Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Flores aromáticas, uma junção de fragrâncias..

Flores aromáticas, uma junção de fragrâncias..

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 6
Comentários: 1
Flores aromáticas, uma junção de fragrâncias..

Certamente que sempre sonhou com um jardim bem tratado, simultaneamente verdejante e colorido, bem organizado, povoado de aves canoras e… aromático. Pois sim, todos os cinco sentidos exigem ser satisfeitos e o olfato não ocupa lugar menos importante. Um jardim atraentemente aromático significará que o dono do mesmo dedica uma atenção cuidada às suas plantas e flores e tem orgulho em ostentá-lo. Paralelamente, as fragrâncias que vogam soltas na atmosfera contribuem para transformar o ambiente da sua casa, recheando-o de leveza e de bem-estar. Saiba, portanto, que flores deverá escolher para embelezar, ornar e enriquecer o seu jardim (exequível tanto num quintal, como num canteiro de varanda, num apartamento).

Poderá, então, plantar alecrim, uma planta muito utilizada em tempos idos na defumação, purificação e desinfeção dos hospitais. O seu forte odor canforáceo confere-lhe características desinfetantes e particularmente desodorizantes. Indicado para zonas pouco húmidas e bem expostas ao sol. O arbusto pode atingir até 2 metros de altura. Se preferir, opte pela alfazema ou lavanda (do latim lavandula), assim designada por ter servido, nos tempos do Império Romano, como ingrediente essencial dos banhos. Foi também muito usada na Segunda Guerra Mundial como poderoso antisséptico para desinfetar as feridas dos soldados.

Possui flores de cor azul ou violeta e o arbusto, de pequeno porte, atinge os 60cm de altura. O único cuidado especial a ter com esta planta é escolher uma porção de terra bem fofa, pois este é requisito essencial para o seu desenvolvimento. Poderá também incluir no seu jardim calêndulas, que ostentam bonitas flores amarelas e alaranjadas, envolvidas por folhas macias e aveludadas. O seu perfume é forte e inebriante e a planta atinge os 50cm de altura. O solo onde estiver colocada deverá ser regado com regularidade e a terra deve ser bem revolvida. O anis (ou erva-doce) representa outra opção, bela e aromática. As suas pequenas flores brancas, que parecem explodir diretamente do meio da planta, exalam um forte cheiro adocicado, e que lembra a composição de certa doçaria (já que a planta é empregue na confeção de vários bolos). Plante-a entre setembro e novembro num local resguardado de condições climatéricas extremas (sol ou chuva excessivos), mas acautele-se: esta planta segue um ciclo de vida anual, ou seja, morrerá ao fim de um ano e terá de ser replantada. Finalmente, inclua também uns pezinhos de arruda no seu jardim e obterá não só um agradável espetáculo de cor amarelada, como também suaves fragrâncias que, para além de extremamente aprazíveis e doces, servirão para afugentar ratos, insetos e pulgas do seu jardim.

As opções são muitas, por isso, já sabe: decore o seu jardim com aromas e obtenha uma festa para os sentidos!

Isabel Rodrigues

Título: Flores aromáticas, uma junção de fragrâncias..

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 6

803 

Imagem por: net_efekt

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    16-10-2014 às 23:36:12

    As flores aromáticas são excelentes! Nos proporcionam momentos únicos quando utilizados com um objetivo. Adoro tê-las sempre perto.

    ¬ Responder

Comentários - Flores aromáticas, uma junção de fragrâncias..

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: net_efekt

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios