Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Sonambulismo Infantil

Sonambulismo Infantil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Sonambulismo Infantil

Durante muitos anos existiram histórias e muita conversa relativamente ao sonambulismo. Depois de estudos e de gente cientificamente curiosa quanto ao sonambulismo, caíram por terra todas as crenças e rezas de gentes antigas para que tal “doença” passasse.
A palavra sonambulismo é a união de 2 palavras do latim – somnus (sono) e ambule (andar) e a explicação ciêntifica é ainda contraditória.

Temos cinco ou seis fases de sono (varia de em cada um de nós), sendo a fase 1 a mais leve até à fase mais elevada. Por volta da fase 4 entramos em sono mais profundo. É exatamente durante a fase 3 e 4 que ocorrem os episódios de sonambulismo.

Durante o sono, as ondas cerebrais diminuem até que encontram um estado de descanso absoluto. A atividade motora é muito baixa, tal como a da memória e da consciência. No entanto, durante um episódio de sonambulismo, as ondas cerebrais são mais ativas e irregulares. Como existe uma atividade motora ativa durante o sono, este distúrbio traduz-se em agitação e nos “passeios” frequentes de um sonâmbulo. Na manhã seguinte não conseguem lembrar-se das ocorrências que podem acontecer 3 horas após o inicio do sono e decorrer até 30 minutos.

Acontece com frequência em crianças, mas acaba por desaparecer na fase da adolescência. As suas causas podem genéticas ou psicológicas e não devem ser considerados como situações graves. Raramente acontece que as crianças entrem em pânico ou fiquem extremamente nervosas. Também é um mito que acordar um sonâmbulo pode ser fatal, mas nunca é bom acordá-lo pois o susto é sempre certo.

As ocorrências são idênticas em todas as crianças. Sentar-se na cama, levantar-se e caminhar, comer, e abrir portas ou janelas (aqui sim, residem os problemas graves).
É normal que a criança mantenha os olhos abertos e fale ou sussurre. Os episódios de sonambulismo tem tendência a passar com o passar do tempo e antes da adolescência e não são preocupantes. No entanto, se o distúrbio se manter ou se for muito frequente, o melhor será consultar um médico.

Procure criar hábitos de sono. Deitar a criança sempre à mesma hora e evitar a excitação antes de ir deitar são alguns truques que pode utilizar.
Durante os episódios de sonambulismo não tente acordar o seu filho. Isso poderá deixá-lo nervoso e a situação pode ser evitada. Leve-o novamente para a cama e tente tranquiliza-lo de forma a que se deixe ficar deitado e tranquilo.

Cuidado com mobiliários que o possam magoar e especial atenção para portas e janelas. Aqui sim, reside o maior de todos os problemas.


Carla Horta

Título: Sonambulismo Infantil

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

621 

Comentários - Sonambulismo Infantil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios