Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A Arte Renacentista

A Arte Renacentista

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Comentários: 2
A Arte Renacentista

A arte renacentista teve a sua inspiração na arte greco-romana, clássica.

trata-se, na verdade, de um movimento de renovação artística e cultural, iniciada mais concretamente por Brunelleschi, que tinha regressado às formas simples e lineares da arquitetura romana.

Esta arte passou então a usar o arco de volta perfeita, e vez do ogival, típico do estilo gótico.

As suas características, incluem as colunas encimadas por capitéis clássicos, abóbadas de berço, frontões, cúpulas e decoração que assenta em figuras mitológicas e elementos da natureza.

Subjacente à arte está também uma nova cultura e mentalidade.

De fato, as cidades da Itália estavam cada vez mais prósperas e ricas, desejando moradias mais ricas, assim como o uso de tapeçarias, quadros e retratos.

O centro da arte e cultura era o Homem e tudo o que a ele estava ligado.

Os artistas disputavam entre si as encomendas de grandes obras públicas, dando origem a belas obras de arte, nomeadamente ao nível da arquitetura, escultura ou pintura.

As obras foram inspiradas na cultura clássica da Grécia e Roma, dando origem a um movimento cultural e artistico muito profundo.

A arte da renacença, opêm-se, assim, ao gótico, aliado à racionalidade, exist~encia de proporções rigorosas em todas as partes do edifício, de forma a conseguir-se o equilíbrio e harmonia, assim como a distribuição simétrica dos volumes.

Na pintura, emita o naturalismo e as figuras centrais são religiosas, com predominio das mitologias, paisagens e nus.

Os retratos exprimem os sentimentos, de alegria, tristeza ou sofrimento.

No domínio das técnicas houve um grande progresso, onde se destaca o óleo e tintas misturadas, para dar brilho,e a tela.

A racionalidade passa a estar presente na distribuição das figuras e no volume das composições, que obedecem a esquemas geométricos.

Além disso, transmitem a ideia de distância, profundidade, e prespetiva.

Na escultura são representados os nus, bastante reais e de grande perfeição.

Esta é uma arte de grande realismo, parecendo uma fotografia bastante perfeita.

Há nomes que se tornaram célebres, como o de Donatelo, Verrochio, Ghiberti e Miguel Ângelo.
Ficou muito célebre, nesta arte, o batismo de Cristo e a Pietá, de Miguel Ângelo.

Esta época, foi sem dúvida, um marco na História, por passar por grandes transformações a todos os níveis, desde a cultura, a arte ou a mentalidade.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Arte Renacentista

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

638 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 20:17:15

    a acompanhar o nascimento do Renascimento, vemos o aparecimento de uma nova mentalidade. o artista ganha um outro estatuto do que de simples artificie. com os grandes mecenas da arte, uma forma de prestígio, a arte desenvolveu bastante. passamos da era medieval, onde as iluminuras e a arquitectura austera dominava. gostei do seu texto, embora esteja um pouco disperso. as ideias tem muito perto daquilo que conhecemos.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 20:14:15

    eu adoro o Renascimento. quem não gosta? é um pintura linda, acessível a todos, até mesmo quem não percebe de arte. Brunelleschi foi um escultor brilhante de Florença, que fez inúmeras obras arquitectónicas muito importantes para a história da arte. na arquitectura, é daqueles que se destaca, sem dúvida. na escultura não podemos fugir aos nomes de Donatelo e Ghiberti. e na pintura, Sandro Botticelli e incontornavelmente Leonardo da Vinci.

    ¬ Responder

Comentários - A Arte Renacentista

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios