Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Polo Norte deve virar mar em dez anos

Polo Norte deve virar mar em dez anos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 6
Comentários: 6
Polo Norte deve virar mar em dez anos

Cientistas britânicos, depois de passarem os três primeiros meses do ano (2009) fazendo pesquisa no Oceano Ártico previram que o Polo Norte vai virar mar, vai degelar até 2019.

E vi, pelo menos aqui no Brasil, a notícia ser recebida com uma naturalidade, como se isso não interessasse, não é comigo, não me afeta. A própria mídia não deu o destaque merecido.

Tudo que acontece no Planeta afeta à todos diretamente.

Se o Polo Norte virar mar como preveem os cientistas, um quarto da população mundial será afetado. Significa que mais de um bilhão de pessoas terão que sair de sua casa, de seu país. Milhões de refugiados!

Isso ainda não te assusta?

Então pense que sua casa de praia será destruída ou ficará submersa (que para mim é a mesma coisa).

Além disso, o desaparecimento do Polo Norte, com o degelo significa aquecimento dos mares, significa desequilíbrio ambiental, emissões de gases-estufa [que costumam ser aprisionados pelo gelo], mudança de rotas marítimas, clima alterado no mundo inteiro.

O homem é um ser adaptável mas os demais animais não. Alguns animais demoram muito para se adequar ao novo clima, dez anos não são suficientes para a história da evolução. Veremos portanto muitos desaparecerem, como por exemplo o urso polar.

Fico angustiada com pessoas que leem uma notícia destas e agem como se não se importassem. E pior, não se importam mesmo, afinal o Polo Norte está longe, é problema dos países mais próximos dele, não é? Não, não é!

A evaporação do mar é que produzem as nuvens, que precisamos para tudo: chuva que alimenta rios (água potável que bebemos), neve.

O aquecimento marítimo também afeta os recifes, mata os corais neles existentes, que são fonte de alimento de peixes . O seu desaparecimento acarretaria na morte de muitas espécies de vida marítima, o que afetaria a economia e subsistência de milhões de pessoas, que sobrevivem da pesca. Afetaria também animais que se alimentam de peixe.

Enfim, podemos ser americanos, europeus, africanos, asiático ou australianos, mas vivemos no mesmo planeta. Teremos todos os mesmo destino. É hora de esquecer os preconceitos, todos são da mesma raça: humana. Vivemos no mesmo planeta, não temos para onde fugir então temos que cuidar da nossa casa.

Devemos exigir de nossos governantes, em todas as esferas: municipal, estadual, federal, mundial providências imediatas, mas também temos que ajudar nosso planeta a partir de pequenas ações em nossa casa, na cidade onde moramos. Não podemos achar que os outros são os responsáveis, todos tem sua parcela de culpa. Todo mundo, em todos os lugares, em todos os países afetam o meio-ambiente. Reduzir a poluição e o consumo de energia, reciclar o lixo são medidas importantes. O Polo Norte preservado não é um problema político, mas sim uma necessidade para continuarmos com o nosso padrão de vida na Terra.


Rosana Pegoraro

Título: Polo Norte deve virar mar em dez anos

Autor: Rosana Pegoraro (todos os textos)

Visitas: 6

800 

Imagem por: Justin Link

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 06:36:38

    Você está certíssima! É um fato que influencia a todos nós e devemos nos preocupar sim! Mas, acredito que isso não acontecerá, apenas se Deus permitir. Aí, sim, não tem nada que impeça, nem os melhores recursos tecnológicos.
    Vai da consciência de cada um mesmo.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 19:42:11

    Esta sim é a verdadeira guerra do mundo. Enquanto que se luta por religiões, politicas, petróleo e tantas, tantas outras coisas, esquece-se que é aqui que vai residir o maior problema de todos nós. Texto bastante interessante. Parabéns.

    ¬ Responder
  • Lilian IralaLilian Irala

    24-10-2009 às 18:26:41

    Que «o sertão vai virar mar» é sabido, já diz a letra da música, música essa antiga, aliás. Desde que fui criança que ouço que o mar, ou a praia, que seria «de Santos», vai ser aqui em Santo Amaro, e alguns até precisam que vai ser na av. dos Bandeirantes. Se for aí, só vai ficar minha antena para fora. Se for em Santo Amaro... ops! Finalmente, vou ter uma casa de praia.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLuiz

    23-10-2009 às 17:39:11

    Eles nem se importam com o futuro de todos só se importam com o futuro deles...

    ¬ Responder
  • Paulo CesarPaulo Cesar

    22-10-2009 às 20:05:27

    Cara Rosana, concordo com vc, todos estao mais preocupados em encher os bolsos de dinheiro, gastar em coisas futis, porem a mae Terra, esta dando a resposta a tudo que fizemos nestes ultimos tres seculos...

    que Deus nos ajude...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojames christian

    22-10-2009 às 16:36:14

    infelizmente cara Rosana concordo com tuas palavras. qdo se perde a fé nos homens, o que os resta é acreditar que no poder superior. nada do que fizermos vai melhorar a situação, é irreversível. não estou sendo pessimista, a realidade é essa. outro dia um grupo de ecologistas estava preocupado pq daqui 50anos acaba a água doce. daqui 50 anos? que otimismo.
    portanto Rosana, rezemos.
    só uma inteligência superior pode nos salvar.

    ¬ Responder

Comentários - Polo Norte deve virar mar em dez anos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Imagem por: Justin Link

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios