O aparecimento dos restaurantes
O termo restaurante surgiu no século XVI, referindo-se a uma sopa. Porém, o uso da palavra moderna aparece em 1765 quando um conhecido padeiro francês abriu um estabelecimento.
No entanto, o primeiro restaurante no sentido mais concreto (com clientes a escolher comida num menu, sentados nas mesas e com um horário fixo) foi fundado em 1782, em Paris, por Antoine Beauvilliers e chamava-se “Grande Taverne de Londres”. Este permaneceu aberto sem rival por 20 anos. Assim, após a Revolução Francesa destituir a aristocracia, o restaurante afirmou-se em França. Com isto, serviçais habituados a cozinhar ficaram sem emprego, ao mesmo tempo que chegavam à cidade provincianos sem ter quem cozinhasse para eles.
Desde então não mais parou a abertura de novos estabelecimentos, o que ainda acontece hoje. A oferta de comida aumentou, havendo restaurantes de diversas nacionalidades, prontos a satisfazer todos os gostos. Assim, ter uma experiência gastronómica multicultural já é acessível a todos, tem é que ter uma mentalidade aberta, porque podem haver surpresas no seu prato...
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Kizua
16-09-2014 às 05:19:45Adorei saber do aparecimento dos restaurantes. Fantástico!
¬ Responder