Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > O tempo das catedrais

O tempo das catedrais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 24
Comentários: 2
O tempo das catedrais

Quando o clima de medo e insegurança foi ultrapassado e as cidades renaceram, a arte ganhou novas formas, desenvolvendo-se o estilo, marcadamente urbano, chamado Gótico.
Com efeito, a arte gótica surgiu em França, na região de Paris, entre ods séculos XII e XIII.

Os reis, nobres e burgueses empenharam-se muito na construção de catedrais, havendo grandes rivalidades entre as cidades, em virtude de cada uma querer construír a sua catedral, e mais alta, para estar mais perto do céu.

Destacam-se como principais características da arquitetura gótica, a impressão de verticalidade das construções, que atingem grandes alturas, a utilização de arcos quebrados nos portais, o uso da abóbada de ogiva e de cruzamento que distribuui o peso por colunas, arcobotantes e contrafortes, grandes janelões e rosáceas, com vitrais que permitem iluminar melhor o interior, a utilização de colunas mais finas, tornando os interiores mais amplos.




O estilo gótico produziu grandiosas catedrais, mas também edifícios civis tais como belíssimos castelos por toda a Europa.
A escultura gótica e românica, tinha uma função educativa, sendo aplicada na decoração dos seus edifícios e túmulos.rMas, contudo, tornou-se mais realista, pois representava motivos vegetais e figuras religiosas.

Na pintura, desenvolveram-se manuscritos e vitrais, que eram como livros de histórias abertos nas janelas das igrejas, palácios e catedrais.

Este é um período auge também para a ourivesaria, que conheceu um grande apogeu.
Sem dúvida, que toda esta arte é de um grande requinte e beleza, aliada aos tons dourados, ogivas, ouro e fachadas grandiosas.

Esta arte apareceu primeiro na França mas estendeu-se por toda a Europa, deixando marcas de grande beleza.

Por exemplo em Portugal, as construções caracteristicas foram: a Sé de èvora, A igreja do Mosteiro de alcobaça, o Mosteiro da Batalha, a igreja da Graça, em Santarém, a igreja de S.Francisco, no Porto, e a Sé da Guarda.

O mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha, é considerado uma obra prima do gótico, sendo um monumento notável na Europa do seu tempo.

Há ainda em Portugal, bons exemplos de esculturas, sobretudo os túmulos de D.Pedro e D.Inês, no osteiro de Alcobaça.

Há ainda construções civis e militares representados nalguns castelos e palácios recontruídos neste tempo.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O tempo das catedrais

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 24

768 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 03:17:05

    Não se constrói mais catedrais, infelizmente. Os tempos mudaram, as preferências são outras. Mas, mesmo que tenha se passado várias gerações, ainda me encanto com as lindas catedrais que há no mundo. Que beleza de texto, parabéns!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 10:00:01

    As Igrejas e Catedrais são símbolos religiosos que denotam a grande religiosidade, grandeza e sumptuosidade de uma época.Desde a Idade média que vêm sendo construídas e obedecendo a uma arte cada vez mais rica e grandiosa.Todas as cidades têm a suas igrejas e catedrais e são alvo de muitos visitantes.

    ¬ Responder

Comentários - O tempo das catedrais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios