Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Como limpar camurça

Como limpar camurça

Visitas: 197
Comentários: 132
Como limpar camurça

As roupas e o calçado de camurça ou de outros materiais, devem ser cuidadosamente limpos e guardados de acordo com as suas propriedades. Se forem bem conservados duram muito mais tempo e têm sempre um ar de novos. Como às vezes são coisas caras convêm trata-las de modo a conservarem as suas qualidades. Os couros e camurças estão sempre na moda e podem ser utilizados em sapatos, carteiras, vestuário, sofás, bolsas etc. Há uma enorme variedade de artigos para o lar em que estes materiais são aplicados tais como bancos, maples, cadeiras forradas, bem como em roupa de homem e mulher.

Sempre se usaram, não passam de moda e são sempre bonitos. Por exemplo a camurça é usada muito em sapatos, casacos e carteiras, seja em homem ou mulher. No entanto, deve ter-se um cuidado especial na sua manutenção. Ou seja estes devem ser guardados, num local seco, sem humidade e de preferência devem ser utilizados em alturas de tempo seco.

A chuva estraga a camurça, bem como a humidade não é aconselhada. Assim no caso dos sapatos não se devem usar com chuva. Para a sua limpeza é conveniente ter-se em casa sempre uma escova de cerdas de nylon e de aço. Depende do objeto que se quer limpar. Há quem opte por levar as suas peças de camurça à lavandaria para serem limpas a seco. No entanto fica bastante caro o que nem todos podem pagar. Deste modo pode limpar-se em casa e obter bons resultados.

Dicas e Sugestões


Há quem use para limpar as manchas das camurças uma mistura de vinagre e água. Usa-se um pano humedecido com esta mistura, até a mancha desaparecer. O vinagre evapora com facilidade não causando incómodo. Pode adquirir-se também uma escova própria para camurça e um produto rejuvenescedor que existe á venda nas sapatarias ou nos sapateiros. Há ainda quem use um spray de cor para cada cor. Aplica-se em sapatos, casacos e malas. Pode disfarçar qualquer mancha e o objeto em questão fica como novo. Quando os sapatos têm pó e lama deve passar-se uma escova húmida e secar com o ar quente do secador.

No caso de gorduras, o melhor é usar uma esponja de aço ou uma lixa fina. Fricciona-se até a gordura sair. Não se deve nunca usar tira manchas na camurça. Como há quem goste de sofás de camurça e são muito sensíveis à lavagem podem borrifar-se com um spray a seco para camurça e depois de seco escovar com uma escova apropriada. Assim para quem gosta de ter objetos de camurça deve ter sempre á mão uma escova, esponja ou um spray próprio, bem como uma lima fina e um apagador de borracha.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como limpar camurça

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 197

769 

Imagem por: AMagill

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 132 )    recentes

  • Helder Lumbela

    14-04-2015 às 19:55:26

    Boa noite,como tem passado,eu estou normal,mas tenho uma preocupacao: tenho um casaco de camurca,o qual,esta ficando com a gola e mangas meio suja e de facto sai-me muito carro mandar a lavndaria,neste contexto gostaria de saber como limpo o casaco. Saudacoes

    ¬ Responder
  • Luene ZarcoLuene

    27-08-2014 às 04:41:35

    Fantásticas dicas para limpar camurça. Apesar de ser um material que pode facilmente manchar, é possível deixá-lo bem conservado e novinho. Obrigada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarlene#lisboa

    20-02-2014 às 01:57:07

    Comentando o que disseram acima, ao tentar corrigir um suposto erro ortográfico, deveria certificar-se que não está a cometer um erro ainda pior ao fazer a afirmação que fez..
    No dicionário atual e correto, Humidade escreve-se mesmo com H.
    Grotesco é a palavra certa para definir tal comentário!!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNayara

    02-12-2013 às 20:04:32

    Umidade e umedecido com H??? Que erro grotesco, gente!

    ¬ Responder
  • Junior Falanque

    15-11-2013 às 15:04:17

    ooi , coloquei o meu sapato de camurça na Maquina de Lavar , e agora endureceu o tecido e ele esta com umas manchas branca ! como faço para voltar ao normal ?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSidney

    03-02-2014 às 22:52:45

    condicionador e agua é bom

    ¬ Responder
  • Marlene

    13-10-2013 às 12:46:52

    Bom dia, eu tenho umas botas que são meio camurça, mas também devem ter outros materiais, mas já tentei utilizar a borracha e não resultou. Não experimentei o vinagre com água, mas tenho medo de colocar água e estragar. O que faço?

    ¬ Responder
  • vittória

    29-08-2013 às 17:49:45

    pessoal sei que o meu problema ñ tem nada a ver com o assunto de vcs mas meu tênis ñ limpa ele tem uma cor rosa choque só que ñ limpa de jeito nenhum e um negocio liso que gruda a sujeira e ñ sai queria saber se vcs ñ podem me ajudar por favor, desde já agradeço

    ¬ Responder
  • laah

    28-08-2013 às 21:12:57

    Oie,boa tarde!
    Eu gostaria de saber como eu pra tirar a mancha da minha sapatilha de camurca,ela tem duas cores preta e rosa ,fui lavar ai a tinta preta foi pra parte rosa e naoo saii de jeito nenhum :(( ,poderia me ajudar?bgs

    ¬ Responder
  • apareida

    01-07-2013 às 18:45:50

    ola eu omprei um sofa de veludo, so caiu um pouco de gordura, por favor me ajude como limpo obrigada

    ¬ Responder
  • Elizabeth

    31-05-2015 às 22:41:28

    O meu limpei com espuma de barbear e uma escovinha macia....Depois tirei todo excesso e passei uma escova de aço. Novinho ficou

    ¬ Responder
  • Ângela

    16-06-2013 às 19:42:50

    Olá!
    Minha bota de camurça preta está desbotando, e algumas partes estão ainda mais desbotadas que outras.
    O que faço para voltar a cor normal??
    Obrigada!!

    ¬ Responder
  • Vitorya

    27-07-2013 às 13:43:09

    Querida num tem como flor a camurça é delicada . O que vc pode fazer? Ir em um arrumador de sapatos o mais rápido possível Procure um arrumador de sapatos botas e etc.. o melhor querida Não leve em aparecida de Goiânia leve em Brasília ou em Goiânia mesmo . Mais um conselho não leve em qualquer um procure o mais popular e que cobre mais pq quem cobra mais o serviço e melhor e vale a pena ....2beijos princesa *--*

    ¬ Responder

Comentários - Como limpar camurça

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Já experimentou comer em restaurante vegetariano?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Restaurantes
Já experimentou comer em restaurante vegetariano?\"Rua
Muitos são os materiais indispensáveis ao funcionamento de uma empresa. Alguns de uso corrente, outros nem por isso e enquanto alguns são dispensáveis, outros há que fazem parte do trabalho, como se do ar empresarial se tratasse.

Canetas e blocos, computadores e faxes, secretarias e cadeiras, enfim, um sem número de coisas de que nos lembramos que fazem parte do dia-a-dia das empresas. Existem depois, alguns utensílios que são impensáveis para um ramo, mas que para outros são imprescindíveis. Caso disso são as máquinas de etiquetar.

As máquinas de etiquetar podem, ao contrário do que possa julgar à partida ter uma funcionalidade dentro de um escritório, ter uma utilidade única.

Quando um ramo empresarial obriga a registos em pastas em número substancial, ou até mesmo para identificar documentos, a máquina de etiquetar torna a função muito mais fácil, rápida e eficaz.

Dependo do ramo, as máquinas de etiquetar podem ser diferentes.

Existem máquinas, cuja única função é fazer salientar datas, e aqui os números podem ser alterados à mão e de forma simples, bastando para isso rodar os dígitos uma vez por dia.

Embora à partida julguemos que as máquinas de etiquetar são básicas, a realidade é que podem ser muito complexas. Se anteriormente foi dado um exemplo de máquinas simples e manuais, posso apresentar-lhe um exemplo de uma máquina bastante sofisticada.

Imagine que uma empresa tem de registar milhares de impressos por dia e que todos os impressos têm obrigatoriamente de ter um número sequencial. Aqui, uma máquina electrónica que se encarrega de entregar a cada etiqueta um número único e seguido, consegue transformar uma tarefa complicada e muito exaustiva, numa atitude perfeitamente normal e do quotidiano no trabalho.

As máquinas dependem, sendo electrónicas de um rolo de etiquetas que é impresso e que sai pronto a colar no local necessário.

Os rolos são comprados à parte e podem conter até 1000 etiquetas. Naturalmente que saindo impressas de forma automática, estas maquinas requerem um pequeno deposito de tinta que pode ser em formato de dispositivo (tipo tinteiro) ou através de recarga de tinta.

Apesar do valor de uma maquina de etiquetar ser mais cara e do seu uso ser também mais dispendioso, certo é que nada como um bom utensílio de trabalho que poupe dores de cabeça aos colaboradores.

Há venda em grandes superfícies comerciais especializadas em materiais de escritório, estas máquinas requerem atenção na altura da compra, pelo que o melhor é fazer um pequeno estudo antes da compra e pedir ajuda na própria loja.

Pesquisar mais textos:

Sheila Leite

Título:Já experimentou comer em restaurante vegetariano?

Autor:Sheila Leite(todos os textos)

Imagem por: AMagill

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    15-09-2014 às 22:17:24

    Nunca fui num restaurante vegetariano, mas tenho bastante vontade! Até porque adoro saladas, aquelas verduras cruas e cozidas e os variados molhos. Mas, acredito que nunca me acostumaria a ser uma pessoa vegetariana, pois adoro comer de tudo e experimentar vários temperos.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    14-09-2012 às 17:56:53

    Sou vegetariana convicta sem nunca ter comido num restaurante estritamente vegetariano. Existem, em Lisboa, cerca de 5 restaurantes vegetarianos ou veganos, o que faz com que, uma vez que a oferta é reduzida, os preços sejam um pouco elevados. Não elevados barbaramente, mas ainda assim elevados para o cidadão de capacidade económica média. Penso que este é um dos factores que contribui para criar e alimentar o mito de que a comida vegetariana é cara.

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios