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História da Arte – Da Renascença ao Realismo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
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Comentários: 3
História da Arte – Da Renascença ao Realismo

Renascença / Alta Renascença

A idade de Michelangelo (Buonarroti) e Leonardo da Vinci começou na Itália e espalhou-se por toda a Europa de 1300 a 1600. Renascença, que literalmente significa renascimento ou renovação, é a personificação do ressurgimento do interesse do homem no saber clássico, no mundo em torno dele próprio e no seu poder como indivíduo. Diz-se que o renascimento foi “alimentado” pelo crescimento económico, a abertura a outras culturas e o status quo político.

As inovações na pintura incluem a descrição da paisagem, a introdução de perspectivas lineares e aéreas e composições detalhadas. Apesar de Michelangelo e Da Vinci serem os dois pintores mais frequentemente referenciados nas discussões sobre o período, foi Masaccio (através das suas obras) quem “plantou as primeiras sementes”. Além disso, os nomes de da Vinci e Michelangelo chegaram à fama após a segunda onda de mestres do Renascimento, que incluiu Antonio del Pollaiuolo e Andrea del Verrocchio. Esse período é conhecido como Alta Renascença.

Maneirismo

O Maneirismo é na realidade um estilo renascentista da pintura e da arquitetura. Tornou-se popular entre 1520-1580 e, teve igualmente origem em Itália. Os seus principais proponentes eram artistas florentinos como Rosso e Jacopo da Pontormo, e mais tarde, o pintor espanhol El Greco. O movimento foi sintetizado pelo alongamento das figuras e/ou objetos, a distorção dos elementos artísticos como proporção e espaço, o drama emocional e o desequilíbrio global. Essa artificialidade é considerada uma sofisticação intelectual em oposição à abordagem naturalista do seu antecessor e à qualidade harmoniosa global.
O maneirismo é um termo baseado na palavra em italiano de forma ou estilo - maneria. Os mestres maneiristas dizem ter sido fortemente influenciados pela arte de Michelangelo para os Médici e capela Sistina.

Barroco

O grande realismo tornou-se novamente popular com o advento do movimento barroco. De 1550 a 1750, os artistas barrocos exibiram o fascínio pela forma visual e o contraste dramático entre claro e escuro ou claro-escuro. Eles também adicionaram elementos que apresentaram dinamismo, movimento e energia, especialmente ao retratarem temas populares como martírios e cenas de êxtase. Rejeitando os ideais maneiristas, os artistas deste movimento retomaram as obsessões da Renascença pela unidade e equilíbrio - mas desta vez, com uma emoção mais intensa e com maior realismo.

Rococó

Entrando na vanguarda do mundo da arte de 1715 a 1780, a preocupação do movimento Rococó com a ornamentação frívola e a leveza delicada é amplamente associada com o reinado de Louis XV, em França, o local de nascimento do movimento. Este estilo decorre das artes decorativas e do design de interiores normalmente exibido em igrejas. As pinturas dos mestres Rococó exibem ornamentação, através do uso de cores delicadas e padrões curvos. Eles conseguiram estes efeitos decorando as suas telas com figuras míticas e/ou criaturas celestes. Infelizmente, o movimento desapareceu total e abruptamente depois de 1789, ano do fim da Revolução Francesa.

Neoclassicismo

Fortemente influenciado pelas antiguidades gregas e romanas, particularmente por vasos gregos recém-escavados que mostravam figuras planas e recortadas, os pintores do movimento neoclássico puseram de lado a ornamentação excessiva e a frivolidade do Rococó típico, e em vez disso, pintaram quadros com composições simples como figuras em estado de calma e poses estáticas. Isto aconteceu principalmente devido à sua busca pelo solene, e às vezes pela moralização, o tom, a lógica de composição e a clareza.

O movimento espalhou-se pela Europa e pela América do Norte com o francês Jacques-Louis David e Benjamin American West “conduzindo a carga”. Este período iniciou-se em 1750 tendo terminado por volta de 1880.

Romantismo

Com o início das guerras napoleónicas, os pintores românticos começaram a encontrar a sua musa nos assuntos do mundo que os rodeia. De 1800 a 1880, o movimento romântico virou costas ao estilo “formal” dos seus antecessores mais imediatos e os mestres passaram a pintar acontecimentos contemporâneos com mais cor e mais drama. O drama foi evocado através do uso de cores complementares que induziam vivacidade e mais vida. Esta justaposição foi reforçada por muito tempo através de pinceladas longas e poderosas. Além disso, os temas também mudaram do heroico para cenas de sofrimento e, às vezes até mesmo de violência.

Realismo

O Realismo foi abraçado pelos pintores cujo objetivo foi o de descrever o que era "feio", em oposição à natureza altamente subjeciva do romantismo e do “focus” dos românticos no que era "bonito". Além disso, o realismo tende a ser definido como uma resposta às questões sociais, acumulando assim outro nome - o realismo social. Embora tecnicamente o realismo não seja definido por técnicas inovadoras, a maioria das pinturas mais realistas poderia ser descrita como simples e contida. Este movimento começou em 1830 e terminou por volta de 1850.


Carlos Vieira

Título: História da Arte – Da Renascença ao Realismo

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

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Comentários     ( 3 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãofmc

    09-11-2012 às 18:25:41

    muito obrigado

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 21:13:21

    o Maneirismo é quase como um movimento de transicção do Renascimento para o Barroco. este último é um moimento fantástico, onde se destaca o reinado de D. João V (Convento de Mafra e Biblioteca Joanina). o Romantismo, embora tenha um ar pesado e triste do ponto de vista dos românticas, deixou obras magnificas, como o palácio da Pena em Sintra. parabéns pelo seu texto. breves definições muito bem explicadas. uma escrita muito interessante e apelativa.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 21:02:43

    o Renascimento foi proporcionado por uma nova mentalidade virada para o lucro.é uma arte muito estimada do gosto de muitos. muita gente não gosta de arte contemporânea, muito vanguardista, que por vezes não faz sentido.a arte que retrata elementos tanto católicos como profanos agrada a gregos e a troianos. o Renascimentos faz parte dos gostos do público. nomes como Ghiberti (as portas do baptistério) e Brunelleschi (hospital dos inocentes) faz parte do imaginário de todos.

    ¬ Responder

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Fine and Mellow

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Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

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Sayonara Melo

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Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

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