Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > Materiais de Construção – Os tijolos de nova geração

Materiais de Construção – Os tijolos de nova geração

Visitas: 4
Materiais de Construção – Os tijolos de nova geração

Na área da construção, assim como em qualquer outra área, é necessário inovar constantemente de forma a apresentar novas soluções, mais económicas e também mais amigas do ambiente. Foi neste contexto, que um trabalho de uma investigadora portuguesa levou à descoberta da possibilidade de serem feitos tijolos a partir de “lixo”. Trata-se de tijolos que contam na sua composição com uma determinada percentagem de resíduos de caixilharias de alumínio.

Estes resíduos, que são basicamente lamas resultantes da indústria de proteção do alumínio, são normalmente depositados em aterros (alguns dos quais clandestinos). Esta nova descoberta vai possibilitar o uso de uma boa quantidade destes resíduos na produção desta nova geração de tijolos.

Estes novos tijolos serão compostos por: 10% de resíduos e 90% de argila, sendo que não será necessária qualquer alteração do processo de fabrico atualmente existente e por isso não haverá também custos adicionais.

Segundo os estudos realizados, estes tijolos apresentam um melhor isolamento térmico (+34% em relação aos tijolos convencionais). Além disso, esta nova geração de tijolos apresenta a resistência mecânica adequada para poderem ser usados na construção, não apresentam defeitos estruturais, não libertam partículas poluentes e não apresentam problemas com a absorção de água.

Em termos ambientais as vantagens são bem evidentes. Além da poupança energética resultante do melhor isolamento térmico dos edifícios construídos com estes novos tijolos, há ainda a considerar a enorme quantidade de resíduos que serão usados como matéria-prima, e que assim serão “eliminados” em vez de irem parar a aterros, com todas as implicações ambientais que isso representa.

Trata-se sem dúvida de uma importante inovação na área dos materiais de construção, e de mais uma prova que é possível produzir materiais com melhores propriedades físicas, mais eficazes, e ao mesmo tempo mais amigos do ambiente.

É neste tipo de soluções que as nações têm que apostar cada vez mais, de forma a melhorarem os seus índices de competitividade e ao mesmo tempo preservarem o ambiente, que tão maltratado tem vindo a ser ao longo de todo o processo de industrialização mundial.


Carlos Vieira

Título: Materiais de Construção – Os tijolos de nova geração

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 4

796 

Imagem por: gtrwndr87

Comentários - Materiais de Construção – Os tijolos de nova geração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: gtrwndr87

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios