Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > Pavimentos de madeira

Pavimentos de madeira

Visitas: 10
Pavimentos de madeira

A madeira é um recurso largamente utilizado na construção civil, às vezes servindo de sustentação e apoio, como caibros e portais; outras vezes sendo elemento de decoração, conferindo ao ambiente elegância e aconchego, como nos pisos de revestimento. Há uma série de produtos disponíveis que precisam ser estudados, antes de se decidir por um deles, pois a escolha deve atender às carências do ambiente e ao estilo do morador.

Pisos laminados ou carpetes de madeira respondem às exigências de acolhimento e sofisticação, sendo formados pela combinação de madeira nobre prensada e resinas específicas. A finalização passa por tratamento de combate aos cupins, garantindo a durabilidade, enquanto o verniz, aplicado em camadas, ressaltará a beleza. Pisos mais resistentes contarão com maior número de lâminas. Embora sejam de fácil instalação e manutenção, só confie este trabalho a profissionais qualificados e especializados nas técnicas de assentamento de pisos. Este cuidado permitirá um acabamento impecável e seu piso atravessará os anos.

Problemas de umidade e infiltração devem ser corrigidos, pois o mínimo contato com a água causa danos a todo revestimento de madeira. Cuide de impermeabilizar portas externas, de cozinhas e de banheiros, e o contrapiso que será revestido e que, além disso, deve apresentar um perfeito nivelamento. Evite revestir pavimentos localizados no térreo, onde sempre há presença de umidade.

O tabuão ou assoalho é o revestimento em madeira mais caro e o de maior vida útil. Sua inquestionável beleza confere ao ambiente um ar de superioridade, pois em seu processo de fabricação estão madeiras nobres, como o Angelim e o Ipê, dos quais são preservados os contrastes naturais de tonalidades. Sua aplicação, considerada difícil, segue normas específicas de encaixe, fixação e distancia entre as peças. Caso seja o revestimento escolhido para pavimentos térreos, não descuide da impermeabilização do contrapiso.

Os Tacos e Paquetes, a exemplo dos assoalhos, preservam as características da madeira que lhe deu origem. Formados por pequenas peças, são facilmente manipulados, ensejando criativas combinações. Banir infiltrações e umidade é recomendação para instalação de qualquer piso de madeira. No caso dos tacos e paquetes, o contato com a água os fará dilatar e empenar. Regras de espaçamento precisam ser respeitadas sempre, pois a madeira expande naturalmente após a colocação de qualquer revestimento.

Seja qual for o seu estilo, os pisos de madeira serão um aliado para dar aos ambientes um ar de renovação e aquela agradável sensação de conforto.



Hediene

Título: Pavimentos de madeira

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 10

761 

Imagem por: Mr.Thomas

Comentários - Pavimentos de madeira

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: Mr.Thomas

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios