Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Intoxicação alimentar

Intoxicação alimentar

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é muito frequente em adultos, idosos e crianças e atinge pessoas de todos os estratos sociais. Ela é devida a várias causas em especial á falta de higiene dos alimentos e ao seu manuseio impróprio dentro de casa ou fora. A mais comum é a provocada por toxinas, vírus, bactérias e falta de cuidado ou prazos dos alimentos. Normalmente provoca vários sintomas tais como diarreia, vómitos, cólicas intestinais, náuseas e por vezes febres altas.Os sintomas podem ocorrer algumas horas após a ingestão da comida ou passados vários dias. Depende do agente que a causou. È ainda muito comum a infecção por salmonela e liste ria que provoca calafrios, dor de cabeça, febre, náuseas e vómitos.

Certas intoxicações podem trazer graves problema de saúde ou mesmo provocar a mote. È necessário tomarem-se precauções no que diz respeito à higiene e conservação dos alimentos, bem como ao seu manuseio quando se prepara. Os legumes devem ser sempre lavados em água corrente e as frutas bem lavadas. No que diz respeito ás carnes e peixes convêm redobrar os cuidados especialmente com a tábua de partir a carne que deve ser bem limpa. Quanto ao queijo e leite devem estar sempre dentro dos prazos de validade.

Os rótulos dos alimentos devem ser sempre verificados para evitar que estejam fora do prazo. Deve ter-se especial cuidado com o frigorífico, arcas, e objectos cortantes. No caso de se comer m restaurantes convêm verificar primeiro as condições de higiene destes bem como dos estabelecimentos onde se compram. Como a intoxicação alimentar é uma reacção aos alimentos provocada por bactérias ou toxinas è necessário saber detectar os seus sintomas e recorrer imediatamente ao hospital.

Deve repor-se os líquidos que se perdem devido à diarreia e febre. Os alimentos com gorduras devem ser excluídos. Deve tomar-se especial atenção a ostras e mariscos. Estes são os mais perigosos para provocarem intoxicação se não forem frescos ou as condições de higiene e exposição não forem as correctas. Deste modo no que diz respeito a mariscos os cuidados devem ser redobrados e escolher restaurantes creditados.

Mas o prevenir é mesmo o melhor remédio para evitar problemas de intoxicação seja em casa ou fora. E se não se respeitarem as regras de higiene alimentar, prazos e validades, cuidados com o descongelamento dos alimentos, qualquer pessoa está sujeita a contrair uma em especial as crianças e idosos devido á sua maior fragilidade. Para estes é necessária cautela especial com cafés e restaurantes. Para evitar o seu perigo o melhor é fazer uma dieta só com alimentos frescos e no caso de ela surgir uma canja de galinha e um banho morno ajuda a melhorar.



Teresa Maria Batista Gil

Título: Intoxicação alimentar

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

676 

Imagem por: toyfoto

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 18:07:44

    nas festas, é muito dificil controlar a sintoxicaões alimentares. há grande quantidade de comida, que pode misturar-se ficar contaminada. depois, temos tendência a deixar a comida exposta ao ar. a comida fria não deve estar fora do frio mais que uma hora e a comida quente mais que duas horas. muitas vezes dão-nos comida para colocar na festa, mas não sabemos porque processos essa comida já passou, como se foi bem refrigerada. esteja atenta.

    ¬ Responder

Comentários - Intoxicação alimentar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: toyfoto

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios