Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Monumento do Monte Rushmore

Monumento do Monte Rushmore

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 178
Comentários: 8
Monumento do Monte Rushmore

Visto em muitos filmes, séries de televisão e outros, desde sempre. Este é um dos monumentos mais imponentes não só dos Estados Unidos da América, enquanto país, mas como uma nação que, valoriza na sua Carta Constituição a liberdade, a igualdade e a democracia.

Esculpido por Gutzon Borglum e o seu filho Lincoln Borglum, na face do Monte Rushmore, perto de Keystone, Dakota do Sul, este monumento que retrata quatro dos presidentes dos Estados Unidos (George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln), tendo de altura uns impressionantes 18 metros, cobrindo uma área total de 5 km2. Deu-se início à construção em 1927, sendo que a finalização das faces dos presidentes deu-se entre 1934 e 1939.

O monumento foi esculpido numa formação geológica composta principalmente de granito (neste caso um granito suave a de grão muito fino), sendo que a durabilidade do granito é bastante grande, uma vez que resiste à erosão de forma exemplar (a erosão do granito equivale a 25mm a cada 10.000 anos). Uma outra razão que levou Borglum a escolher o monte Rushmore foi também o facto de este receber sol praticamente todo o dia.

Os planos iniciais de construção eram que, os quatro presidentes fossem retratados da cintura para cima, mas por falta de financiamento teve de ser feito um compromisso, sendo que, acabaram apenas por retratar as caras. Gutzon Borglum faleceu em 1941, sendo que foi o seu filho Lincoln que terminou o projeto. Desde então, este monumento que atrai cerca de dois milhões de pessoas anualmente e tem estado ao cuidado dos Serviços Nacionais de Parques dos US.

Quiz


Quem são os quatro presidentes americanos esculpidos no Monumento do monte Rushmore, em Dakota do Sul?

A) George Washington, Thomas Jefferson, James Madinson e Abraham Lincoln

B) George Washington, John Adams, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln

C) George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln

D) George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Andrew Jackson

Assim, aqui temos mais uma excelente prova daquilo que o homem é capaz de fazer e construir como forma de revelar as suas crenças e ideais mais profundos, quer seja para honrar os seus antepassados ou para mostrar o quanto grandes são os seus ideais.

Uma impressionantes obra artesanal, não só por causa da sua escala imensa, mas principalmente devido ao facto que irá manter-se intocada por ainda, muitos, muitos anos, representando tudo aquilo que uma só nação conseguiu atingir em apenas 150 anos.


Rua Direita

Título: Monumento do Monte Rushmore

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 178

780 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • lori ferrarini

    27-01-2014 às 22:49:24

    magnifico estas esculturas em pedras, deveriam ser mais conhecidas e mostardas para o mundo, fantastico principalmente os artistas que esculpiram essa grande obra

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 12:23:13

    É realmente uma obra de arte muito interessante e muito conhecida também nos famosos filmes de Hollywood. O escultor Gutzon Borglum fez um trabalho excelente com este monte de granito, retratando estes quatro presidentes dos Estados Unidos da América. A ideia de escolher este monte foi de génio pelo que se nota na conclusão da sua obra. O seu texto tem uma abordagem muito directa e interessante. Dá vontade de ler mais. Parabéns!

    ¬ Responder
  • isadora

    04-03-2012 às 20:34:30

    ilario

    ¬ Responder
  • Murilo

    06-09-2011 às 00:09:27

    A alternativa C é a correta. Agora olhem o 2º e o 3º parágrafo do texto.

    "Esta obra foi iniciada a 10 de Agosto de 1927, pelo escultor Jonh Gutzon, que faleceu antes de ver o seu projecto acabado. Foi terminada mais tarde pelo filho de Jonh.
    Jonh Gutzon nasceu em Bear Lake, no estado de Idaho, nos Estados Unidos da América, a 25 de marco de 1867. Faleceu a 25 de Março de 1867."
    Como ele nasceu em 25 de março de 1867, começou uma obra em 1927 e faleceu em 1867?
    E como ele teria começado uma obra com um dia de vida?

    ¬ Responder
  • AlguemqvcnconheceAlguemqvcnconhece

    25-03-2012 às 15:13:26

    né!!!! q doideira!! agora vou ter que procurar outro site pra escrever sobre esse monumento! pq isso n faz sentidoooo! bem observado, Murilo!

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita 26-03-2012 às 11:18:19

    Numa tentativa de melhor servir os nossos usuários, a ruadireita.com está a reformular alguns textos, para corresponder à necessidade de ajudar a nossa comunidade. Estamos a abertos a sugestões para novos títulos.

    ¬ Responder
  • Lequinho

    07-05-2013 às 20:37:41

    maluco.

    ¬ Responder
  • damiãodamião

    05-11-2010 às 15:45:00

    a questão c)

    ¬ Responder

Comentários - Monumento do Monte Rushmore

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios