Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Síntese da arte Borghese

Síntese da arte Borghese

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Síntese da arte Borghese

Na Galleria Borghese podemos encontrar obras de Caravaggio, como o Rapaz com cesto de frutas, o Pequeno Baco doente, a Nossa Senhora dos escudeiros, São Jerónimo escrevendo e David com cabeça de Golias; de Sandro de Botticelli, Nossa Senhora com o menino e os anjos; Fra’ Bartolomeo, a Adoração do Menino; de Rafaello Sanzio, Dama com Unicórnio e a Deposição de Cristo; de Parmigianino, o Retrato de um homem; de Lucas Cranach, o Velho, o Corregio, Danae; de Agnolo Bronzino, o São João Batista; de Lelio Orsi, Santa Cecília e São Valeriano; de Francesco Albani, O penteado de Vénus e O triunfo de Diana; de Gian Lorenzo Bernini, Autorretrato em idade madura, Busto do cardeal Scipione Borghese, Modelo para o monumento equestre de Luís XIV, David, Rapto de Prosérpina e Neptuno com golfinho; de Peter Paul Rubens, Lamento do Cristo morto e Susana e os velhos; de Frederico Barocci, Eneias fugindo do incêndio de Troia; de Domenichino, A caça de Diana; Antonello de Messina, Retrato de um homem; de Giovanni Bellini, Nossa Senhora com o Menino; de Tiziano Vecellio, Amor sagrado e Amor profano; de Guercino, o Filho Pródigo; de Alons Berruguete, a Nossa Senhora com o Menino, São João e Santa Isabel; de Garofalo, a Conversão de São Paulo; Lorenzo Lotto, o Retrato de um cavalheiro, entre outras obras. Com esta lista de obras da Galeria Borghese conseguimos ter uma noção do espólio de Scipione.

A obra Deposição de Cristo, de Raffaello Sanzio, representa a cena da deposição com grande dramatismo. A obra divide-se em dois grupos: um que transporta o corpo de Cristo morto e o outro que ampara a Virgem Maria. Espelha-se na Nossa Senhora o sofrimento do filho.

São Jerónimo escrevendo, de Caravaggio, mostra São Jerónimo envolto num manto vermelho. Estica a mão para mergulhar a pena no tinteiro, levando o observador a deslocar o seu olhar para os livros amontoados e para a caveira. A escuridão é o pano de fundo desta obra.
A Danae, de Corregio, está sentada num baldaquino, envolvida nas cortinas. Aos seus pés, um Cupido ajuda-a a segurar o lençol para não desaproveitar a origem divina, sendo, assim, concebido Perseus.

A Galeria Borghese é um excelente local para percorrer numa visita a Roma, ainda mais para quem gosta de arte misturada com muita arte.

Daniela Vicente

Título: Síntese da arte Borghese

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

629 

Comentários - Síntese da arte Borghese

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios