Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Código de Hammurabi

Código de Hammurabi

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Código de Hammurabi

Hammurabi começou lentamente e conseguiu manter-se devido à sua persistência e grande habilidade política. Soube tirar partido dos pactos e alianças com os grandes reis: Rinsin de Larsa, Samsiadad de Assur e Zimrilim de Mari.

Tinha como objetivo de implementar o direito e a ordem no país. Lentamente foi construindo por meio de vitórias e conquistas o seu vasto império. Após a morte de Samsiadad, Assur assegurou a Hammurabi mais liberdade de ação. No 33º do seu reinado toma Zimrilim. Dois anos mais tarde, Hammurabi destrui a cidade de Mari. Uniu a Mesopotâmia desde do Golfo Pérsico até ao Deserto da síria.

Hammurabi foi também um excelente administrador púbico. Organizou trabalhos para regular o curso rio Eufrates e construir canais de irrigação, o que deu origem ao aumento da produção agrícola. Preocupa-se a reconstruir as cidades conquistadas. Adorna ricamente os seus templos com tronos para os seus deuses, estátuas e preciosos emblemas.

Empreendeu uma grande reforma jurídica - Código de Hammurabi. O seu texto encontra-se conservado numa estela de diorito negro com 2,25 metros de altura. Atualmente, a estela encontra-se no Museu do Louvre, em Paris. Tem 282 artigos sobre: ofensas e crimes, propriedades, comércio, casamento, heranças, heranças dos sacerdotes, adoção e educação, direito e responsabilidade dos profissionais, trabalhos e prejuízos agrícolas, alugueres e salários, escravos, entre outros. Dirigiu-se contra os abusos o seu tempo.

O Código de Hammurabi tem uma estrutura literária tripartida: Prólogo, Corpo Legal e Epílogo. No Prólogo, Hammurabi apresenta-se como soberano chamado pelos grandes deuses para fazer justiça no seu país. O Corpo Legal constituía-se 282 artigos. O Epilogo acentua o alcance da sua obra.

Na sociedade Babilónia, o templo do deus principal da cidade era o centro da administração. Recebia todo o produto dos campos e do comércio para, de seguida, entregar aos habitantes. O Lugal (o rei) considerava-se um escolhido pela divindade para governar o país. Com o passar do tempo, o Palácio foi-se tornando o centro administrativo.

A sociedade babilónica estava dividida em três classes: awilum (os funcionários, os escribas, os sacerdotes, os comerciantes, os camponeses), mushkenum (grande parte da população) e wardum (escravos).


Daniela Vicente

Título: Código de Hammurabi

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

656 

Comentários - Código de Hammurabi

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios