Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Saiba como evitar a hipotermia

Saiba como evitar a hipotermia

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Saiba como evitar a hipotermia

A hipotermia tem lugar sempre que a temperatura corporal desce abaixo dos 35º C. Os primeiros sintomas caracterizam-se por calafrios, irritação e tremuras. Estas últimas são uma reacção natural do organismo, tendo como objectivo combater o frio. E, de facto, assim sucede: os tremores elevam um pouco a temperatura corporal, mas envolvem grandes gastos de energia, pelo que é necessário aquecer rapidamente o corpo de uma outra forma. Numa segunda fase, mais grave, a pessoa afectada revela desorientação, tremores mais intensos e, gradualmente, começa a ostentar sonolência, perda de memória e da fala e prostração quase completa. Numa terceira e última fase, a pessoa cai imóvel e permanece inconsciente, com batimentos cardíacos muito ténues. Nesta fase, infelizmente, e se não se intervir de forma nenhuma, costuma sobrevir a morte.

Este perigo costuma ter lugar entre os sem-abrigo que passam as noites de inverno ao relento, entre os náufragos que passam muito tempo com o corpo submerso na água, entre vítimas de acidentes de viação, que ficam ao relento, muitas vezes feridas e sem possibilidade de pedirem ajuda e, ainda, entre os alpinistas.

Existem, no entanto, formas de prevenir que este mal venha a instalar-se. Assim, sempre que souber antecipadamente que vai atravessar uma região fria ou estar exposto/a ao frio, vista diversas camadas de roupa (três ou mais) finas e não somente uma grossa camisola de lã. As camadas, entre si, guardarão uma estreita porção de ar, uma autêntica caixa-de-ar que permitirá isolar e conservar o calor do corpo. Deve evitar o consumo de álcool ou medicamentos antes de entrar na zona com baixas temperaturas, já que o álcool vai forçar a pele a irradiar mais calor, de forma a libertar rapidamente a energia ganha com o mesmo e a pessoa arrefecerá subitamente. Lembre-se também de instalar ou prever um sistema alternativo de aquecimento no seu carro – nem que sejam vulgares mantas e cobertores – e, em caso de avaria do carro, não permaneça sentado/a no seu interior. O movimento é necessário e aproveite para ir procurar ajuda, por exemplo. Deve, ainda, preparar-se para enfrentar temperaturas baixas associadas a vento gelado, o que induz mais facilmente a hipotermia. Assim, uma capa de plástico revelar-se-á fundamental para quebrar a acção do vento. Antes de sair para o exterior, deve, igualmente, alimentar-se bem, pois, em presença do frio, o corpo consome muita energia.

Lembre-se, pois, de se proteger contra o frio intenso. A sua vida depende do seu cuidado!

Isabel Rodrigues

Título: Saiba como evitar a hipotermia

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

806 

Imagem por: jlrsousa

Comentários - Saiba como evitar a hipotermia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: jlrsousa

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios