Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A tiróide e o coração

A tiróide e o coração

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
A tiróide e o coração

Existe uma forte ligação entre a tiróide e o coração, o que significa que se houver deficiência da tíróide, também há no coração.

Na realidade são as hormonas tiroideias que regulam a rapidez dos batimentos cardíacos, a pulsação, a circulação sangúinea, as contrações cardíacas e o consumo de oxigénio.
Quando há um excesso ou um défice de hormonas tiródeias, o coração reage imediatamente.
Isto significa que se deve cuidar da tiróide, fazendo exames regulares, para averiguar o seu funcionamento.

Há muita gente que desconhece a relação da tiróide com o coração, do impacto que tem neste, casa não esteja a funcionar corretamente.

Em virtude da sua correlação, o coração acelera ou abranda, conforme o seu défice ou ou excesso.

Sem o tratamento adequado, as perturbações da tiróide agravam a condição cardíaca existente ou causam o desenvolvimento de outros problemas. É por isso que ouvimos dizer a expressão," quando a tiróide fala, o coração escuta".

Quando se verifica hipertiroidismo, a tiróide não produz hormonas suficientes, o que faz desacelerar o metabolismo, levando o coração a bater de uma forma mais irregular.

Por outro lado, as pessoas que sofrem de hipertiroidismo, desenvolvem arritmias e pressão elevada, o que pode levar a um maior risco de ataque cardíaco, e AVC. Se a tiróide for deficiente tam agrava outras patologias do coração.

Estas podem ser taquicardia, aumento da frequ^encia cardíaca, palpitações e aumento da pressão arterial.

Nos idosos , o mau funcionamento da tiróide, é mais complicado, tanto para o coração, como agrava ou desenvolve a arteriosclerose.

O mau funcionamento da tiróide é muito mais comum do que se pensa, sofrendo atualmente dela muita gente.

Segundo estatísticas, as doenças da tiróide, afetam atualmente mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e nalguns países mais do que outros.

Apesar de tudo, a doença da tiróide ainda é pouco valorizada pela maioria da população.
Muitos, inclusive desconhecem-na e nem realizam as análises.

Sem o tratamento adequado, as perturbações da tiróide, agravam as funções cardíacas e causam inúmeros problemas, ou desenvolvem outros.

Devia dar-se mais importância à sua prevençao e cura, a fim de evitar ou reduzir problemas cardíacos.

Os idosos, especialmente, deviam fazer análises, mais vezes para detetar a sua relação com outras patologias.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A tiróide e o coração

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

651 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAlexandra

    10-08-2012 às 16:15:27

    Obrigada pela excelente informação. Presumo que, quando escreve "Quando se verifica hipertiroidismo", se refere ao hipotiroidismo. Estou correcta? Obrigada.

    ¬ Responder

Comentários - A tiróide e o coração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios