Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como reconhecer o cancro de pele?

Como reconhecer o cancro de pele?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 4
Como reconhecer o cancro de pele?

Há vários tipos de cancro dermatológico, de origem e grau de gravidade diferente, destaca-se como sendo o mais grave ou extremanmente grave o melanoma, que tem tendência para degenerar.

Os sinais são típicos da maior parte dos indivíduos e a grande maioria são completamente benignos,no entanto há alguns que têm risco de se transformar em cancro.

Os sinais ou nevos considerados suspeitos são os que apresentam uma forma em disco negro e que alastra, os que formam saliências sobre a pele ou são rodeados por uma auréola, a localização do sinal é importante porque há regiões do corpo que apresentam tendência para a degeneração, tais como a planta dos pés, os órgãos genitais,debaixo das unhas e no couro cabeludo.

Outra área de risco é por baixo da alsa do soutien, e na zona da cintura.
Nestes casos é aconselhável remover o sinal, através de uma cirurgia, com anestesia local.




Há outros que aparecem na cara, como uma pilosidade, constituída por pêlos rijos no nariz, bochecha, testa ou queixo. Esas lesões são irreversíveis e devem também ser extraídos.

Outro caso é o dos quistos sebácios que são formações redondas, sentidos ao tacto por debaixo da pele, estes podem não dar problmas, ficando em repouso, evoluir de repente, ou inflamar. Deste modo deve ser primeiro tratado e depois removido.

No que diz respeito á pele , considera-se que qualquer lesão ou ferida que não se trate com medicamentos ou espontãneamente, deve ser suspeita e sujeita a análise no dermatologista.

O sol tem uma função estimulante no desenvolvimento do cancro, devido às exposições, devem pois ser reduzidas ao máximimo para evitar as famosas crostas rugosas ou cancro.

Actualmente o cancro cutãneo está a evoluir cada vez mais devido ao excesso de exposições solares, em especial nalguns períodos do ano.
Outro problema frequente é o do lábio inferior ds fumadores que consomem o cigarro até ao fim, em cima do lábio. Isso é o bastante para iniciar um processo canceroso, com uma lesão esbranquicada que logo evolui para uma úlcera.

Para evitar este flagelo é importante saber reconhecer os sinais, sua localização e grau de gravidade.

As visitas ao dermatologista e cuidados especiais são suficientes para os evitar.

Esteja atento!



.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como reconhecer o cancro de pele?

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 4

622 

Comentários - Como reconhecer o cancro de pele?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios