Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Saiba como ser mais valorizado no mercado de trabalho mesmo sem experiência

Saiba como ser mais valorizado no mercado de trabalho mesmo sem experiência

Categoria: Outros
Comentários: 3
Saiba como ser mais valorizado no mercado de trabalho mesmo sem experiência

Muitas vezes, quando você está em busca de seu primeiro emprego em sua área de atuação ou resolveu mudar de área e ainda não possui experiência nesse ramo, há certa dificuldade em conseguir seu espaço no mercado de trabalho. Isso é devido à insegurança que os recrutadores têm em contratar alguém que nunca teve um trabalho formal, não teve contato com rotinas, pressão ou chefes, optando por recrutar alguém com experiência. Infelizmente, muitas vezes os recrutadores acabam perdendo grandes talentos que apenas precisavam de uma chance para demonstrar seu potencial.

Porém, existem recursos que você pode utilizar para ser mais valorizado e demonstrar suas qualidades, se destacando nos momentos mais oportunos. Confira algumas dicas que podem fazer a diferença.

Trabalho Voluntário

ONGs e organizações que não visão o lucro, que possam existir próximos a sua região, sempre precisão de voluntários. Muitas vezes você pode até achar uma ocupação em sua própria área de atuação, contribuindo muito para seu currículo por ser um trabalho social e em seu ramo. Além do possível aprendizado, que já foi mencionado, você pode conseguir contatos e com certeza trabalhará em horários flexíveis.

Certificação

Independente da área, certificação é sempre um diferencial que pode fazer a diferença. Ela não substitui a experiência profissional nem garante que você é altamente competente, mas comparado a outros colegas que também não possuam experiência, pode ser um ponto positivo a seu favor. O único detalhe é o trabalho necessário para obter uma e o possível custo gerado.

Freelance ou Trabalho Autônomo

Pode ser uma boa opção para acrescentar em seu currículo, além de gerar algum lucro. Geralmente as atividades de grande duração são mais recomendadas, pois podem proporcionar mais experiência. Existem alguns sites na web com home Office interessantes, geralmente para áreas da informática, publicidade, redatores e profissões liberais. Vale a pena procurar e ver se lhe atribuirá pontos positivos em futuros processos seletivos

Programas de trainee, estágio e aprendizado

Estas oportunidades geram grandes benefícios para os recrutados. Infelizmente, há situações em que os recrutadores só estão procurando mão de obra de baixo custo, por ser uma atividade que dispense qualificação. Mas, muitas oportunidades podem surgir ao fazer parte de uma empresa com renomado nome para sua área. Quando você for recrutado, decida se sua intenção é aprender com o estágio, apenas ganhar os benefícios (lucro) ou ser promovido/efetivado, pois para cada situação você deverá se comportar de uma maneira.

Oportunidades temporárias

Várias oportunidades aparecem em certas épocas do ano. Independente da área de atuação, seja vendedor, atendente ou operador de telemarketing, pode lhe trazer algum benefício. Pois estar em um trabalho formal, ter contato com pessoas diferentes e viver em um regime de metas e horários fará diferença em seu currículo.

Seja notado

Mostre seu interesse pela sociedade: comunique-se com revistas e sites de sua área de atuação; discuta em fóruns que são de seu interesse e que contribua para o seu aprendizado; voluntarie-se a trabalhos em sua região; entre várias outras formas de adquirir espaço e ser reconhecido no mercado. Esse é o típico networking que pode fazer a diferença, mesmo que em determinada ocasião o recrutador não tenha conhecimento desses fatos, você terá um histórico para contar.

Ganhar destaque e ter um currículo interessante é um trabalho vagaroso, porém certamente te levará para caminhos melhores e oportunidades novas e únicas.


Lucas Souza

Título: Saiba como ser mais valorizado no mercado de trabalho mesmo sem experiência

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

656 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    17-08-2014 às 15:59:39

    Muito bom! É bom quando estamos dispostos a aprender, mesmo sem ter tido experiências passadas. Até porque existem empresas que não gostam de "vícios" de trabalho. Há bastante vantagem quanto a isso para uma pessoa sem experiência.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    18-09-2012 às 13:01:24

    Eu concordo com o Wallace Randal, e também acho que os trabalhos extra curriculares e ganhos acadêmicos são fatores grandiosos que ajudam a enriquecer o currículo de uma pessoa que ainda não possui experiência profissional. Ter conhecimentos em diferentes idiomas, principalmente o inglês, também é algo que ajuda a dar destaque ao candidato que almeja determinada vaga. Muito obrigada pelas dicas, pois elas me serão muito úteis e com certeza me ajudarão sempre que precisar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoWallace Randal

    13-09-2012 às 14:19:06

    De fato, os trabalhos extra curriculares e ganhos acadêmicos são os pontos mais fortes de um currículo que não possui experiência. Dominar línguas estrangeiras também é muito importante, principalmente pra quem está procurando emprego em grandes empresas ou em cargos mais importantes. E como você disse, o networking é a realidade dos dias de hoje. Por isso é importante sempre fazer o melhor, não importando o quê, pois isso poderá abrir portas futuramente.

    ¬ Responder

Comentários - Saiba como ser mais valorizado no mercado de trabalho mesmo sem experiência

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios