Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Síntese da arte Borghese

Síntese da arte Borghese

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Síntese da arte Borghese

Na Galleria Borghese podemos encontrar obras de Caravaggio, como o Rapaz com cesto de frutas, o Pequeno Baco doente, a Nossa Senhora dos escudeiros, São Jerónimo escrevendo e David com cabeça de Golias; de Sandro de Botticelli, Nossa Senhora com o menino e os anjos; Fra’ Bartolomeo, a Adoração do Menino; de Rafaello Sanzio, Dama com Unicórnio e a Deposição de Cristo; de Parmigianino, o Retrato de um homem; de Lucas Cranach, o Velho, o Corregio, Danae; de Agnolo Bronzino, o São João Batista; de Lelio Orsi, Santa Cecília e São Valeriano; de Francesco Albani, O penteado de Vénus e O triunfo de Diana; de Gian Lorenzo Bernini, Autorretrato em idade madura, Busto do cardeal Scipione Borghese, Modelo para o monumento equestre de Luís XIV, David, Rapto de Prosérpina e Neptuno com golfinho; de Peter Paul Rubens, Lamento do Cristo morto e Susana e os velhos; de Frederico Barocci, Eneias fugindo do incêndio de Troia; de Domenichino, A caça de Diana; Antonello de Messina, Retrato de um homem; de Giovanni Bellini, Nossa Senhora com o Menino; de Tiziano Vecellio, Amor sagrado e Amor profano; de Guercino, o Filho Pródigo; de Alons Berruguete, a Nossa Senhora com o Menino, São João e Santa Isabel; de Garofalo, a Conversão de São Paulo; Lorenzo Lotto, o Retrato de um cavalheiro, entre outras obras. Com esta lista de obras da Galeria Borghese conseguimos ter uma noção do espólio de Scipione.

A obra Deposição de Cristo, de Raffaello Sanzio, representa a cena da deposição com grande dramatismo. A obra divide-se em dois grupos: um que transporta o corpo de Cristo morto e o outro que ampara a Virgem Maria. Espelha-se na Nossa Senhora o sofrimento do filho.

São Jerónimo escrevendo, de Caravaggio, mostra São Jerónimo envolto num manto vermelho. Estica a mão para mergulhar a pena no tinteiro, levando o observador a deslocar o seu olhar para os livros amontoados e para a caveira. A escuridão é o pano de fundo desta obra.
A Danae, de Corregio, está sentada num baldaquino, envolvida nas cortinas. Aos seus pés, um Cupido ajuda-a a segurar o lençol para não desaproveitar a origem divina, sendo, assim, concebido Perseus.

A Galeria Borghese é um excelente local para percorrer numa visita a Roma, ainda mais para quem gosta de arte misturada com muita arte.

Daniela Vicente

Título: Síntese da arte Borghese

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

629 

Comentários - Síntese da arte Borghese

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios