Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Exercício físico: a melhor hora para praticar

Exercício físico: a melhor hora para praticar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 16
Comentários: 20
Exercício físico: a melhor hora para praticar

A ida ao ginásio ou a tradicional corrida a pé ou de bicicleta costumam ter lugar ao fim do dia, quando se regressa do trabalho, cansado e com as energias físicas e emocionais em baixo. Perante este quadro, parece que o final da tarde não será o melhor período do dia para descarregar energias – elas já sofreram descarga suficiente durante o dia, com todos os problemas laborais que teve de enfrentar e resolver. Ora, qual será a alternativa?

Os especialistas, após o desenvolvimento de vários estudos relacionados com o tema, chegaram à conclusão de que a melhor altura do dia para praticar exercício físico é a manhã, mal acaba de acordar. O seu metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite, o que significa que, se optar pelo exercício matutino, estará a contribuir para queimar muito mais calorias, ou seja, emagrecerá mais depressa. Existem depoimentos de pessoas que, inclusivamente, referem o benefício de praticarem 30 minutos de desporto logo após acordarem: quando regressam a casa e se preparam para tomar o pequeno-almoço, sentem um apetite moderado e têm tendência para preferirem alimentos mais saudáveis, como leite, frutas e cereais integrais. Para além disto, o cérebro humano, perante a prática de exercício físico, liberta endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pelo aumento da sensação de bem-estar, físico e mental – significa isto que irá bem-disposto/a para o trabalho, tranquilo e cheio de energia positiva para enfrentar quaisquer problemas que possam surgir. Adicionalmente, durante as primeiras horas da manhã, o sol está mais fraco, o que possibilita um clima e uma temperatura mais agradáveis para a prática desportiva e, claro, o seu corpo acabou de descansar longas horas, o que faz com que se sinta mais predisposto/a para encetar um período de exercício físico. Deverá, antes de começar a mexer-se, proceder a exercícios breves de alongamento e aquecimento, de forma a evitar possíveis lesões e traumas musculares.

Pode, no entanto, considerar que durante a manhã não terá tanto tempo disponível, uma vez que tem tarefas inadiáveis para cumprir, como levar as crianças à escola e dirigir-se para o trabalho. Mas, se se levantar meia hora mais cedo, terá tempo suficiente para realizar todas as tarefas e sentir-se-á com mais energia para as levar a cabo. Está, aliás, comprovado que as pessoas que praticam exercício físico de manhã não sentem tanta necessidade de dormir, logo, a (aparentemente difícil) tarefa de abandonar o calor dos lençóis, torna-se mais simples e fácil.

Já sabe: usufrua dos incomparáveis benefícios do exercício físico matinal e tenha um dia em grande!

Isabel Rodrigues

Título: Exercício físico: a melhor hora para praticar

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 16

807 

Imagem por: Spencer's

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 20 )    recentes

  • mariana

    01-12-2014 às 14:33:36

    obrigado por me ajudar

    ¬ Responder
  • Luene ZarcoLuene

    05-10-2014 às 21:46:32

    Não gosto de caminhar pela manhã, mas com a leitura desse texto sobre exercício físico me convenceu! Rsrsrsrs Realmente, quando fazemos atividade física pela manhã nos encontramos mais dispostas! Vou seguir suas orientações.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    26-04-2014 às 22:18:39

    Adoro exercitar-me à noite, mesmo sabendo dos seus efeitos. Mas, adoro! Sinto-me mais disposta e super animada. É importantíssimo fazer exercícios físicos, ainda mais quem trabalha o dia inteiro e vive sentado. Além do bem-estar, ele dá maior energia no outro dia!

    ¬ Responder
  • jose

    03-12-2013 às 17:48:46

    fazer a caminhada á noite depois do jantar; não fará mal ao coração,pois eu costumo fazer 6 km da parte da manha( caminhada passo largo)pois se o fizer á noite penso que fará mal pois está o estômago a fazer a digestão e mais o esforço da caminhada, chegamos a casa vamos para a cama com os batimentos cardíacos muito acelerados,digam.me se é melhor de manha ou á noite, sou diabético e arre temia. obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomiguel

    22-05-2013 às 23:12:31

    A VERDADE é q logo ao acordar é exactamente o contrario o metabolismo NÃO ESTA "em alta" mas sim muito abrandado devido aos neurotransmissores "relaxantes" q induzem o sono e o descanso! - só passado um bom bocado é q o metabolismo volta ao normal!....
    ENTÃO logo ao acordar pode-se fazer e deve-se fazer exercício para o "corpo acordar" MAS NÃO com o intuito de perder calorias para emagrecer.... E CUIDADO MEUS AMIGOS DEPOIS DO EXERCÍCIO "apetece comer coisa saudáveis" - CUIDADO POIS NÃO É NADA SAUDÁVEL depois se tar a dormir umas 8-10 horas q não se introduziu calorias no sistema ir logo fazer exercício à "força toda" para perder peso...

    QUALQUER ATLETA SABE que se deve Timor um pequeno-almoço leve e nesse tempo q toma pequeno-almoço e se veste passou o tempo suficiente para o metabolismo acelerar saindo do metabolismo lento q tinha durante o sono e durante um bocado ao acordar! - (qualquer pessoa sabe q sem tomar estimulante café que ao ir pro trabalho as primeiras boas da manha não rendem pois o corpo ainda esta adormecido por este mesmo motivo ....( ATENÇÃO TOMAR CAFÉ AO QCORDAR PARA IR FAZER DESPPRTO NÃO E SAUDÁVEL)

    tal como aconteceu na Suíça de terem morrido duas pessoas por fazerem uma dieta revolucionaria q especialistas aconselhavam baseada em " não comer nem beber nada expondo o corporal 6 horas de luz por dia alimentando-se o corpo assim da luz solar e era garantido que perderiam peso!)

    ¬ Responder
  • Hugo Valério

    15-05-2013 às 14:25:22

    O autor deste texto, que presumo não ser médico, já ouviu falar sobre catecolaminas? Acordamos em estresse metabólico e a prática de exercícios aumenta a produção de adrenalina. VC já pensou sobre o efeito disso em cardiopatas???

    ¬ Responder
  • Daniel Maciel

    10-10-2012 às 22:12:58

    Era tudo o que eu precisava saber pra começar minhas atividades na parte da manhã. O ruim é que tenho que acordar as 05:45 para estar as 06hs na academia, para depois voltar pra casa, tomar banho e estar as 08hs no trabalho... rsrsr... Mas, se realmente é saudável, que assim seja.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    14-09-2012 às 17:38:15

    Concordo pessoalmente com a opinião dos especialistas que reproduz no seu texto, ou seja, que a melhor altura do dia para a prática do exercício físico é de manhã. Não o faço imediatamente ao acordar, uma vez que preciso de restituir as energias primeiro, tomando um pequeno-almoço completo. Uma vez que pratico exercício em casa, sem aparelhos e que adopto métodos de treino tão intensos quanto breves, os 20 minutos que dispenso não me atrasam.

    ¬ Responder
  • paulo sousa

    05-09-2012 às 11:02:43

    ola, trabalho somente a noite das 22:00 hs ás 6:00, gostaria de saber se é prejudicial a minha saúde, praticar corrida logo de manhã antes de dormir, pois faço isso a tarde mas devido ao tempo gostaria de mudar para manhã, aguardo vossa resposta, obrigado.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRui Ferreira

    05-09-2012 às 18:26:18

    Olá Paulo, podes correr sempre desde que te sintas bem e com energia suficiente para tal actividade. Não vejo nenhum problema nisso. Convém relembrar que o corpo também precisa de repouso e que se tenha ao máximo uma alimentação equilibrada e saudável ;)

    ¬ Responder
  • Rui FerreiraRui Ferreira

    08-06-2012 às 23:30:21

    Boas, eu tenho uma duvida. Practicar exercicio fisico pela manhã, como correr por exemplo, em jejum não irá fazer mal? Não se deve fazer uma refeição ligeira uns 30 - 60 minutos antes de começar um treino? Sei lá... uma peça de fruta pelo menos? Algo que dê energia para fazer o treino. Gostava que alguém com conhecimento na matéria me esclarecesse sff ;)

    ¬ Responder
  • josé mararesjosé marares

    16-01-2012 às 00:00:22

    estava sem informação , que bom fui informado

    ab

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomel

    20-10-2011 às 16:36:46

    @lava karro
    como pode ser tao burra?

    ¬ Responder
  • João GameiroJoão Gameiro

    10-10-2011 às 21:43:55

    Não discordo mas comigo não é tão linear. Tenho 59 anos e muito tempo para treinar. De manhã consigo fazer ciclismo e/ou nadar e sinto que está tudo bem; no entanto, se optar por correr levo muito tempo a "sentir" a corrida - os metabolismos "não estão" e o treino não rende. O artigo é muito bom e vou tentar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFelizberto

    02-09-2011 às 19:22:13

    Gostei muito do artigo, sendo da area do desporto concordo plenamente com o que foi dito e mais reforço que tornando o desporto matinal uma rotina o que vai custar é os dias em que não praticar... Obrigado belo post

    ¬ Responder
  • amandaamanda

    04-08-2011 às 22:38:00

    oi fiquei muito contente em saber sobre exercício físico!

    ¬ Responder
  • lava karrolava karro

    17-03-2011 às 11:04:55

    esti e uma porcaria autentica

    ¬ Responder
  • Maria Alzira Teixeira Pereira de Moura GuedesComo Ganhar Dinheiro

    23-01-2011 às 13:26:02

    Muito bom o texto, de fato eu pratico de manhã os exercicios mas é sempre bom conhecer mais sobre o assunto.

    ¬ Responder
  • maria regina barcelos marcolinomaria regina barcelos marcolino

    02-09-2010 às 00:48:15

    eu sempre pratiquei exercicios pela manhã,as 7 ja estava no ginásio, pois pegava as 8 no trabalho,agora vivo sedentária,sinto falta...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDálvaro

    22-11-2009 às 21:47:26

    Muito bom, realmente faz muito sentido agora!
    vlwww

    ¬ Responder

Comentários - Exercício físico: a melhor hora para praticar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Imagem por: Spencer's

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios