Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Monumento do Monte Rushmore

Monumento do Monte Rushmore

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 178
Comentários: 8
Monumento do Monte Rushmore

Visto em muitos filmes, séries de televisão e outros, desde sempre. Este é um dos monumentos mais imponentes não só dos Estados Unidos da América, enquanto país, mas como uma nação que, valoriza na sua Carta Constituição a liberdade, a igualdade e a democracia.

Esculpido por Gutzon Borglum e o seu filho Lincoln Borglum, na face do Monte Rushmore, perto de Keystone, Dakota do Sul, este monumento que retrata quatro dos presidentes dos Estados Unidos (George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln), tendo de altura uns impressionantes 18 metros, cobrindo uma área total de 5 km2. Deu-se início à construção em 1927, sendo que a finalização das faces dos presidentes deu-se entre 1934 e 1939.

O monumento foi esculpido numa formação geológica composta principalmente de granito (neste caso um granito suave a de grão muito fino), sendo que a durabilidade do granito é bastante grande, uma vez que resiste à erosão de forma exemplar (a erosão do granito equivale a 25mm a cada 10.000 anos). Uma outra razão que levou Borglum a escolher o monte Rushmore foi também o facto de este receber sol praticamente todo o dia.

Os planos iniciais de construção eram que, os quatro presidentes fossem retratados da cintura para cima, mas por falta de financiamento teve de ser feito um compromisso, sendo que, acabaram apenas por retratar as caras. Gutzon Borglum faleceu em 1941, sendo que foi o seu filho Lincoln que terminou o projeto. Desde então, este monumento que atrai cerca de dois milhões de pessoas anualmente e tem estado ao cuidado dos Serviços Nacionais de Parques dos US.

Quiz


Quem são os quatro presidentes americanos esculpidos no Monumento do monte Rushmore, em Dakota do Sul?

A) George Washington, Thomas Jefferson, James Madinson e Abraham Lincoln

B) George Washington, John Adams, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln

C) George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln

D) George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Andrew Jackson

Assim, aqui temos mais uma excelente prova daquilo que o homem é capaz de fazer e construir como forma de revelar as suas crenças e ideais mais profundos, quer seja para honrar os seus antepassados ou para mostrar o quanto grandes são os seus ideais.

Uma impressionantes obra artesanal, não só por causa da sua escala imensa, mas principalmente devido ao facto que irá manter-se intocada por ainda, muitos, muitos anos, representando tudo aquilo que uma só nação conseguiu atingir em apenas 150 anos.


Rua Direita

Título: Monumento do Monte Rushmore

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 178

780 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • lori ferrarini

    27-01-2014 às 22:49:24

    magnifico estas esculturas em pedras, deveriam ser mais conhecidas e mostardas para o mundo, fantastico principalmente os artistas que esculpiram essa grande obra

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 12:23:13

    É realmente uma obra de arte muito interessante e muito conhecida também nos famosos filmes de Hollywood. O escultor Gutzon Borglum fez um trabalho excelente com este monte de granito, retratando estes quatro presidentes dos Estados Unidos da América. A ideia de escolher este monte foi de génio pelo que se nota na conclusão da sua obra. O seu texto tem uma abordagem muito directa e interessante. Dá vontade de ler mais. Parabéns!

    ¬ Responder
  • isadora

    04-03-2012 às 20:34:30

    ilario

    ¬ Responder
  • Murilo

    06-09-2011 às 00:09:27

    A alternativa C é a correta. Agora olhem o 2º e o 3º parágrafo do texto.

    "Esta obra foi iniciada a 10 de Agosto de 1927, pelo escultor Jonh Gutzon, que faleceu antes de ver o seu projecto acabado. Foi terminada mais tarde pelo filho de Jonh.
    Jonh Gutzon nasceu em Bear Lake, no estado de Idaho, nos Estados Unidos da América, a 25 de marco de 1867. Faleceu a 25 de Março de 1867."
    Como ele nasceu em 25 de março de 1867, começou uma obra em 1927 e faleceu em 1867?
    E como ele teria começado uma obra com um dia de vida?

    ¬ Responder
  • AlguemqvcnconheceAlguemqvcnconhece

    25-03-2012 às 15:13:26

    né!!!! q doideira!! agora vou ter que procurar outro site pra escrever sobre esse monumento! pq isso n faz sentidoooo! bem observado, Murilo!

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita 26-03-2012 às 11:18:19

    Numa tentativa de melhor servir os nossos usuários, a ruadireita.com está a reformular alguns textos, para corresponder à necessidade de ajudar a nossa comunidade. Estamos a abertos a sugestões para novos títulos.

    ¬ Responder
  • Lequinho

    07-05-2013 às 20:37:41

    maluco.

    ¬ Responder
  • damiãodamião

    05-11-2010 às 15:45:00

    a questão c)

    ¬ Responder

Comentários - Monumento do Monte Rushmore

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios