Dicas para controlar a compulsão por doces
1 - Faça um diário alimentar: Se você está abusando dos doces experimente começar a anotar tudo o que come. Escreva todos os alimentos que são consumidos durante o dia, horários e quantidades. Assim, será mais fácil se conscientizar sobre as coisas que estão saindo do controle.
2 - Opte pelo doce certo: As melhores guloseimas são as feitas a partir de castanhas e frutas, pois além de diminuir a vontade de comer doces, as fibras e gorduras boas contidas nesses alimentos reduzem a velocidade com que o açúcar é absorvido no organismo. Dessa forma, a glicose é diluída vagarosamente no organismo, o que ajuda a manter o desejo por doces sob controle.
3 - Prefira os sabores fortes: Alguns alimentos contêm antioxidantes e possuem menos açúcar, o que ajuda a diminuir a compulsão por doces. Geralmente eles possuem um sabor mais acentuado, como por exemplo: chocolate meio amargo, mousse de maracujá e limão, etc.
4 - Coma na hora certa: você sabia que a melhor hora para comer doces é após as refeições? Esse é o momento em que eles engordam menos. Isso ocorre porque as fibras contidas na refeição atuam reduzindo a absorção de açúcar. E outra hora que você pode arriscar a comer algumas guloseimas é antes do treino da academia.
6 - Faça substituições inteligentes: É muito importante se alimentar bem desde o café manhã até o jantar, pois manter os níveis glicêmicos regulados é uma forma simples de controlar a compulsão por doces. Caso você tenha picos glicêmicos, seguidos por períodos de baixa glicemia, saiba que isso só contribui para aumentar a vontade de comer açúcar. Por isso, nunca deixe de incluir na dieta alimentos doces, como frutas frescas ou desidratadas, chocolate meio amargo, aveia e mel, geleia e gelatina, ao invés das bombas calóricas como os bolos e sorvetes.