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Tenha um escritório prático

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Tenha um escritório prático

Nos tempos que correm, em que a casa acaba, muitas vezes, por constituir o prolongamento do local de trabalho, porque há sempre relatórios inacabados, propostas que precisam de uma olhadela atenta e de um estudo mais aprofundado, testes de alunos para corrigir, conferências para preparar, planos para elaborar, …, grande parte dos lares possuem já uma divisão destinada à labuta no domicílio: o escritório. Alguns talvez tivessem começado a existir para receber o computador e os seus acessórios, mas rapidamente papéis, contas e livros lhe foram fazer companhia, até porque, normalmente, não se sabe onde colocá-los. O escritório corresponde, basicamente, a um quarto de arrumação, pelo que será útil aproveitar todos os recantos elevados para instalar prateleiras ou armários.

Trata-se de um compartimento dotado de importância crescente, dado que a carreira profissional e a formação contínua “perseguem” um cada vez maior número de cidadãos. Paralelamente, trabalhar a partir de casa, em regime de ful- time, part-time ou freelancer, afigura-se uma opção tomada por muitos como meio de subsistência ou mero complemento dos rendimentos mensais.

Os principais elementos de qualquer escritório são, sem dúvida, a mesa, que “incarna” o posto de trabalho onde se passarão horas a fio, e a cadeira, tão ou mais importante do que a secretária. Na verdade, estar desconfortavelmente sentado a padecer de dores atrozes na coluna não favorece em nada a disposição nem a fecundidade do serviço que se pretende levar a cabo. Neste caso, não vale a pena andar à procura do mais barato, pois, com toda a certeza, acabará por sair mais caro!
Existem cadeiras para todos os gostos e necessidades: simples em madeira ou plástico, forradas com tecido, de camurça ou de pele, rotativas ou não, com ou sem rodas.
Contudo, as rodas propiciam movimentos mais fáceis e rápidos entre as extremidades da mesa e, inclusive, dentro do escritório. Seja qual for o tipo escolhido, convém que as respectivas costas apresentem um ligeiro contorno que acompanhe a curvatura da coluna vertebral, e um assento almofadado para não se ficar com o traseiro quadrado! O repouso de braços é assaz útil, sobretudo quando se despende muito tempo seguido à frente do computador.

As secretárias podem ser grandes, pequenas, quadradas, ovais, redondas, em madeira maciça, aglomerado, com tampo em mármore ou vidro, enfim, o ideal para cada pessoa e o espaço em que ela se vai mover. Uma coisa é certa: a mesa e a cadeira têm uma implicação directa na produtividade. Sendo assim, se a escolha não for bem feita, os efeitos negativos não tardarão a surgir, por causa das dores (pernas, costas, braços, pulsos), do cansaço, da irritabilidade, do stress e da desconcentração. Experimentar tudo in loco antes da aquisição pode ser uma boa dica.

Maria Bijóias

Título: Tenha um escritório prático

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

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Comentários - Tenha um escritório prático

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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