Como cuidar dos pés
Não só é necessário mantê-los hidratados; há que fazer muito mais que isso, como aplicar cremes específicos para evitar problemas pedológicos.
Se quer mostrar estes pés no verão, tem que cuidar da pele e unhas, que podem apresentar alguns problemas. Aqui estão algumas recomendações práticas para manter os seus pés em melhores condições.
Os problemas mais comuns
- A pele seca: a camada superficial da epiderme do pé perde água, e assim a pele torna-se seca e desidratada. A pele dos pés é cinco vezes mais espessa do que as outras partes do corpo, por isso precisa de um creme específico rico em uréia e outros agentes hidratantes, como a glicerina ou manteiga de karité. Se necessário, pode aplicar um creme hidratante máximo e usar meias de algodão para dormir. Também pode usar meias esfoliantes especiais.
- Calcanhares rachados: resultado de secura extrema da pele. Quando as rachaduras aparecem, é preciso muita paciência e perseverança, pois a regeneração celular da pele é lenta e cara.
- Dureza: são uma protecção natural da pele à pressão e atrito que ocorre ao caminhar. Geralmente surge nas solas dos pés, nos calcanhares e dedos dos pés, e é irritante e desagradável. Para o combater, hidrate a pele com um creme especial.
- Unhas: unhas dos pés são particularmente duras. São compostas por mais de 25 camadas de células compactadas por queratina. Pode sempre cortar em linha recta, de modo que não encarnem e infectem. Existem produtos específicos para unhas com estrias, duras e grossas, ou descoloridas (ao tomar uma cor amarelada).
Agora, certifique-se de que mantém a rotina e não se desleixe; o menor dos deslizes pode ser apenas o primeiro passo para o ressurgimento de problemas nos pés, os quais podem voltar até com bastante facilidade se assim o permitir.