Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O Tempo Passa Para Você?

O Tempo Passa Para Você?

Categoria: Outros
Comentários: 2
O Tempo Passa Para Você?

Quem vive, inevitavelmente, submete-se à ação do tempo, desde o momento em que nasce. Ao longo da vida, seus efeitos se mostram nos aspectos biológico, psicológico e social.

Mas se por um lado ele impõe limitações, por outro, ele aprimora o conhecimento através das experiências.

Em culturas orientais, como Japão e China, os idosos são associados à sabedoria, sendo muito respeitados. Sua longevidade é celebrada como uma virtude. São considerados a base sólida das tradições culturais.

Já em muitos países do ocidente, o avanço da idade é visto de forma negativa por muita gente. A beleza e a juventude são supervalorizadas como se devessem ser eternas e, a velhice se torna sinônimo de exclusão em todas as esferas da vida, muitas vezes não recebendo o cuidado e o respeito devidos. As experiências dos mais velhos são vistas pelos mais novos como ultrapassadas.

No entanto, o envelhecimento é um processo natural da vida que se inicia desde o nascimento. É apenas uma das etapas da existência humana e, só não passa por ela os que têm a má sorte de serem arrebatados precocemente. Poder amadurecer e envelhecer é um privilégio que a natureza oferece e, não necessariamente uma fase ruim e devastadora para os indivíduos.

Em muitos países a expectativa média de vida tem aumentado consideravelmente em consequência dos avanços científicos. As pessoas estão chegando à terceira idade com mais qualidade de vida e autonomia, além de muito alto-astral.

As limitações naturais trazidas pelo tempo podem ser bastante retardadas e minimizadas com medidas preventivas como atividades físicas e mentais, alimentação balanceada e convívio social contínuo com parentes e amigos.

Assim, os jovens precisam compreender que são os futuros idosos dentro da sociedade que estão construindo.

O cenário de marginalização dos idosos precisa ser transformado num contexto humanizado e saudável, evitando a depressão e a demência precoce nessa época da vida. E isto é uma questão educacional, cultural e familiar.

É preciso que entendam que o corpo envelhece, mas os sentimentos e a sabedoria não. E que os idosos têm mais destreza para lidar com as adversidades da vida, podendo ensinar muito aos que estão em fase de desenvolvimento e que, o tempo é o grande mestre da razão.


Rosana Ganem Montini

Título: O Tempo Passa Para Você?

Autor: Rosana Ganem Montini (todos os textos)

Visitas: 0

407 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • laila hagge de almeida

    17-10-2014 às 15:31:43

    Achei o texto ótimo.Linguagem muito clara podendo ser lido e compreendido por qualquer público. Parabéns a Rosana foi muito feliz na escolha do tema.

    ¬ Responder
  • Rosana Ganem MontiniRosana Ganem Montini

    20-10-2014 às 14:13:23

    Obrigada, Laila. Espero que goste dos outros textos também. Estarei sempre postando temas novos. É só acompanhar. Bjs

    ¬ Responder

Comentários - O Tempo Passa Para Você?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios