Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Dieta saudável para cães

Dieta saudável para cães

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Dieta saudável para cães

Para que um cão tenha um crescimento e desenvolvimento saudável os donos precisam saber manter uma dieta saudável para ele. Por isso, no momento de escolher o cardápio do seu animal de estimação, saiba que todo cuidado é pouco. Pensando nisso, confira algumas dicas e saiba como alimentar seu cão corretamente.

Importância da dieta saudável para cães: A alimentação de um cachorro deve ser baseada em uma dieta rica em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Pois, todas essas substâncias fazem com que seu bichinho de estimação tenha um pelo mais bonito, uma melhor resistência, a quantidade de tártaro e mau hálito diminui, um melhor funcionamento intestinal e outros.

No momento de escolher o cardápio dos cães é importante ter alguns cuidados, pois existem certos alimentos que podem causar mal estar ou, até mesmo, deixa-los doentes. Por isso, o mais indicado é escolher rações que são feitas de forma balanceada conforme as necessidades de cada faixa etária dos cães.

Dicas e cuidados para escolher a ração do seu cão:

- Cachorra prenhe: No período da gestação e amamentação, as fêmeas precisam repor suas energias e proteínas. Portanto, a ração mais indicada é a rica em gorduras e minerais.

- Filhote: Durante os primeiros 45 dias de vida, os cães devem se alimentar somente com leite materno. Após esse período, os donos devem dar a eles uma ração específica para filhotes. Este tipo de ração contém nutrientes que vão ajudar no crescimento do seu cãozinho. E ainda nesta fase, os grãos da ração devem ser umedecidos com água morna para facilitar a mastigação do filhote.

- Cão adulto: Após 1 ano de idade os animais pequenos e médios se tornam adultos. Já os cães maiores ficam adultos somente aos 16 meses de idade. E na fase adulta, a ração precisa ser menos calórica.

- Cão órfão: Os filhotes órfãos devem ser alimentados com um substituto do leite materno e nunca com leite de vaca, pois é muito fraco para eles.

- Cão obeso: Um cachorro é considerado obeso quando seu peso ultrapassa 20% do peso ideal. O excesso de peso pode trazer muitas doenças aos cães, como por exemplo, o câncer. Por isso, a dieta de um cão obeso deve ser rica em fibras e conter poucas gorduras.

- Cão idoso: Os cães de porte grande são considerados idosos após os 7 anos. Já os cães pequenos após os 10 e os de médio porte entre 7 e 12 anos. Neste período a ração consumida pelo bichinho precisa ser hipocalórica e deve conter ingredientes que previnem o envelhecimento.


Rua Direita

Título: Dieta saudável para cães

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

661 

Comentários - Dieta saudável para cães

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios