Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > A Madeira Certa Para Cada Aplicação

A Madeira Certa Para Cada Aplicação

Visitas: 4
A Madeira Certa Para Cada Aplicação

Você já parou para observar a quantidade de madeira existente em nosso lar? Elas estão distribuídas na sustentação do teto, intercalando paredes, formando escadarias, assentando assoalhos e decorando ambientes, em forma de móveis ou artigos decorativos. Estamos cercados e dependentes de sua presença, que nos concedem segurança, conforto e harmonia.

Este material, demasiado explorado e aproveitado pelo homem, tanto na construção civil como na marcenaria, está há milênios a nosso serviço. Todavia, é um recurso esgotável que precisa ser reposto, e é também suscetível à ação do tempo e de agentes da natureza.

O sol é um dos principais fatores que podem alterar a estrutura da madeira, descolorindo-a ou rachando-a na dilatação com o calor. Micro-organismos, como bactérias, costumam aninhar-se na madeira e formar colônias de fungos, quebrando sua durabilidade. Numerosos insetos montam habitação nas árvores e delas se alimentam, deixando-as ocas. A deterioração também ocorre pela umidade, que deve sempre ser monitorada. Assim, os especialistas buscam a árvore ideal para a utilização desejada, a fim de que a construção ou o mobiliário tenha a resistência necessária.

Na hora de decidir a compra deste material, é bom ter algum conhecimento da madeira certa para cada aplicação.

Para exteriores, como estacas, postes, mourões; para sustentação e apoio como caibros, vigas, tacos e pisos, você pode optar entre a maçaranduba, angelim, pau-amarelo, cedro, pau-d’ arco, ipê, andiroba, cumaru, mogno, macaucaba, sucupira ou jatobá. Estas são de alta resistência a fungos e cupins, entre outros insetos, e têm vasta aplicação, inclusive na construção naval, em virtude da durabilidade, mesmo quando imersa em águas doce ou salgada. Também são largamente usadas para móveis de luxo e detalhes decorativos, por sua exuberância, servindo para acabamentos como venezianas, rodapés, esquadrias de portas, janelas, batentes, lambris, caixilhos, escadas internas ou externas. Algumas servem até para a feitura de instrumentos musicais, como é o caso do ipê, da macaucaba, do mogno e do jatobá, com o qual se fabricam pianos.

Para aplicações mais leves, como carpintaria, paletes, forros, acabamentos, compensados, tabuados, chapas, divisórias, caixas, aeromodelismo, brinquedos, isolantes térmicos ou acústicos, artesanato, tacos, cabos de talheres ou ferramentas, molduras, esculturas, rodapés, gravuras, balcões, painéis, entalhes, artigos decorativos, embalagens, armários, coberturas, revestimentos e lâminas, estão ao dispor: aroeira, balsa, cedrinho, cerejeira, peroba, Envira, faeira, freijó, jacarandá, goiabão, pinho.

Use bom senso e bom gosto na escolha da madeira para construir ou decorar, e respire beleza e comodidade ao seu estilo.



Hediene

Título: A Madeira Certa Para Cada Aplicação

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 4

769 

Imagem por: apdk

Comentários - A Madeira Certa Para Cada Aplicação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: apdk

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios