ouviu falar? Do Síndrome talvez não, mas daquilo que a carateriza não é nem desconhecido nem indiferente.

O Síndrome dos Ovários Policísticos afetam entre 5% a 10% das mulheres em plena idade reprodutiva. As suas principais características são as irregularidades no ciclo menstrual (como o atraso ou o adiantamento). O sangramento excessivo refletem uma ovulação e produção hormonal excessiva.

Também acontece com frequência a produção excessiva de pelos, chamada de hirsutismo e também o acne.

Quem sofre deste Síndrome tem os ovários maiores que o normal e a maior causa é o excesso de produção de hormônio a que se dá o nome de androgênio. Esta produção excessiva acelera o crescimento dos pelos e a oleosidade da pele pela glândula sebácea. A origem da acne é bastante variada e pode não só resultar dos androgênios, mas este pode ser um fator fundamental nesta situação.

Este Síndrome poderá ter consequências graves com o passar do tempo, pois as células de endométrio podem crescer de forma compulsiva e tendem a desenvolver cancro. Também os problemas da diabetes e situações de problemas cardiovasculares podem ocorrer, tal como a resistência á insulina, obesidade e hipertensão arterial.

Apesar de não se conhecer ao certo o que causa este Síndrome, estudos tendem para a hipótese da causa serem pequenos distúrbios na parte do cérebro que controla os processos metabólicos.

O diagnóstico só é feito quando se excluem outras causas para a excessiva produção de androgênio. A doença também pode ser identificada através do ultrassom feito nos ovários. Apesar disso, os sintomas podem não ser o bastante para identificar o Síndrome.

Sendo a obesidade um problema agravado com este Síndrome, recomenda-se exercício físico e uma alimentação saudável. Alimentos ricos em fibra, vitaminas e vegetais são fundamentais para combater algumas características que fazem sofrer quem sofre deste distúrbio.

Com os permanentes estudos e com o avançar da medicina, o tratamento para o Síndrome dos Ovários Policísticos já é possível.

O uso de medicamentos pode controlar a produção de androgênio e a pilula anticoncecional pode melhor o estilo de vida. Desta forma o ciclo menstrual pode ser controlado tal como as hormonas.

viver com este Síndrome pode ser complicado, mas com ajuda médica associada a uma boa alimentação e a exercicio fisico, terá todas as condições para ter um ciclo menstrual normal e enfrentar este Síndrome com conhecimento e com alguma facilidade.


Carla Horta

Título: O que é o Síndrome dos Ovários Policísticos?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

612 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Josiane

    06-11-2013 às 01:13:50

    Eu tenho esta sindrome, desde os 16 anos, e tenho hisurtismo, ja sofri muito com isso, hoje tenho que fazer um tratamento a laser para retirar isso. Mas a medicação eu não conheço, o medico so me da anticoncepcional.

    ¬ Responder

Comentários - O que é o Síndrome dos Ovários Policísticos?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios