Top 100 | Categorias

Email

Password


Início > Textos > Materiais Construção > Escolha a melhor madeira para o chão de sua casa

Escolha a melhor madeira para o chão de sua casa

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Escolha a melhor madeira para o chão de sua casa
Pavimentar o chão de algumas divisões da casa com madeira, de preferência maciça, constitui uma excelente opção em termos de durabilidade, resistência, estética e conforto (térmico e acústico).

Assim, saiba que a madeira, dependendo da escolha, se revela um material altamente resistente quando devidamente tratado e submetido a manutenção e limpeza frequentes e adequadas. Normalmente estas devem limitar-se à retirada do pó que se vai acumulando com a ajuda de um pano ou mopa, seguida de enceramento ou simples lavagem com um pano ou esfregona muito bem torcidos, de forma a apresentarem-se húmidos.

Fique também sabendo que um pavimento emadeirado contribui para o melhoramento do conforto da sua casa, tornando-a mais quente e «natural» - no verão, este tipo de chão torna-se fresco e, no inverno, revela-se mais quente, sendo uma ótima escolha quando existem crianças. É como se, verdadeiramente, trouxesse um pedaço da Natureza para dentro de casa. A Natureza relaciona-se bem com o ser humano (quando este cuida bem dela). Quanto à acústica, a madeira (maciça) permite um melhor isolamento, entre pisos, por exemplo.






Em termos de estética e aparência, podem obter-se resultados variados, como o espinhado, o ondulado, o xadrez (este último resulta melhor com tacos), com veios, corrido, etc. A casa ganha em beleza e sofisticação quando se aposta num (bom) chão de madeira (pode optar por lamparquet, tacos, soalho ou deck – este último só para exteriores).

Poderá optar entre várias madeiras de cor clara, como o pinho (muito utilizado, mas de qualidade um pouco inferior), o eucalipto (tende a fender com facilidade, pelo que deve ser posto de parte), o castanho (muito durável), o plátano (tem de ser bem seco, senão empena) e a faia (apresenta uma resistência aceitável). As madeiras mais escuras, como o carvalho ou o sobreiro, são também usados na carpintaria e marcenaria, mas o primeiro apresenta uma durabilidade superior, já que o sobreiro tem tendência a fender.

Finalmente, saiba ainda que, se quiser evitar empregar madeira no pavimento da sua casa (por preocupações ambientais, por exemplo), pode sempre optar pelo bambu, um material natural, altamente resistente (estima-se que seja a planta mais dura presente na Natureza) e facilmente renovável (o seu período de crescimento ótimo é atingido aos cinco anos). Em termos de estética, o resultado não é exatamente igual ao da madeira, mas os gostos variam e o que conta é a sua predileção.

Visite várias lojas, compare preços e acabamentos e decida-se pela qualidade… aos seus pés!

a carregar

125 

Isabel Rodrigues

Título:Escolha a melhor madeira para o chão de sua casa

Autor:Isabel Rodrigues (todos os textos)

Imagem por:jm3

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem:

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Eduardo 08-10-2012 às 22:02:31

    Gostaria de saber, se tem algum produto especifico que tire manchas...

    Aluguei uma sala comercial que veio com o piso de madeira, toda manchada, exceto onde havia móveis.O chão aparenta estar sujo, mais na verdade o piso está manchado, pois eu mesmo tentei e já contratei uma Diarista.... mais até agora não conseguir resolver esse problema.

    Gostaria de saber mais sobre o assunto.

    Obrigado desde ja!


    Atenciosamente,



    Eduardo Guimarães

    ¬ Responder
  • Miguel Duarte 28-10-2010 às 17:12:34

    Boa tarde Gostaria que me informasse qual o chão flutuante de madeira apropriado para a cozinha

    ¬ Responder
  • Angela 26-03-2010 às 23:31:06

    estou fazendo pesquisa e gostaria de poder falar com vendedor o meu fone (11) 37147378

    ¬ Responder

Deixe o seu comentário

voltar ao texto
  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.