Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Material Escritório > Tenha um escritório prático

Tenha um escritório prático

Visitas: 2
Tenha um escritório prático

Nos tempos que correm, em que a casa acaba, muitas vezes, por constituir o prolongamento do local de trabalho, porque há sempre relatórios inacabados, propostas que precisam de uma olhadela atenta e de um estudo mais aprofundado, testes de alunos para corrigir, conferências para preparar, planos para elaborar, …, grande parte dos lares possuem já uma divisão destinada à labuta no domicílio: o escritório. Alguns talvez tivessem começado a existir para receber o computador e os seus acessórios, mas rapidamente papéis, contas e livros lhe foram fazer companhia, até porque, normalmente, não se sabe onde colocá-los. O escritório corresponde, basicamente, a um quarto de arrumação, pelo que será útil aproveitar todos os recantos elevados para instalar prateleiras ou armários.

Trata-se de um compartimento dotado de importância crescente, dado que a carreira profissional e a formação contínua “perseguem” um cada vez maior número de cidadãos. Paralelamente, trabalhar a partir de casa, em regime de ful- time, part-time ou freelancer, afigura-se uma opção tomada por muitos como meio de subsistência ou mero complemento dos rendimentos mensais.

Os principais elementos de qualquer escritório são, sem dúvida, a mesa, que “incarna” o posto de trabalho onde se passarão horas a fio, e a cadeira, tão ou mais importante do que a secretária. Na verdade, estar desconfortavelmente sentado a padecer de dores atrozes na coluna não favorece em nada a disposição nem a fecundidade do serviço que se pretende levar a cabo. Neste caso, não vale a pena andar à procura do mais barato, pois, com toda a certeza, acabará por sair mais caro!
Existem cadeiras para todos os gostos e necessidades: simples em madeira ou plástico, forradas com tecido, de camurça ou de pele, rotativas ou não, com ou sem rodas.
Contudo, as rodas propiciam movimentos mais fáceis e rápidos entre as extremidades da mesa e, inclusive, dentro do escritório. Seja qual for o tipo escolhido, convém que as respectivas costas apresentem um ligeiro contorno que acompanhe a curvatura da coluna vertebral, e um assento almofadado para não se ficar com o traseiro quadrado! O repouso de braços é assaz útil, sobretudo quando se despende muito tempo seguido à frente do computador.

As secretárias podem ser grandes, pequenas, quadradas, ovais, redondas, em madeira maciça, aglomerado, com tampo em mármore ou vidro, enfim, o ideal para cada pessoa e o espaço em que ela se vai mover. Uma coisa é certa: a mesa e a cadeira têm uma implicação directa na produtividade. Sendo assim, se a escolha não for bem feita, os efeitos negativos não tardarão a surgir, por causa das dores (pernas, costas, braços, pulsos), do cansaço, da irritabilidade, do stress e da desconcentração. Experimentar tudo in loco antes da aquisição pode ser uma boa dica.

Maria Bijóias

Título: Tenha um escritório prático

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

650 

Comentários - Tenha um escritório prático

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios