Carl Sagan
Com efeito o seu nome nunca foi esquecido, por ser um dos astrofísicos mais conhecidos e respeitados e que colaborou com a NASA mais de quarenta anos. Contribuiu ainda para aproximar o espaço de todos nós.
Destacou-se pelos seus extraordinários feitos no campo da astrofísica e astronomia, pelo empenho na promoção da ciência, do interesse pelo espaço, e pelos programas que fez na TV.
É uma figura que está ligado a altas funções, desde o briefing aos astronautas da Apolo, antes da ida à lua, à criação de vários robóticos espaciais, como por exemplo a sonda Viking Marte, aconselhava a NASA sobre as condições atmosféricas, composição dos planetas e luas distantes e colaborou de perto nas missões de Mariner.
O seu respeito deve-se à sua capacidade para alargar a visão ao espaço profundo e ao trabalho contínuo que fez com a NASA.
Era conhecido por ter grande capacidade de prever com precisão as características dos planetas e luas distantes. Além disso decifrava as mudanças sazonais de Marte, concluindo que as variações de cor não se deviam à vegetação mas às grandes tempestades de vento.
Sagan foi ainda docente em Harvard e Cornell, aconselhou as maiores missões do espaço e era muito conhecido da TV, por escrever, apresentar programas e informações para o público.
O célebre programa Cosmus, era apresentado por ele em 1980, tal como programas modernos e populares como Wonders of The Univers, de Brian Cox, que trata de vários assuntos, desde planetas, asteróides, cometas, nebulosas e o big-bang.
A grande compreensão que Sagan tinha do espaço e da astrofísica, e o carisma com que os abordava, tornaram-no uma figura muito conhecida e célebre.
Ainda acerca do espaço, publicou vários livros, incluindo uma adaptação do Cosmus.
Até ao final da sua vida, continuou sempre a desvendar as inexploradas profundezas do Cosmus, e falava sobre vários temas na televisão.
A maior "ideia"que teve na sua vida foi a de prever com precisão que a superfície de Vénus era incrívelmente quente e seca e que a Europa, uma das luas de saturno, podia ter um oceano sob a sua superfície.
A sua vida foi sempre preenchida como um grande cientista e colaborador da NASA.