Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Intoxicação alimentar

Intoxicação alimentar

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é muito frequente em adultos, idosos e crianças e atinge pessoas de todos os estratos sociais. Ela é devida a várias causas em especial á falta de higiene dos alimentos e ao seu manuseio impróprio dentro de casa ou fora. A mais comum é a provocada por toxinas, vírus, bactérias e falta de cuidado ou prazos dos alimentos. Normalmente provoca vários sintomas tais como diarreia, vómitos, cólicas intestinais, náuseas e por vezes febres altas.Os sintomas podem ocorrer algumas horas após a ingestão da comida ou passados vários dias. Depende do agente que a causou. È ainda muito comum a infecção por salmonela e liste ria que provoca calafrios, dor de cabeça, febre, náuseas e vómitos.

Certas intoxicações podem trazer graves problema de saúde ou mesmo provocar a mote. È necessário tomarem-se precauções no que diz respeito à higiene e conservação dos alimentos, bem como ao seu manuseio quando se prepara. Os legumes devem ser sempre lavados em água corrente e as frutas bem lavadas. No que diz respeito ás carnes e peixes convêm redobrar os cuidados especialmente com a tábua de partir a carne que deve ser bem limpa. Quanto ao queijo e leite devem estar sempre dentro dos prazos de validade.

Os rótulos dos alimentos devem ser sempre verificados para evitar que estejam fora do prazo. Deve ter-se especial cuidado com o frigorífico, arcas, e objectos cortantes. No caso de se comer m restaurantes convêm verificar primeiro as condições de higiene destes bem como dos estabelecimentos onde se compram. Como a intoxicação alimentar é uma reacção aos alimentos provocada por bactérias ou toxinas è necessário saber detectar os seus sintomas e recorrer imediatamente ao hospital.

Deve repor-se os líquidos que se perdem devido à diarreia e febre. Os alimentos com gorduras devem ser excluídos. Deve tomar-se especial atenção a ostras e mariscos. Estes são os mais perigosos para provocarem intoxicação se não forem frescos ou as condições de higiene e exposição não forem as correctas. Deste modo no que diz respeito a mariscos os cuidados devem ser redobrados e escolher restaurantes creditados.

Mas o prevenir é mesmo o melhor remédio para evitar problemas de intoxicação seja em casa ou fora. E se não se respeitarem as regras de higiene alimentar, prazos e validades, cuidados com o descongelamento dos alimentos, qualquer pessoa está sujeita a contrair uma em especial as crianças e idosos devido á sua maior fragilidade. Para estes é necessária cautela especial com cafés e restaurantes. Para evitar o seu perigo o melhor é fazer uma dieta só com alimentos frescos e no caso de ela surgir uma canja de galinha e um banho morno ajuda a melhorar.



Teresa Maria Batista Gil

Título: Intoxicação alimentar

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

676 

Imagem por: toyfoto

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 18:07:44

    nas festas, é muito dificil controlar a sintoxicaões alimentares. há grande quantidade de comida, que pode misturar-se ficar contaminada. depois, temos tendência a deixar a comida exposta ao ar. a comida fria não deve estar fora do frio mais que uma hora e a comida quente mais que duas horas. muitas vezes dão-nos comida para colocar na festa, mas não sabemos porque processos essa comida já passou, como se foi bem refrigerada. esteja atenta.

    ¬ Responder

Comentários - Intoxicação alimentar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: toyfoto

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios