Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Proteja os seus olhos!

Proteja os seus olhos!

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Proteja os seus olhos!

O sol é eesencial à vida. No entanto, devemos tomar alguns cuidados de modo a assegurar o nosso bem-estar e saúde dos olhos.

Toda a gente sabe que os olhos são órgãos muito frágeis. è, por isso necessário protegê-los dos efeitos nocivos da radiação solar, usando óculos de sol de boa qualidade, sempre que se ande ao ar livre.

Os efeitos do sol são cumulativos ao longo da nossa vida. Por isso devemos ter cuidado com as alterações climáticas e atmosfércas que estão a reduzir cada vez mais as camadas de azono.

O resultado desta redução é, com efeito, os riscos associados ao excesso de exposição solar, com a consequente radiação ultravioleta.

Os perigos das radiações UV são muitos e dependem de diversos fatores, como a intensidade, o tempo de exposição, os hábitos de vida, a idade, cor dos olhos, estado de saúde e a sensibilidade à luz, de cada um.

Quem não protege os olhos, corre riscos acrescidos, de vir a sofrer com eles. o mesmo se diz, em relação às lentes solares de má qualidade.

As lentes que não filtrem a radiação UV, diminuem o reflexo de contração das pupilas, permitindo a entrada de mais quantidade de radiação nociva aos olhos.

A exposição muito repetida ao sol, e sem proteção, também agrava os problemasoculares, entre os quais, as lesões oculares.

Estas podem ser agudas e imediatas, ou manifestar-se através de fotoconjuntivite, inflamação da córnea, lesões que desenvolvem o pterígeo e degenerescência macular ou carcinomas.

Algumas doenças dos olhos têm a ver com a idade e afetam a parte central da retina. Por isso deve prevenir-se, usando óculos de qualidade.

Os critérios de escolha das lentes solares devem apenas basear-se na qualidade das lentes, de modo a evitar a distorção de imagens.

Só depois de escolher umas lentes confortáveis e com adequada proteção das radiações ultravioleta, se deve atender à tendência da moda.

È evidente que a estética ou moda dos óculos é importante, maso principal é seguir cuidados especiais na escolha dos mesmos.

Os cuidados a seguir com os olhos são os seguintes:

-Usar óculos de sol de qualidade, em especial nos dias demaior índice de UV, e nos períodos do dia em que o sol é mais intenso, das 10 horas às dezasseis;

-Comprar os óculos numa ótica onse se possam dar conselhos especiais;

-As lentes devem filtrar as tradiações UVA e UVB em 100%;

- A coloração das lentes deve absorver a intensidade da luz visível em 60 a 80% e adaptar-se ao meio onde são usadas, no campo ou na cidade, na praia ou na montanha, desporto ou condução, evitando o desconforto dos olhos e reflexos excessivos.

As crianças devem igualmente usar óculos de sol, e chapéu ou boné, porque a sua exposição é muito superior à dos adultos. A radiação chega fácilmente à sua retina e pode causar danos, antes dos dez anos de idade.

O cuidado com os olhos e sua proteção eficaz, contribui para diminuír os problemas e lesões a que estão permanentemente expostos.

Mesmo os mais idosos devem seguir estas regras, para não agravarem os problemas relacionados com a idade e diminuição da visão.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Proteja os seus olhos!

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 14:38:09

    Os olhos são um órgão muito nobre e necessários para viver uma vida normal.Por isso devem ser muito bem tratados e protegidos com uns óculos de sol.Os raios solares são muito nocivos para os olhos, muito sensíveis à luz e radiações.Convêm protegê-los sempre de dia com uns óculos de boa qualidade e proteção.

    ¬ Responder

Comentários - Proteja os seus olhos!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios