Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > As chamadas “manchas da pele”

As chamadas “manchas da pele”

Categoria: Saúde
Comentários: 1
As chamadas “manchas da pele”

As manchas da pele são um problema quase exclusivamente feminino e têm um fundo genético, quer isto dizer que existem algumas pessoas que têm uma maior tendência para padecer deste problema.

No meio médico e científico, as manchas são chamadas de melasma, porque têm origem na deposição excessiva, permanente e irregular de melanina na pele da pessoa. Sob o ponto de vista estético, os casos mais problemáticos acontecem quando essa deposição ocorre no rosto, originando manchas no rosto da pessoa.

A melanina é a substância responsável pela cor da pele, e é produzida pelos melanócitos, que são células que se encontram junto ao folículo piloso, na camada mais profunda da epiderme.

A principal função da melanina é proteger a pele dos raios solares, sendo que quanto mais melanina existe mais escura é a pele. Nos casos em que há uma maior exposição ao sol, a pele (no sentido de se proteger) produz mais melanina, e é por essa razão que as pessoas ficam bronzeadas. Por esta mesma razão os nórdicos (que têm menor exposição solar) apresentam uma pele mais clara.

Não existe cura para o melasma e este pode ocorrer em qualquer tipo de pele. Além disso, o melasma tem tendência a alastrar e a piorar com o tempo.

Apesar de não haver cura, o melasma pode ser controlado, nomeadamente através de tratamentos que actuam ao nível do processo de formação da melanina. Este tipo de tratamentos apenas pode ser aconselhado e executado por médicos experientes e profundos conhecedores deste tipo de situações.

Apesar de o melasma ter um fundo genético existem também outros factores que contribuem para o seu aparecimento, tais como: radiação ultravioleta (tanto natural como artificial), a poluição, os cosméticos de baixa qualidade, o tabaco, a acne, as depilações mal feitas e os traumatismos. Todos estes factores são considerados factores externos, sendo que existem ainda alguns factores internos, nomeadamente os contraceptivos (como a pílula), as doenças endócrinas, o envelhecimento, a gravidez, a amamentação e a flutuação hormonal mensal (normal das próprias mulheres).



Carlos Vieira

Título: As chamadas “manchas da pele”

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 0

779 

Imagem por: titlap

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Raquel HelenaRaquel Helena

    22-02-2012 às 15:54:46

    Olá! Sou morena e tenho uma mancha de nascença café-com-leite na testa. É uma despigmentação na pele que atinge também meu olho direito (que é verde) e os cabelos (que onde a mancha passa nascem loiros). Gostaria de saber qual a probabilidade de meu filho ter a mesma mancha, já que meu marido é branco. Obrigada!

    ¬ Responder

Comentários - As chamadas “manchas da pele”

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: titlap

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios