Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Exercício físico: a melhor hora para praticar

Exercício físico: a melhor hora para praticar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 16
Comentários: 20
Exercício físico: a melhor hora para praticar

A ida ao ginásio ou a tradicional corrida a pé ou de bicicleta costumam ter lugar ao fim do dia, quando se regressa do trabalho, cansado e com as energias físicas e emocionais em baixo. Perante este quadro, parece que o final da tarde não será o melhor período do dia para descarregar energias – elas já sofreram descarga suficiente durante o dia, com todos os problemas laborais que teve de enfrentar e resolver. Ora, qual será a alternativa?

Os especialistas, após o desenvolvimento de vários estudos relacionados com o tema, chegaram à conclusão de que a melhor altura do dia para praticar exercício físico é a manhã, mal acaba de acordar. O seu metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite, o que significa que, se optar pelo exercício matutino, estará a contribuir para queimar muito mais calorias, ou seja, emagrecerá mais depressa. Existem depoimentos de pessoas que, inclusivamente, referem o benefício de praticarem 30 minutos de desporto logo após acordarem: quando regressam a casa e se preparam para tomar o pequeno-almoço, sentem um apetite moderado e têm tendência para preferirem alimentos mais saudáveis, como leite, frutas e cereais integrais. Para além disto, o cérebro humano, perante a prática de exercício físico, liberta endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pelo aumento da sensação de bem-estar, físico e mental – significa isto que irá bem-disposto/a para o trabalho, tranquilo e cheio de energia positiva para enfrentar quaisquer problemas que possam surgir. Adicionalmente, durante as primeiras horas da manhã, o sol está mais fraco, o que possibilita um clima e uma temperatura mais agradáveis para a prática desportiva e, claro, o seu corpo acabou de descansar longas horas, o que faz com que se sinta mais predisposto/a para encetar um período de exercício físico. Deverá, antes de começar a mexer-se, proceder a exercícios breves de alongamento e aquecimento, de forma a evitar possíveis lesões e traumas musculares.

Pode, no entanto, considerar que durante a manhã não terá tanto tempo disponível, uma vez que tem tarefas inadiáveis para cumprir, como levar as crianças à escola e dirigir-se para o trabalho. Mas, se se levantar meia hora mais cedo, terá tempo suficiente para realizar todas as tarefas e sentir-se-á com mais energia para as levar a cabo. Está, aliás, comprovado que as pessoas que praticam exercício físico de manhã não sentem tanta necessidade de dormir, logo, a (aparentemente difícil) tarefa de abandonar o calor dos lençóis, torna-se mais simples e fácil.

Já sabe: usufrua dos incomparáveis benefícios do exercício físico matinal e tenha um dia em grande!

Isabel Rodrigues

Título: Exercício físico: a melhor hora para praticar

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 16

807 

Imagem por: Spencer's

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 20 )    recentes

  • mariana

    01-12-2014 às 14:33:36

    obrigado por me ajudar

    ¬ Responder
  • Luene ZarcoLuene

    05-10-2014 às 21:46:32

    Não gosto de caminhar pela manhã, mas com a leitura desse texto sobre exercício físico me convenceu! Rsrsrsrs Realmente, quando fazemos atividade física pela manhã nos encontramos mais dispostas! Vou seguir suas orientações.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    26-04-2014 às 22:18:39

    Adoro exercitar-me à noite, mesmo sabendo dos seus efeitos. Mas, adoro! Sinto-me mais disposta e super animada. É importantíssimo fazer exercícios físicos, ainda mais quem trabalha o dia inteiro e vive sentado. Além do bem-estar, ele dá maior energia no outro dia!

    ¬ Responder
  • jose

    03-12-2013 às 17:48:46

    fazer a caminhada á noite depois do jantar; não fará mal ao coração,pois eu costumo fazer 6 km da parte da manha( caminhada passo largo)pois se o fizer á noite penso que fará mal pois está o estômago a fazer a digestão e mais o esforço da caminhada, chegamos a casa vamos para a cama com os batimentos cardíacos muito acelerados,digam.me se é melhor de manha ou á noite, sou diabético e arre temia. obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomiguel

    22-05-2013 às 23:12:31

    A VERDADE é q logo ao acordar é exactamente o contrario o metabolismo NÃO ESTA "em alta" mas sim muito abrandado devido aos neurotransmissores "relaxantes" q induzem o sono e o descanso! - só passado um bom bocado é q o metabolismo volta ao normal!....
    ENTÃO logo ao acordar pode-se fazer e deve-se fazer exercício para o "corpo acordar" MAS NÃO com o intuito de perder calorias para emagrecer.... E CUIDADO MEUS AMIGOS DEPOIS DO EXERCÍCIO "apetece comer coisa saudáveis" - CUIDADO POIS NÃO É NADA SAUDÁVEL depois se tar a dormir umas 8-10 horas q não se introduziu calorias no sistema ir logo fazer exercício à "força toda" para perder peso...

    QUALQUER ATLETA SABE que se deve Timor um pequeno-almoço leve e nesse tempo q toma pequeno-almoço e se veste passou o tempo suficiente para o metabolismo acelerar saindo do metabolismo lento q tinha durante o sono e durante um bocado ao acordar! - (qualquer pessoa sabe q sem tomar estimulante café que ao ir pro trabalho as primeiras boas da manha não rendem pois o corpo ainda esta adormecido por este mesmo motivo ....( ATENÇÃO TOMAR CAFÉ AO QCORDAR PARA IR FAZER DESPPRTO NÃO E SAUDÁVEL)

    tal como aconteceu na Suíça de terem morrido duas pessoas por fazerem uma dieta revolucionaria q especialistas aconselhavam baseada em " não comer nem beber nada expondo o corporal 6 horas de luz por dia alimentando-se o corpo assim da luz solar e era garantido que perderiam peso!)

    ¬ Responder
  • Hugo Valério

    15-05-2013 às 14:25:22

    O autor deste texto, que presumo não ser médico, já ouviu falar sobre catecolaminas? Acordamos em estresse metabólico e a prática de exercícios aumenta a produção de adrenalina. VC já pensou sobre o efeito disso em cardiopatas???

    ¬ Responder
  • Daniel Maciel

    10-10-2012 às 22:12:58

    Era tudo o que eu precisava saber pra começar minhas atividades na parte da manhã. O ruim é que tenho que acordar as 05:45 para estar as 06hs na academia, para depois voltar pra casa, tomar banho e estar as 08hs no trabalho... rsrsr... Mas, se realmente é saudável, que assim seja.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    14-09-2012 às 17:38:15

    Concordo pessoalmente com a opinião dos especialistas que reproduz no seu texto, ou seja, que a melhor altura do dia para a prática do exercício físico é de manhã. Não o faço imediatamente ao acordar, uma vez que preciso de restituir as energias primeiro, tomando um pequeno-almoço completo. Uma vez que pratico exercício em casa, sem aparelhos e que adopto métodos de treino tão intensos quanto breves, os 20 minutos que dispenso não me atrasam.

    ¬ Responder
  • paulo sousa

    05-09-2012 às 11:02:43

    ola, trabalho somente a noite das 22:00 hs ás 6:00, gostaria de saber se é prejudicial a minha saúde, praticar corrida logo de manhã antes de dormir, pois faço isso a tarde mas devido ao tempo gostaria de mudar para manhã, aguardo vossa resposta, obrigado.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRui Ferreira

    05-09-2012 às 18:26:18

    Olá Paulo, podes correr sempre desde que te sintas bem e com energia suficiente para tal actividade. Não vejo nenhum problema nisso. Convém relembrar que o corpo também precisa de repouso e que se tenha ao máximo uma alimentação equilibrada e saudável ;)

    ¬ Responder
  • Rui FerreiraRui Ferreira

    08-06-2012 às 23:30:21

    Boas, eu tenho uma duvida. Practicar exercicio fisico pela manhã, como correr por exemplo, em jejum não irá fazer mal? Não se deve fazer uma refeição ligeira uns 30 - 60 minutos antes de começar um treino? Sei lá... uma peça de fruta pelo menos? Algo que dê energia para fazer o treino. Gostava que alguém com conhecimento na matéria me esclarecesse sff ;)

    ¬ Responder
  • josé mararesjosé marares

    16-01-2012 às 00:00:22

    estava sem informação , que bom fui informado

    ab

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomel

    20-10-2011 às 16:36:46

    @lava karro
    como pode ser tao burra?

    ¬ Responder
  • João GameiroJoão Gameiro

    10-10-2011 às 21:43:55

    Não discordo mas comigo não é tão linear. Tenho 59 anos e muito tempo para treinar. De manhã consigo fazer ciclismo e/ou nadar e sinto que está tudo bem; no entanto, se optar por correr levo muito tempo a "sentir" a corrida - os metabolismos "não estão" e o treino não rende. O artigo é muito bom e vou tentar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFelizberto

    02-09-2011 às 19:22:13

    Gostei muito do artigo, sendo da area do desporto concordo plenamente com o que foi dito e mais reforço que tornando o desporto matinal uma rotina o que vai custar é os dias em que não praticar... Obrigado belo post

    ¬ Responder
  • amandaamanda

    04-08-2011 às 22:38:00

    oi fiquei muito contente em saber sobre exercício físico!

    ¬ Responder
  • lava karrolava karro

    17-03-2011 às 11:04:55

    esti e uma porcaria autentica

    ¬ Responder
  • Maria Alzira Teixeira Pereira de Moura GuedesComo Ganhar Dinheiro

    23-01-2011 às 13:26:02

    Muito bom o texto, de fato eu pratico de manhã os exercicios mas é sempre bom conhecer mais sobre o assunto.

    ¬ Responder
  • maria regina barcelos marcolinomaria regina barcelos marcolino

    02-09-2010 às 00:48:15

    eu sempre pratiquei exercicios pela manhã,as 7 ja estava no ginásio, pois pegava as 8 no trabalho,agora vivo sedentária,sinto falta...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDálvaro

    22-11-2009 às 21:47:26

    Muito bom, realmente faz muito sentido agora!
    vlwww

    ¬ Responder

Comentários - Exercício físico: a melhor hora para praticar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Spencer's

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios