Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Brinquedos > Jogos de Computador - São ou não prejudiciais?

Jogos de Computador - São ou não prejudiciais?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Brinquedos
Visitas: 10
Comentários: 4
Jogos de Computador - São ou não prejudiciais?

Não é necessário ser-se um grande filósofo ou estudioso da sociedade em que vivemos para sabermos que as nossas crianças são criadas em frente à televisão. Filhos que crescem agarrados aos jogos de computador ou à playstation são do mais comum, e a verdade é que deixámos de oferecer livros didáticos no Natal e passámos a oferecer vales e envelopes com dinheiro para que eles possam escolher o último jogo que está mais na moda.

Estamos cada vez mais a educar crianças computorizadas e livres do tato que deve ser tão obrigatório numa educação.

Pequenos jovens e adolescentes que derretem pacotes de batatas fritas e sumos em pacote enquanto disparam sobre monstros gelatinosos dos vídeo jogos.

Os jogos de bola na rua, as escondidas e a apanhada ficaram fora de moda e se os medos dos pais os impedem de estar mais vezes e mais tempo nas brincadeiras de rua, os miúdos permitem-se a horas extraordinárias em frente aos jogos de computador.

Se durante muito tempo ninguém pensou realmente no quanto pode ser prejudicial esta exposição desmedida em frente ao computador, hoje em dia todos damos a mão à palmatória que não faz bem e que não é saudável.

Além dos malefícios à visão que são óbvios, começam a estudar-se os problemas nos ossos. Tendinites devido ao sucessivo gesto no rato do computador ou á sequencia permanente de teclar determinadas teclas, ou mesmo á pressão exercida sobre o joysteack.

Para além disto, o imaginário dos mais jovens também é absorvido por personagens que nunca morrem, ou melhor, que renascem a cada Play again.

Se na ideia de uma criança mata um bandido num jogo de vídeo e fazê-lo renascer no próximo nível do jogo, o mesmo poderá ela pensar da vida real.

No entanto, muitos estudos têm vindo a ser feitos quando às verdadeiras consequências dos jogos de computador.

Tendo em conta que as novas tecnologias podem ser frutuosas para toda a gente, muitos são os jogos em que as crianças e adolescentes são obrigados a pensar e a raciocinar de forma tranquila, mas excitante e produtiva.

Por exemplo, se um jogo obrigar a que os níveis sejam ultrapassados com perguntas ou descobertas de enigmas, sem dar lugar a armas e a tiros, um adolescente poderá tirar o melhor partido. Exercita o cérebro e na realidade é isso que se espera de um jovem. Obrigá-lo a pensar sem que o raciocínio esteja voltado para a violência.


Carla Horta

Título: Jogos de Computador - São ou não prejudiciais?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 10

771 

Imagem por: włodi

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 18:09:28

    A própria pessoa pode controlar esses jogos de computador. Todo ato excessivo, demais, faz mal. Pode ser jogos, ou qualquer outra atividade até prazerosa. A Rua Direita recomenda os pais a colocarem limites nas crianças e ensinar sobre equilíbrio. Ter equilíbrio na vida é essencial!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoão

    29-08-2013 às 23:05:25

    Sou jogador desde que me conheco por gente, nunca tive problemas em jogar pois nunca tive uma mente psicopata de sair matando meio mundo, é possivel perceber que nao pesquisou sobre o tema afundo e se vim parar nessa pagina é porque pesquiso, a teoria mais aceita é que se a pessoa tem uma mente psicopata ela pode ser ativa por um jogo de computador, mas as pessoas normais nao terao tal problema, outra coisa que faz os psicologos e adulto em geral entrarem em território desconhecido quando tratam desse tema é que eles anulam a história que o jogo mostra por exemplo assasins creed (sim é o jogo que o filho do casal de policiais que matou os pais) é um romance na sua historia porém voces centralizam o MATAR que existe nos jogos e nao veem eles como um todo.

    ¬ Responder
  • erick

    12-11-2012 às 21:42:31

    Pqp...Um texto desse nos mostra claramente as consequências da autoria amadora decorrente da internet...pqp quanto senso comum,QUE [email protected][email protected]
    Estudos feitos mostram que jogos ajudam o indivíduo jovem a manter a capacidade sináptica devido ao seu caráter de simulação de perigo,pois na sociedade pós-moderna o jovem fica cada vez com o cerebro mais desligado do perigo e isso acarreta uma deficiência no desenvolvimento das ligações,é um processo natural...Video-games são sim necessários,porém tudo deve ter moderação e disciplina na qual os pais são os principais responsáveis na educação de seus próprios filhos,não tente explicar explicar uma causa a partir de efeitos...A raíz do problema é a cultura...a me poupe com as suas abobrinhas...

    ¬ Responder
  • DONT_PLAYDONT_PLAY

    03-02-2012 às 11:29:27

    Bom texto Valew..

    ¬ Responder

Comentários - Jogos de Computador - São ou não prejudiciais?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Imagem por: włodi

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios