Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > O desporto e a tecnologia

O desporto e a tecnologia

Categoria: Desporto
Visitas: 38
Comentários: 3
O desporto e a tecnologia

A tecnologia é um recurso em constante evolução que está aliado a todas as actividades proporcionando cada vez mais um maior bem-estar e uma maior utilidade, das diversas actividades que desenvolvemos. O desporto não foge à regra, a tecnologia está cada vez mais aliada ao mesmo proporcionando quer novas actividades quer um melhoramento das já existentes e até mesmo permitindo inovar despertando por vezes interesse em actividades que se foram perdendo, e sendo substituídas, no tempo.

Actividades desportivas como o paintball, não eram possíveis à uns tempos atrás pois não se conhecia tecnologia que permitisse reunir todas as condições inerentes ao jogo, desde as armas, às munições e até mesmo ao equipamento de protecção, foi a tecnologia que permitiu o surgimento desta pratica, trata-se pois de uma prática nova introduzida pela mesma.

Contudo, se pensarmos em desportos em cujo desenvolvimento tecnológico permitiu a obtenção de melhores resultados a nível das classificações, ou seja, uma melhor avaliação por parte dos juízes, como é o caso do “photo finish”, que permite que não haja enganos na classificação de atletas nas provas de atletismos, por exemplo. Aqui temos um melhoramento a nível da veracidade desportiva, contudo podemos ainda reparar em melhoramentos a nível na capacidade de obter resultados por métodos de treino que desenvolvem a capacidade dos atletas, como manipulação genética ou estudo das faculdades do sujeito para analisar os pontos a melhorar e criar planos de treino específicos, temos o exemplo dos treinos em altitude que melhorar a resistência física, pois o corpo encontra-se sujeito a menos oxigénio e produz melhores resultados quando tem o oxigénio normal, pois adapta-se a fazer o mesmo esforço consumindo menos.

A tecnologia e o desporto juntos podem produzir resultados muito interessantes, quer sob o ponto de vista do melhoramento daquilo que já existe neste campo, quer sob o ponto de vista da criação de novas actividades, quer do ponto de vista da investigação, todos estes processos produzem resultados muito interessantes quer da óptica do desportista e todo o meio envolvente, quer da óptica do público em geral.

Vitor Costa

Título: O desporto e a tecnologia

Autor: Vitor Costa (todos os textos)

Visitas: 38

762 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    07-10-2014 às 12:11:24

    Vejo que a tecnologia trouxe grandes, infinitos benefícios para o mundo em todos os setores, inclusive, o desporto. Fato é por conta de muitas atividades até então melhoraram e outras passaram a existir, graças à ela. Uma excelente evolução e utilidade para a vida do ser humano.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomaria faria

    16-09-2009 às 15:28:14

    gostei estou a pensar fazer a minha Pat acerca deste assunto pois esta em constante evolução

    ¬ Responder
  • Tiago ReisTiago Reis

    11-05-2012 às 18:10:41

    Maria, eu também estou a fazer a minha PAT sobre este tema, será que me poderia fornecer alguns dados ? Obrigado

    ¬ Responder

Comentários - O desporto e a tecnologia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios