Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Tireoide – Como funciona?

Tireoide – Como funciona?

Categoria: Saúde
Tireoide – Como funciona?

A tireoide pesa, aproximadamente, 30 gramas e as funções que ela exerce são fundamentais para o corpo humano. Ela fica na área frente à laringe e obedece aos comandos do cérebro para produzir os hormônios T3 e T4, que são importantes para ajudar a regular a velocidade com que o organismo trabalha.

Quando essa velocidade reduz ou aumenta demais, alguns sintomas como: cansaço, indisposição, estresse, mudanças no peso e outros, podem ser sinais claros que a tireoide precisa de uma atenção redobrada. Alguns cuidados médicos serão necessários para que ela volte a funcionar normalmente e, se o problema for diagnosticado, o médico informará se o problema é hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Então, saiba qual é a diferença entre esses dois casos.

Hipotireoidismo – Este tipo de diagnostico pode ter causas hereditárias. Quando a pessoa tem hipotireoidismo, o organismo produz anticorpos que atacam a tireoide, que se inflama e deixa de fazer suas funções. Dentre seus possíveis sintomas, se destacam: cansaço, sensibilidade ao frio, pele muito ressecada, ganho de peso e menstruação desregulada, mas eles podem variar de pessoa para pessoa.

Para trata-lo, normalmente se utiliza medicamentos para fazer a reposição
hormonal. Mas, somente um médico especialista poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento que o paciente deverá seguir. Caso o hipotireoidismo não seja tratado adequadamente, o paciente poderá sofrer com problemas cardíacos, gastrointestinais e outros.

Hipertireoidismo – Já neste caso ocorre o excesso de produção de hormônios. Isso acontece devido à presença de um anticorpo no sangue que causa a aceleração. Os sintomas mais comuns de hipertireoidismo são: ansiedade, insônia, nervosismo, tremores e perda de peso.

O tratamento do hipertireoidismo também é feito a base de medicamentos e o uso adequado de iodo, mineral utilizado pela tireoide para produção dos hormônios. Da mesma forma que em outros tipos de tratamentos, somente o médico poderá indicar como deverá ser feito o consumo do iodo. Além disso, em alguns casos, o médico também poderá recomendar uma cirurgia para que o tratamento seja mais eficaz.

Como é feito o diagnóstico? É aconselhável que todas as pessoas realizem exames preventivos, ao menos, duas vezes por ano. E, para analisar a tireoide, o médico poderá solicitar três tipos de exames: coleta de sangue, cintilografia e ultrassom.


Rua Direita

Título: Tireoide – Como funciona?

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

639 

Comentários - Tireoide – Como funciona?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios