Em ritmo de capoeira
Se você nunca imaginou levando a perna lá em cima num golpe, fazendo uma parada de mão, gingando ou agachando-se em tempo recorde para se esquivar ou enfrentar o adversário, talvez seja hora de experimenta essa atividade física que, com os cuidados necessários pode trazer muito benefícios. A capoeira desenvolve harmonicamente os membros inferiores e superiores, porque os braços e as pernas são usados como alavancas no jogo. Entre outras vantagens, o médico cita a melhora da força e da flexibilidade, e da coordenação motora, e da amplitude articular, do equilíbrio e do alongamento.
Quem quer começar, recomenda-se que é sempre bom ir com calma. Para uma pessoa que tem um ritmo sedentário de vida, as primeiras aulas podem ser doloridas, ela terá de dar no ar, chutes dianteiros, laterais e para trás, com os braços livres ou apoiados no chão. Fará ainda diversos agachamentos, e manterá o corpo em constante atividade por meio de ginga. Os golpes do jogo sempre se originam do molejo, o ato de ir para frente e para trás alternado as pernas, no ritmo da música. Com o passar do tempo, cada um descobre e desenvolve seu próprio estilo. Por isso, se diz que a capoeira é arte da liberação. No sentido da conquista de uma expressão corporal própria e, sobretudo, de autoconfiança.
A capoeira Angola é o estilo mais tradicional, prega a não violência entre os capoeiristas, com regras estabelecidas pelo mestre. Outros mestres criaram o estilo de capoeira tradicional. É fácil diferenciá-los. O jogo de Angola é mais lento, baseados nos movimentos baixos e o acompanhamento musical inclui berimbau, pandeiro, e uma serie de outros instrumentos de percussão. Já o jogo regional é acompanhado apenas por berimbau e pandeiro, mas a musica é rápida e os movimentos são ágeis e acrobáticos.
Comentários ( 3 ) recentes
- Yuri
07-10-2014 às 12:05:47A capoeira é bem popular nas regiões brasileiras sendo uma forma de atrair principalmente crianças e adolescentes.
¬ Responder - clevis
29-11-2012 às 16:05:20A Capoeira é mas que uma luta, ela é uma terapia espiritual. Pois o fato de ser uma luta que é feita sobre o ritimo de uma musica, trabalha além da saúde, a alta estima, cria fortes laço de amizades e até família.
¬ Responder
Muito ótimo, meu convivio com meus filhos, esposa, parentes e amigos é um de laço de amizade forte e constante, graça a essa Luta Brasileira chamada Capoeira. - antenor
22-12-2010 às 15:09:40a capoeira e uma arte popular k merece ser preservada para toda vida entre os capoeiristas e apreciadores dos mesmos... adoreiiii
¬ Responder