Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > Escolha a melhor madeira para o chão de sua casa

Escolha a melhor madeira para o chão de sua casa

Visitas: 171
Comentários: 6
Escolha a melhor madeira para o chão de sua casa

Pavimentar o chão de algumas divisões da casa com madeira, de preferência maciça, constitui uma excelente opção em termos de durabilidade, resistência, estética e conforto (térmico e acústico).

Assim, saiba que a madeira, dependendo da escolha, se revela um material altamente resistente quando devidamente tratado e submetido a manutenção e limpeza frequentes e adequadas. Normalmente estas devem limitar-se à retirada do pó que se vai acumulando com a ajuda de um pano ou mopa, seguida de enceramento ou simples lavagem com um pano ou esfregona muito bem torcidos, de forma a apresentarem-se húmidos.

Fique também sabendo que um pavimento emadeirado contribui para o melhoramento do conforto da sua casa, tornando-a mais quente e «natural» - no verão, este tipo de chão torna-se fresco e, no inverno, revela-se mais quente, sendo uma ótima escolha quando existem crianças.

É como se, verdadeiramente, trouxesse um pedaço da Natureza para dentro de casa. A Natureza relaciona-se bem com o ser humano (quando este cuida bem dela). Quanto à acústica, a madeira (maciça) permite um melhor isolamento, entre pisos, por exemplo.

Em termos de estética e aparência, podem obter-se resultados variados, como o espinhado, o ondulado, o xadrez (este último resulta melhor com tacos), com veios, corrido, etc. A casa ganha em beleza e sofisticação quando se aposta num (bom) chão de madeira (pode optar por lamparquet, tacos, soalho ou deck – este último só para exteriores).

Poderá optar entre várias madeiras de cor clara, como o pinho (muito utilizado, mas de qualidade um pouco inferior), o eucalipto (tende a fender com facilidade, pelo que deve ser posto de parte), o castanho (muito durável), o plátano (tem de ser bem seco, senão empena) e a faia (apresenta uma resistência aceitável).

As madeiras mais escuras, como o carvalho ou o sobreiro, são também usados na carpintaria e marcenaria, mas o primeiro apresenta uma durabilidade superior, já que o sobreiro tem tendência a fender.

Finalmente, saiba ainda que, se quiser evitar empregar madeira no pavimento da sua casa (por preocupações ambientais, por exemplo), pode sempre optar pelo bambu, um material natural, altamente resistente (estima-se que seja a planta mais dura presente na Natureza) e facilmente renovável (o seu período de crescimento ótimo é atingido aos cinco anos). Em termos de estética, o resultado não é exatamente igual ao da madeira, mas os gostos variam e o que conta é a sua predileção.

Visite várias lojas, compare preços e acabamentos e decida-se pela qualidade… aos seus pés!


Isabel Rodrigues

Título: Escolha a melhor madeira para o chão de sua casa

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 171

786 

Imagem por: jm3

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • Fernando tavares

    29-09-2014 às 11:00:06

    Que tipo de tratamento deve ser dado ao chão em cimento, antes da aplicação da madeira maciça,i.e., tipo de isolamento a aplicar, que seja eficaz contra as humidades.
    Obrigada,

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    29-09-2014 às 18:04:47

    Boa tarde,
    Você deve preparar o contrapiso com cimento e areia numa proporção de 3x1 (três de areia por um de cimento), com 5 centímetros de espessura, impermeabilizado, nivelado e livre de humidade. Para a base você precisa colocar uma camada de terra com uma camada de pedra brita, um lastro de concreto e uma manta asfáltica ou lona plástica para evitar infiltração de humidade. Deve deixar secar por um período de 30 dias antes da instalação do piso de madeira maciça. Quanto ao isolamento, sem dúvida, é a fibra de vidro.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    12-05-2014 às 12:34:40

    Dependendo da necessidade do dono da casa, a escolha da madeira é fundamental. Penso que a decoração rústica é muito bonita.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Eduardo

    08-10-2012 às 22:02:31

    Gostaria de saber, se tem algum produto especifico que tire manchas...

    Aluguei uma sala comercial que veio com o piso de madeira, toda manchada, exceto onde havia móveis.O chão aparenta estar sujo, mais na verdade o piso está manchado, pois eu mesmo tentei e já contratei uma Diarista.... mais até agora não conseguir resolver esse problema.

    Gostaria de saber mais sobre o assunto.

    Obrigado desde ja!


    Atenciosamente,



    Eduardo Guimarães

    ¬ Responder
  • Miguel DuarteMiguel Duarte

    28-10-2010 às 17:12:34

    Boa tarde Gostaria que me informasse qual o chão flutuante de madeira apropriado para a cozinha

    ¬ Responder
  • AngelaAngela

    26-03-2010 às 23:31:06

    estou fazendo pesquisa e gostaria de poder falar com vendedor o meu fone (11) 37147378

    ¬ Responder

Comentários - Escolha a melhor madeira para o chão de sua casa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: jm3

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios