Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Leiria – a cidade do pitoresco e da modernidade

Leiria – a cidade do pitoresco e da modernidade

Categoria: Viagens
Comentários: 1
Leiria – a cidade do pitoresco e da modernidade

Leiria é desde logo, pela sua localização geográfica privilegiada, uma cidade por onde passa uma diversa panóplia de visitantes. De facto, a sua proximidade das praias da Nazaré, do Santuário de Fátima e dos mosteiros da Batalha e de Alcobaça trazem a Leiria diferentes tipos de excursionistas: veraneantes, peregrinos, amantes da História, da cultura e da arte… Não obstante, a cidade do Lis, cujas calmas águas convidam a relaxar, bastar-se-ia no que toca a pontos de interesse, sem necessidade da coadjuvação dos vizinhos.

Aliando traços de uma inadiável modernidade a um carácter pitoresco que os seus monumentos exalam, Leiria é dotada de uma personalidade e de uma ambiência únicas. Paralelamente, são desenvolvidas com regularidade iniciativas pela e para a cidade, dotadas de cariz pedagógico, lúdico e social, onde reinam a imaginação, a alegria, o convívio, a amizade, a transmissão de valores, a criatividade, a interacção familiar e toda uma série de aprendizagens úteis.

O castelo de Leiria é talvez a edificação mais conhecida desta metrópole, sendo a sua magnificência incontornável. Na verdade, serviu de cenário a vários acontecimentos de relevo, tendo sido conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1135. Depois de algumas lutas e da perda de posse, em 1190 D. Sancho I reedificou este castelo.

Em 1325, D. Dinis mandou construir a torre de menagem, que se conservou e que presentemente alberga um núcleo museológico, onde é possível contemplar objectos arqueológicos procedentes da escavação no recinto da torre e réplicas de armamento medieval.
Entre 1898 e 1944, o castelo foi restaurado por Ernesto Korrodi. A entrada na fortificação conduz o visitante a um pátio amplo e florido. À esquerda, há uma escada que leva ao centro do castelo. Para lá da torre de menagem, encontram-se os restos da igreja de Santa Maria da Pena, que preserva ainda uma capela-mor digna de apreciação. No espaço outrora destinado ao Paço Real está agora uma galeria de arcadas ogivais e pode ter-se uma esplêndida perspectiva sobre Leiria.

Descendo pelas ruas, a Praça Rodrigues Lobo, que acolhe a estátua do poeta leiriense com o mesmo nome, é emblemática. Outro poeta da terra, Afonso Lopes Vieira, detém, de igual modo, uma estátua no sítio onde nasceu e viveu. No espaço do antigo Rossio de D. Luís, a imponente Fonte Luminosa exibe uma escultura de Lagoa Henriques. Do património religioso destacam-se a igreja românica de S. Pedro (classificada como monumento nacional desde 1911) e a Sé (erigida entre 1559 e 1574, que ostenta três naves com influências do gótico e um altar-mor exibindo um retábulo do século xvi).

Ainda no Largo da Sé, é de admirar a bela fachada de azulejos da antiga farmácia Paiva. O eixo vital da zona antiga de Leiria vai da Sé ao Terreiro, caminhando pela Rua Direita. Para terminar, nada melhor do que gozar do merecido descanso no Marachão, às margens do rio Lis, de onde se pode apreciar uma bonita vista para o castelo.


Maria Bijóias

Título: Leiria – a cidade do pitoresco e da modernidade

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Imagem por: amaianos

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    14-06-2014 às 06:16:07

    Já gostei de Leiria por conta de seu castelo, que genial! Mas, seus atrativos devem ser maravilhosos mesmo.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Leiria – a cidade do pitoresco e da modernidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: amaianos

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios