Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Proteja os seus olhos!

Proteja os seus olhos!

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Proteja os seus olhos!

O sol é eesencial à vida. No entanto, devemos tomar alguns cuidados de modo a assegurar o nosso bem-estar e saúde dos olhos.

Toda a gente sabe que os olhos são órgãos muito frágeis. è, por isso necessário protegê-los dos efeitos nocivos da radiação solar, usando óculos de sol de boa qualidade, sempre que se ande ao ar livre.

Os efeitos do sol são cumulativos ao longo da nossa vida. Por isso devemos ter cuidado com as alterações climáticas e atmosfércas que estão a reduzir cada vez mais as camadas de azono.

O resultado desta redução é, com efeito, os riscos associados ao excesso de exposição solar, com a consequente radiação ultravioleta.

Os perigos das radiações UV são muitos e dependem de diversos fatores, como a intensidade, o tempo de exposição, os hábitos de vida, a idade, cor dos olhos, estado de saúde e a sensibilidade à luz, de cada um.

Quem não protege os olhos, corre riscos acrescidos, de vir a sofrer com eles. o mesmo se diz, em relação às lentes solares de má qualidade.

As lentes que não filtrem a radiação UV, diminuem o reflexo de contração das pupilas, permitindo a entrada de mais quantidade de radiação nociva aos olhos.

A exposição muito repetida ao sol, e sem proteção, também agrava os problemasoculares, entre os quais, as lesões oculares.

Estas podem ser agudas e imediatas, ou manifestar-se através de fotoconjuntivite, inflamação da córnea, lesões que desenvolvem o pterígeo e degenerescência macular ou carcinomas.

Algumas doenças dos olhos têm a ver com a idade e afetam a parte central da retina. Por isso deve prevenir-se, usando óculos de qualidade.

Os critérios de escolha das lentes solares devem apenas basear-se na qualidade das lentes, de modo a evitar a distorção de imagens.

Só depois de escolher umas lentes confortáveis e com adequada proteção das radiações ultravioleta, se deve atender à tendência da moda.

È evidente que a estética ou moda dos óculos é importante, maso principal é seguir cuidados especiais na escolha dos mesmos.

Os cuidados a seguir com os olhos são os seguintes:

-Usar óculos de sol de qualidade, em especial nos dias demaior índice de UV, e nos períodos do dia em que o sol é mais intenso, das 10 horas às dezasseis;

-Comprar os óculos numa ótica onse se possam dar conselhos especiais;

-As lentes devem filtrar as tradiações UVA e UVB em 100%;

- A coloração das lentes deve absorver a intensidade da luz visível em 60 a 80% e adaptar-se ao meio onde são usadas, no campo ou na cidade, na praia ou na montanha, desporto ou condução, evitando o desconforto dos olhos e reflexos excessivos.

As crianças devem igualmente usar óculos de sol, e chapéu ou boné, porque a sua exposição é muito superior à dos adultos. A radiação chega fácilmente à sua retina e pode causar danos, antes dos dez anos de idade.

O cuidado com os olhos e sua proteção eficaz, contribui para diminuír os problemas e lesões a que estão permanentemente expostos.

Mesmo os mais idosos devem seguir estas regras, para não agravarem os problemas relacionados com a idade e diminuição da visão.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Proteja os seus olhos!

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 14:38:09

    Os olhos são um órgão muito nobre e necessários para viver uma vida normal.Por isso devem ser muito bem tratados e protegidos com uns óculos de sol.Os raios solares são muito nocivos para os olhos, muito sensíveis à luz e radiações.Convêm protegê-los sempre de dia com uns óculos de boa qualidade e proteção.

    ¬ Responder

Comentários - Proteja os seus olhos!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios