Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > A Importância da Compostagem

A Importância da Compostagem

Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 222
Comentários: 4
A Importância da Compostagem

Diariamente desperdiçamos quantidades enormes de resíduos domésticos que podiam fornecer uma vida sã às plantas, legumes e frutas do nosso quintal e jardim.

Lavoisier dizia que na natureza nada se perde, tudo se transforma. A compostagem reforça esta ideia, reaproveitando os desperdícios vegetais do jardim e o lixo doméstico, em prol de um solo repleto de substâncias nutritivas.

Optando pela compostagem caseira, as pessoas estarão a reduzir a produção de resíduos em 300Kg/ano por compostor, e ainda a contribuir de forma relevante para a redução de resíduos enviados para o aterro, e consequente emissão de gases com o efeito de estufa.

Com a mudança de estilo de vida através da compostagem, ganha o ambiente em geral e o quintal em particular. Pois os alimentos deixam de estar contaminados com adubos químicos que são substituidos por adubo natural de alta qualidade, muito benéfico para o quintal, vasos e jardim, melhorando a estrutura do solo e a resistência das plantas a doenças e pragas.

Argumentos para a compostagem:

- utilizar a compostagem é melhorar a sustentabilidade ambiental e melhorar a fertilidade do solo
- o composto retém a água do solo
- a composição do composto orgânico contém fungicidas naturais que ajudam na eliminação de organismos malignos que provocam doenças do solo e plantas
- o composto vai melhorar substancialmente a estrutura do solo, atuando como adubo.

A compostagem benefícia o solo porque o composto tem nutrientes como o azoto, fósforo e potássio, essenciais para o desenvolvimento saudável das plantas.
Utilizando o composto nas plantas, os nutrientes vão sendo libertados à medida que forem surgindo as necessidades. É na altura de calor, quando as plantas se desenvolvem com maior rapidez, que os microorganismos trabalham mais depressa, libertando mais alimento para as plantas.

O que se pode colocar no compostor:

No jardim encontrará bons ingredientes para composto como: folhas, relva, caules, flores, ramos, palha, feno, aparas de madeira, etc.
Dos restos de comida pode aproveitar legumes, frutas, cascas de ovo, pão, massas, sacos de chá, sacos de café, etc.
Também o papel, cartão, madeira e cinzas, são elementos úteis para equilibrar os níveis de humidade e fornecer determinados nutrientes.

Não se aconselha a colocação de gorduras, laticínios, carne, peixe e mariscos, pois estes elementos demonstram dificuldades de decomposição.

Resumindo:

Devolver à terra é tão vital como retirar dela. E já retirámos demais durante demasiado tempo


Cristina Sousa

Título: A Importância da Compostagem

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 222

777 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • olimar martins godoy

    16-10-2014 às 03:44:27

    quero saber como criar as minhocas sem que venham morrer

    ¬ Responder
  • Luene ZarcoLuene

    13-10-2014 às 03:36:32

    Realmente, a compostagem é muito importante sob vários aspectos que contribuem para a conservação do meio ambiente. É fundamental valorizarmos isso.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:39:55

    Não conhecia sobre a importância da compostagem, foi-me muito útil essas informações acima. A Rua Direita agradece muito.

    ¬ Responder
  • BIANCA

    10-06-2013 às 11:27:23

    NAO ENCONTREI NADA QUE EU QUERIA

    ¬ Responder

Comentários - A Importância da Compostagem

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios