Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Velas de decoração

Velas de decoração

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Decoração
Visitas: 4
Comentários: 25
Velas de decoração

É sempre agradável entrar numa atmosfera bem cheirosa. Sobretudo quando não há muito tempo para estar em casa, convém que aquele que lá se passa seja desfrutado ao máximo, com o auxílio de pequenos confortos, como é o caso do cheirinho que mais apreciamos. Efetivamente, é cada vez mais usual aromatizar os ambientes, até porque o mercado tem apresentado uma oferta crescente de alternativas.

As velas de cheiro fazem parte deste sortido. Existindo em diversos formatos, cores e fragrâncias, elas integram já o domínio da moda e, em muitos lares, a rotina quotidiana. Há quem, chegando do trabalho, não prescinda de acender uma vela destas para relaxar, por exemplo. Contudo, o cheiro delicioso que emanam esconde, na verdade, um perigo iminente. A cera das velas contém hidrocarbonetos que, ao serem queimados, libertam dióxido de carbono, sendo que o maior ou menor poder intoxicante depende da fonte destes hidrocarbonetos.

As velas produzidas industrialmente são, geralmente, feitas à base de parafina, que é um derivado do petróleo. Deste modo, parece lógico que cheirar uma vela a abrasar com parafina é o mesmo que estar a respirar o produto de um escape de automóvel em casa… Em acréscimo, a cera a arder liberta onze toxinas, duas delas (o tolueno e o benzeno) cancerígenas. Aquela mancha preta que se forma é, exatamente, fuligem. Na prática, está-se a fumar passivamente a vela! Outro problema diz respeito ao pavio. Nalguns países, este é produzido com chumbo, uma substância venenosa que nunca chega a sair completamente do organismo, mas que rende lucros mais avultados.

Não obstante, há velas feitas com cera de abelha, e estas são 100 por cento naturais. Resultam dos favos de mel e são as mais caras do mercado. Há que salientar que têm uma duração três vezes superior às de parafina e duas relativamente às de cera de soja (recurso renovável, que liberta menos fuligem do que a parafina e possui um queimar mais lento, constituindo uma solução intermédia).

A consciência ecológica já chegou ao universo das velas! As velas “verdes”, de vegetais ou de cera de abelha estão a tornar-se mais populares entre os consumidores com preocupações pela Casa Comum. O óleo de palma, o arroz e a soja são ingredientes muito usados, tal como o algodão cru para os pavios. Trata-se de respostas menos prejudiciais (porque livres de parafina e de quaisquer minerais secundários provenientes de petroquímicos), que não exalam toxinas e não poluem o ar que se respira.

Existem velas com perfumes para todos os fins possíveis e imaginários. Os aromas podem servir como calmantes, anti-depressivos, auxiliadores da concentração, purificadores, estimulantes, descongestionantes, desinfetantes, antissépticos, analgésicos, anti-espasmódicos, etcétera. Há também quem não dispense um banho “romântico”, espalhando velas pela casa de banho. Cuidado para que alguém que lá entre não pense que se trata de um velório…!

A propósito, os egípcios até desenvolveram a aromaterapia, actualmente tão em voga. Todavia, e como foi já referido, é preciso ter cautela com as escolhas que se fazem, pois nem todas as velas de odores são uma ideia luminosa!


Maria Bijóias

Título: Velas de decoração

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 4

808 

Imagem por: Peter Becker

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 25 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    30-09-2014 às 19:28:45

    Velas coloridas e aromáticas são excelentes para decorar o lar. Gosto muito delas, mas só devem ser utilizadas para aqueles momentos bem especiais e românticos. É uma maneira de inovar e acender a chama do prazer no casal.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 18:58:06

    Acredito que o uso da vela aromática é excelente para encontros especiais. Adorei seu texto.

    ¬ Responder
  • Ana SebastiãoAna Sebastião

    09-10-2012 às 11:23:35

    Gostei deste texto e tomei-o sobretudo como uma séria advertência para os mais incautos, como é o meu caso. Verdadeiramente não tenho muito o hábito de comprar velas uma vez que elas apesar de serem bonitas e darem um perfume agradável nem sempre têm um preço apetecível, mas uma vez ou outra compro uma vela para dar um toque diferente, agradável e aromático, no entanto não fazia ideia do prejudicial que pode ser. Muito obrigada.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    08-10-2012 às 20:38:19

    sou fã número um das velas, pois são lindas e cheirosa. podem ter vários formatos e adaptar ao estilo da nossa casa. podemos deixar a nossa casa muito perfumada e bem decorada com uma conjunção de velas e adereços complementares, como pratos e castiçais.este tema é óptima e sempre que surge gosto de comentar pois tem tudo a ver comigo. para além de trazer um ambiente relaxado, tudo o que precisamos quando chegamos a casa.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    08-10-2012 às 08:59:29

    Hoje em dia as velas já fazem parte da decoração de casa, seja desde as normais, grandes, pequenas, médias, com cheiro, de variadas cores e feitios. Actualmente quase todas as famílias têm velas na decoração, seja na sala, quartos, e até à quem tenha nos WC´S, é verídico, é simplesmente uma forma de decorara a casa, e os cantos da sua em si.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    07-10-2012 às 23:49:14

    Wallace, lamento discordar com o paralelismo e comparação que faz entre as velas e os incensos. As velas, se bem escolhidas têm sempre um aroma mais tranquilo e menos intenso do que os cheiros dos incensos que são sempre muito activos o que os torna enjoativos. Naturalmente que existem velas cujo aroma não é agradável, mas na panóplia da escolha, as velas são sempre menos intensas no que diz respeito aos aromas.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    06-10-2012 às 17:13:29

    Uma vez fui comprar velas de decoração, e fiquei surpresa que no estabelecimento onde fui,tinha uma variedade de mais de mil velas de vários tamanhos,cores com cheiro ou sem cheiro.Fiquei extremamente encantada.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    06-10-2012 às 02:15:20

    Amo velas.Acho que elas deixam qualquer lugar mais romântico e delicado.Além do que se elas tiverem algum roma,deixam o ambiente todo cheirosinho.Tem coisa melhor do que conciliar beleza com utilidade?Acredito que não.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    01-10-2012 às 21:39:45

    As velas de decoração são muito utilizadas atualmente para a decoração de festas e casamentos.Claro que dependendo da festa, não combina muito fcar usando velas, mas se for uma festa requintada com pessoas mais maduras, com certeza as velas dão um charme todo especial na decoração.E nas festas de casamento, a presença das velas combina com o clima de romantismo que se propõe a criar embalando o amor do casal recém unido.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    30-09-2012 às 22:58:54

    É de facto incrível os diferentes ambientes que velas podem criar. Com a enorme variedade de modelos diferentes que temos ao nosso dispor, basta apenas escolher o que se enquadra mais no nosso estado de espírito e desfrutar de um ótimo momento.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    28-09-2012 às 17:08:02

    Numa casa existem diversos utensílios de decoração. Eles são o maior cartão-postal da casa e descrevem um pouco sobre você. Por isso, é importante as escolhas que você faz para deixá-lo com a sua cara, com seu estilo. Um desses utensílios são as velas decorativas, elas transmitem uma sensação muito boa e tem até aquelas que exalam um cheiro, um aroma fascinante. Acredito que podemos incluí-lo sim em nossa casa, principalmente no quarto. Fica dica!

    ¬ Responder
  • Cristina SousaCristina Sousa

    28-09-2012 às 14:35:35

    Aprecio muito para a decoração natalícia as velas vermelhas. O efeito final das velas acessas com a demais decoração é muito bonita, e, na minha opinião, torna os momentos em que nos encontramos a usufruir da decoração, momentos especiais. Também, considero momentos muito especiais o jantar à luz das velas, tanto para os pares românticos, como para os jantares em família ou de amigos. Acho que uma simples vela acessa transforma qualquer ambiente.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    27-09-2012 às 13:37:30

    Concordo com os comentários dos autores acerca das velas pois quase todos são unânimes no gosto por velas, seus aromas e perfume.è evidente que dão ao ambiente um ar mais calmo e acessível a um recolhimento interior, paz ou simplesmente relax.Para não falar da luz que inspira e eleva o pensamento!

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    26-09-2012 às 12:46:57

    Bom dia Maria Bijóias, tudo bem? Seu texto ficou muito bom, falando do mercado crescente de velas tanto na oferta como na demanda, e dos tipos de cores e perfumes que podem ser encontrados, satisfazendo todos os gostos. Eu particularmente sou apaixonado por incensos, mas não posso negar que as velas possuem seu charme, pois são bonitas e podem ser encontradas no mercado com vários tipos de personalização. Até mais!

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    26-09-2012 às 12:46:48

    Bom dia Maria Bijóias, tudo bem? Seu texto ficou muito bom, falando do mercado crescente de velas tanto na oferta como na demanda, e dos tipos de cores e perfumes que podem ser encontrados, satisfazendo todos os gostos. Eu particularmente sou apaixonado por incensos, mas não posso negar que as velas possuem seu charme, pois são bonitas e podem ser encontradas no mercado com vários tipos de personalização. Até mais!

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    26-09-2012 às 00:58:29

    Conheço pessoas que são fanáticas por velas de decoração, compram aos montes e tem de todos os tipos na sua casa, eu não sou muito entusiasta das velas, acho o odor não muito agradável, meio enjoativo,porém as vezes é legal voce acender uma vela que possua um cheiro mais suave, mas nao deixar por muito tempo aceso, pois é perigoso também, tem pessoas que deixam as velas acesas até acabarem por completo

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    25-09-2012 às 14:56:42

    As velas sáo elementos decorativos tal como outros.A diferença é que as velas ajudam a iluminar e dão paz e calma aos ambientes, seja sala ou quarto de dormir.Podem ser usadas como desinfetantes ou alterar cheiros nas casas , escritórios e grejas.A função de iluminar, acalmar e decorar são as suas características principais.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    24-09-2012 às 06:46:02

    Não gosto muito de velas para decoração, somente em momentos especiais e inesquecíveis como um jantar a dois. Existem aquelas velas que vem com um aroma agradável e deixam o ambiente mais harmonioso e cheiroso, porém, não é a minha preferência e fico admirada com aquelas pessoas que apreciam e colocam em sua casa. Comigo, não funciona de forma alguma. Tem de todo tipo, todas as cores, com cheiro, sem cheiro, grandes, pequenos, enfim, diversos.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    24-09-2012 às 01:57:37

    As velas podem passar diversos sentidos em um ambiente, seja ele religioso decorativo ou até em casos realmente necessários, momentos de quedas de energias. Mas, particularmente gosto bastante daquelas que possuem aromas, acho muito legal perfumar o local com esses cheiros agradáveis, além de passar uma sensação de tranquilidade. Em casos de visitas é uma ótima opção para impressionar as pessoas e mostrar a hospitalidade. Ótimo texto e muito obrigado pelas dicas! Boa escrita Maria.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    22-09-2012 às 16:49:23

    Adoro velas de decoração e mantenho bastantes, tanto no quarto como no escritório e corredor. Na verdade, tenho pelo menos uma em cada espaços da casa. Estão sempre a sair para o mercado velas com novos designs, pelo que quando me canso de determinada vela decorativa queimo-a, o que é ótimo porque são também aromáticas e ideais para relaxar, para colocar ao lado da banheira num banho de imersão ou até para estudar, pelo aroma.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    22-09-2012 às 16:02:23

    Velas são delicadas,perfumadas e coloridas.Isso é, nem todas possuem essas três qualidades,mas como se trata de velas de decoração então é essencial que possuam essas características.As velas que possuem fitinhas amarradas geralmente são as mais bonitas.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    22-09-2012 às 10:42:33

    Seja porque motivo for, as velas numa casa são sempre importantes. Quer sejam para criar um ambiente diferente e intimista, quer sejam para dar cheiro ou simplesmente para deixá-la para decoração, as velas são elementos fundamentais. Muitas pessoas não sabem mas as velas podem ser feitas em casa com cheiro e cor cores diferentes. Assim não há motivo para não as ter como decoração na sua casa.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    21-09-2012 às 20:25:40

    Umas velas decorativas é dar um brilho à casa, muitas pessoas metem as velas na decoração por vários motivos, umas pelos motivos de igreja, outras por razões de decoração geral, mas simplesmente ficam maravilhosas na decoração. Eu gosto muito de ver, ou talvez quem não gosta?...

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    21-09-2012 às 16:45:36

    Eu pessoalmente gosto muito de usar velas na decoração da sala. Além de darem um ambiente mais calmo ajudam à reflexão e ao relaxamento após um dia de trabalho.Por isso há quem use e abuse de velas, de todas as cores , feitios e cheiros.Cada uma pode ter um significado diferente, de acordo com o estado de espírito e e ma mente.Além disso servem de iluminação a todos os níveis.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 21:50:32

    velas de decoração são um óptimo adereço para a casa, que têm uma dupla função: aromática e decorativa. há várias cores e formas, o que torna mais tentador englobar na nossa casa. eu já cheguei a fazer velas de forma artesanal e é muito simples. contudo ficou horrível, uma vela daquelas que ninguém merece ter em casa. abusei no óleo para retirar a vela da forma. parabéns pelo seu tema.

    ¬ Responder

Comentários - Velas de decoração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.