Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é o Síndrome de Alineação Parental?

O que é o Síndrome de Alineação Parental?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
O que é o Síndrome de Alineação Parental?

Todos os problemas de foro psicológico têm um nome, uma designação e várias características que servem exatamente as identificar. Ora sejam mais conhecidas que outras, o que é certo é que muitos são os síndromes que podemos não saber o nome ao certo, mas que existem e muitas vezes nos é difícil identificar e encontrar um nome.

Com o Síndrome de Alineação Parental, acontece isso mesmo. É bem mais comum do que imagina e podemos ser nós, enquanto pais os maiores causadores de tal problema. Mas afinal o que é o Síndrome de Alineação Parental?

Surgido através do psicólogo Richard Gardner, em 1980, este Síndrome acontece por causa de um transtorno psicológico infantil, que surge principalmente em caso de conflito entre os pais e que se distingue quando a criança passa a insultar e denegrir a imagem de um dos pais.
Este distúrbio pode acontecer sem influências diretas ou externas, mas é comum encontra-lo em crianças cujos pais se encontram em processos de separação difícil ou em divórcios judiciais.

Naturalmente e como em todas as situações deste género, é a criança que mais sofre, pelo que evitar é o mote e controlar os impulsos é obrigatório.

É necessário nunca esquecer que um divórcio é entre marido e mulher, e nunca entre pais e filhos.

Em situações em que um dos pais acaba por convencer que a outra parte é a causadora de um grande sofrimento, a criança passa a acreditar e está convicta que deve penalizar o progenitor que julga culpado.

O progenitor acaba por ser a figura alienadora.

O fator alienador é o comportamento de um dos pais, que ao falar mal, incutir medo ou manipular a criança, causa o transtorno.

Entre disputas de bens, acusações graves e principalmente em processos de guarda parental, este transtorno é absolutamente comum.

O comportamento do Síndrome de Alienação também pode ser sentido por exemplo quando existe o falecimento de um dos pais e a criança é mentalizada para o afastamento dos avós.

Este síndrome pode ser difícil de perceber em quem o incute, pelo que pode levar a um grande desgaste emocional da criança. Evitar é simples e a prevenção deve ser o mais importante. O tratamento pode ser feito através de um pedopsiquiatra, mas a alteração do progenitor causador do síndrome é essencial à cura.


Carla Horta

Título: O que é o Síndrome de Alineação Parental?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    16-09-2012 às 15:23:42

    Interessante texto sobre um problema que, como refere, é comum embora que pouco conhecido. Ou pelo menos é pouco conhecido como tal, uma vez que todos conhecemos mais que um caso em que, especialmente em caso de divórcio, a criança passa a quase divinizar um dos pais enquanto rebaixa a importância do outro progenitor. É um problema real que considero poder ser evitado na maioria dos casos, mediante explicação às crianças da realidade dos acontecimentos.

    ¬ Responder

Comentários - O que é o Síndrome de Alineação Parental?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios