Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Saiba como evitar a hipotermia

Saiba como evitar a hipotermia

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Saiba como evitar a hipotermia

A hipotermia tem lugar sempre que a temperatura corporal desce abaixo dos 35º C. Os primeiros sintomas caracterizam-se por calafrios, irritação e tremuras. Estas últimas são uma reacção natural do organismo, tendo como objectivo combater o frio. E, de facto, assim sucede: os tremores elevam um pouco a temperatura corporal, mas envolvem grandes gastos de energia, pelo que é necessário aquecer rapidamente o corpo de uma outra forma. Numa segunda fase, mais grave, a pessoa afectada revela desorientação, tremores mais intensos e, gradualmente, começa a ostentar sonolência, perda de memória e da fala e prostração quase completa. Numa terceira e última fase, a pessoa cai imóvel e permanece inconsciente, com batimentos cardíacos muito ténues. Nesta fase, infelizmente, e se não se intervir de forma nenhuma, costuma sobrevir a morte.

Este perigo costuma ter lugar entre os sem-abrigo que passam as noites de inverno ao relento, entre os náufragos que passam muito tempo com o corpo submerso na água, entre vítimas de acidentes de viação, que ficam ao relento, muitas vezes feridas e sem possibilidade de pedirem ajuda e, ainda, entre os alpinistas.

Existem, no entanto, formas de prevenir que este mal venha a instalar-se. Assim, sempre que souber antecipadamente que vai atravessar uma região fria ou estar exposto/a ao frio, vista diversas camadas de roupa (três ou mais) finas e não somente uma grossa camisola de lã. As camadas, entre si, guardarão uma estreita porção de ar, uma autêntica caixa-de-ar que permitirá isolar e conservar o calor do corpo. Deve evitar o consumo de álcool ou medicamentos antes de entrar na zona com baixas temperaturas, já que o álcool vai forçar a pele a irradiar mais calor, de forma a libertar rapidamente a energia ganha com o mesmo e a pessoa arrefecerá subitamente. Lembre-se também de instalar ou prever um sistema alternativo de aquecimento no seu carro – nem que sejam vulgares mantas e cobertores – e, em caso de avaria do carro, não permaneça sentado/a no seu interior. O movimento é necessário e aproveite para ir procurar ajuda, por exemplo. Deve, ainda, preparar-se para enfrentar temperaturas baixas associadas a vento gelado, o que induz mais facilmente a hipotermia. Assim, uma capa de plástico revelar-se-á fundamental para quebrar a acção do vento. Antes de sair para o exterior, deve, igualmente, alimentar-se bem, pois, em presença do frio, o corpo consome muita energia.

Lembre-se, pois, de se proteger contra o frio intenso. A sua vida depende do seu cuidado!

Isabel Rodrigues

Título: Saiba como evitar a hipotermia

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

806 

Imagem por: jlrsousa

Comentários - Saiba como evitar a hipotermia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Imagem por: jlrsousa

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios