Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Proteja os seus olhos!

Proteja os seus olhos!

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Proteja os seus olhos!

O sol é eesencial à vida. No entanto, devemos tomar alguns cuidados de modo a assegurar o nosso bem-estar e saúde dos olhos.

Toda a gente sabe que os olhos são órgãos muito frágeis. è, por isso necessário protegê-los dos efeitos nocivos da radiação solar, usando óculos de sol de boa qualidade, sempre que se ande ao ar livre.

Os efeitos do sol são cumulativos ao longo da nossa vida. Por isso devemos ter cuidado com as alterações climáticas e atmosfércas que estão a reduzir cada vez mais as camadas de azono.

O resultado desta redução é, com efeito, os riscos associados ao excesso de exposição solar, com a consequente radiação ultravioleta.

Os perigos das radiações UV são muitos e dependem de diversos fatores, como a intensidade, o tempo de exposição, os hábitos de vida, a idade, cor dos olhos, estado de saúde e a sensibilidade à luz, de cada um.

Quem não protege os olhos, corre riscos acrescidos, de vir a sofrer com eles. o mesmo se diz, em relação às lentes solares de má qualidade.

As lentes que não filtrem a radiação UV, diminuem o reflexo de contração das pupilas, permitindo a entrada de mais quantidade de radiação nociva aos olhos.

A exposição muito repetida ao sol, e sem proteção, também agrava os problemasoculares, entre os quais, as lesões oculares.

Estas podem ser agudas e imediatas, ou manifestar-se através de fotoconjuntivite, inflamação da córnea, lesões que desenvolvem o pterígeo e degenerescência macular ou carcinomas.

Algumas doenças dos olhos têm a ver com a idade e afetam a parte central da retina. Por isso deve prevenir-se, usando óculos de qualidade.

Os critérios de escolha das lentes solares devem apenas basear-se na qualidade das lentes, de modo a evitar a distorção de imagens.

Só depois de escolher umas lentes confortáveis e com adequada proteção das radiações ultravioleta, se deve atender à tendência da moda.

È evidente que a estética ou moda dos óculos é importante, maso principal é seguir cuidados especiais na escolha dos mesmos.

Os cuidados a seguir com os olhos são os seguintes:

-Usar óculos de sol de qualidade, em especial nos dias demaior índice de UV, e nos períodos do dia em que o sol é mais intenso, das 10 horas às dezasseis;

-Comprar os óculos numa ótica onse se possam dar conselhos especiais;

-As lentes devem filtrar as tradiações UVA e UVB em 100%;

- A coloração das lentes deve absorver a intensidade da luz visível em 60 a 80% e adaptar-se ao meio onde são usadas, no campo ou na cidade, na praia ou na montanha, desporto ou condução, evitando o desconforto dos olhos e reflexos excessivos.

As crianças devem igualmente usar óculos de sol, e chapéu ou boné, porque a sua exposição é muito superior à dos adultos. A radiação chega fácilmente à sua retina e pode causar danos, antes dos dez anos de idade.

O cuidado com os olhos e sua proteção eficaz, contribui para diminuír os problemas e lesões a que estão permanentemente expostos.

Mesmo os mais idosos devem seguir estas regras, para não agravarem os problemas relacionados com a idade e diminuição da visão.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Proteja os seus olhos!

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 14:38:09

    Os olhos são um órgão muito nobre e necessários para viver uma vida normal.Por isso devem ser muito bem tratados e protegidos com uns óculos de sol.Os raios solares são muito nocivos para os olhos, muito sensíveis à luz e radiações.Convêm protegê-los sempre de dia com uns óculos de boa qualidade e proteção.

    ¬ Responder

Comentários - Proteja os seus olhos!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios