Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Leiria – a cidade do pitoresco e da modernidade

Leiria – a cidade do pitoresco e da modernidade

Categoria: Viagens
Comentários: 1
Leiria – a cidade do pitoresco e da modernidade

Leiria é desde logo, pela sua localização geográfica privilegiada, uma cidade por onde passa uma diversa panóplia de visitantes. De facto, a sua proximidade das praias da Nazaré, do Santuário de Fátima e dos mosteiros da Batalha e de Alcobaça trazem a Leiria diferentes tipos de excursionistas: veraneantes, peregrinos, amantes da História, da cultura e da arte… Não obstante, a cidade do Lis, cujas calmas águas convidam a relaxar, bastar-se-ia no que toca a pontos de interesse, sem necessidade da coadjuvação dos vizinhos.

Aliando traços de uma inadiável modernidade a um carácter pitoresco que os seus monumentos exalam, Leiria é dotada de uma personalidade e de uma ambiência únicas. Paralelamente, são desenvolvidas com regularidade iniciativas pela e para a cidade, dotadas de cariz pedagógico, lúdico e social, onde reinam a imaginação, a alegria, o convívio, a amizade, a transmissão de valores, a criatividade, a interacção familiar e toda uma série de aprendizagens úteis.

O castelo de Leiria é talvez a edificação mais conhecida desta metrópole, sendo a sua magnificência incontornável. Na verdade, serviu de cenário a vários acontecimentos de relevo, tendo sido conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1135. Depois de algumas lutas e da perda de posse, em 1190 D. Sancho I reedificou este castelo.

Em 1325, D. Dinis mandou construir a torre de menagem, que se conservou e que presentemente alberga um núcleo museológico, onde é possível contemplar objectos arqueológicos procedentes da escavação no recinto da torre e réplicas de armamento medieval.
Entre 1898 e 1944, o castelo foi restaurado por Ernesto Korrodi. A entrada na fortificação conduz o visitante a um pátio amplo e florido. À esquerda, há uma escada que leva ao centro do castelo. Para lá da torre de menagem, encontram-se os restos da igreja de Santa Maria da Pena, que preserva ainda uma capela-mor digna de apreciação. No espaço outrora destinado ao Paço Real está agora uma galeria de arcadas ogivais e pode ter-se uma esplêndida perspectiva sobre Leiria.

Descendo pelas ruas, a Praça Rodrigues Lobo, que acolhe a estátua do poeta leiriense com o mesmo nome, é emblemática. Outro poeta da terra, Afonso Lopes Vieira, detém, de igual modo, uma estátua no sítio onde nasceu e viveu. No espaço do antigo Rossio de D. Luís, a imponente Fonte Luminosa exibe uma escultura de Lagoa Henriques. Do património religioso destacam-se a igreja românica de S. Pedro (classificada como monumento nacional desde 1911) e a Sé (erigida entre 1559 e 1574, que ostenta três naves com influências do gótico e um altar-mor exibindo um retábulo do século xvi).

Ainda no Largo da Sé, é de admirar a bela fachada de azulejos da antiga farmácia Paiva. O eixo vital da zona antiga de Leiria vai da Sé ao Terreiro, caminhando pela Rua Direita. Para terminar, nada melhor do que gozar do merecido descanso no Marachão, às margens do rio Lis, de onde se pode apreciar uma bonita vista para o castelo.


Maria Bijóias

Título: Leiria – a cidade do pitoresco e da modernidade

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Imagem por: amaianos

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    14-06-2014 às 06:16:07

    Já gostei de Leiria por conta de seu castelo, que genial! Mas, seus atrativos devem ser maravilhosos mesmo.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Leiria – a cidade do pitoresco e da modernidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: amaianos

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios