Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A importância das vitaminas no combate à fadiga

A importância das vitaminas no combate à fadiga

Categoria: Saúde
Visitas: 14
Comentários: 5
A importância das vitaminas no combate à fadiga

Hoje em dia a fadiga e o esgotamento intelectual é considerado um fenómeno social. A acumulação do trabalho profissional, o desejo de sucesso, a família, a escola provocam um estado de cansaço algo difícil de vencer no quotidiano.

É das principais causas de consultas médicas e de procura de outras terapias para o seu tratamento.
Atinge homens, mulheres e crianças , sendo as suas reacções as mais diversas .A sua ambiguidade é boa e má, isto porque alerta o indivíduo de que está ameaçado pele esgotamento e deve repousar urgentemente. Por outro lado, mostra a necessidade de se tratarem os seus sintomas.

O problema da fadiga torna-se então a própria doença e as causas facilmente curáveis. No entanto quando é em excesso pode provocar emagrecimento, febre, perda de apetite, dores musculares, ansiedade e alterações de comportamento.

Quando o cansaço associa uma fadiga física e muscular a uma fadiga nervosa , com insónias e ansiedade, torna-se necessário tomar precauções e incluir vitaminas e fortificantes, sais minerais e oligoelementos. A alimentação também tem um papel importante neste processo de cura.

Deste modo, algumas substâncias agem a nível físico e outras a nível psíquico. A maior parte das vitaminas é importante na luta contra a fadiga, em especial a vitamina B1, que na sua carência provoca cansaço, fraqueza muscular, depressão e perda de memória.

A ausência de vitamina B6, provoca perturbações nervosas, a B12 é necessária à manutenção dos neurónios, a vitamina C aumenta as defesas do sistema imunológico e a vitamina E possui uma acção antioxidante.

As carências de vitaminas sempre provocaram doenças desde há muito tempo, assim como os alimentos e frutos que não estão frescos. São exemplos o escorbuto que atingiu os navegadores nos descobrimentos por falta de vegetais e frutos frescos.

O cálcio, magnésio, ferro e fósforo devem estar presentes em quantidade suficiente no organismo.
Por outro lado se faltar o enxofre, selénio e cobre também faltam as energias.

O cálcio tem um papel fundamental nos músculos e na diminuição das faculdades intelectuais. O magnésio é indispensável para o sistema nervoso, tal como o fósforo para o funcionamento das células cerebrais. Assim, não deixe que eles faltem na sua alimentação diária pois são muito importantes para combater a fadiga.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A importância das vitaminas no combate à fadiga

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 14

794 

Imagem por: Denise Cross

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 21:33:32

    para combater a fadiga procure ter uma boa dieta. é importante gerir o stress. ingira proteína, cerca de 70 gramas por dia. tome cerca de 1000 mg por dia de vitamina C, fundamental para gerir o stress, e ginseng siberiano, 100 mg duas vezes ao dia. ajuda o corpo a lidar com o stress. as hormonas demoram cerca de 2 semanas a reajustarem-se. tem de defender-se do stress. eliminá-lo da sua vida.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 21:26:52

    acorda cansada de manhã, mesmo que tenha dormido bem, ganhou gordura abdominal, tem desejos de comida salgada, sente-se impaciente e facilmente se irrita, falta de apetite sexual são algumas causas para a fadiga adrenal. pode fazê-lo sentir-se dez anos mais velho. a glândula suprarrenal é a responsável por este problemas. produz importantes hormonas, como a testosterona, a adrenalina, cortisol e aldosterona. liberta muitas hormonas. o corpo não consegue responder quando temos fadiga adrenal.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 20:31:46

    muitas pessoas não sabem mas os analgésicos podem causar fadigas. têm incidência em cerca de 10% da população. pode usar hortelã-pimenta como aromaterapia. coloque algumas gotas deste aroma numa toalha e depois ponha esta atrás do pescoço. faça uma massagem para relaxar os músculos. assim, evita tomar os analgésicos. sem dor sem analgésicos. espero que tenha dado boas sugestões.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEduardo

    11-02-2012 às 11:38:25

    @Simone
    também gostaria de saber

    ¬ Responder
  • SimoneSimone

    20-01-2011 às 19:25:41

    Qual polivitaminico devo tomar para cansaço, fadiga e falta de memoria

    ¬ Responder

Comentários - A importância das vitaminas no combate à fadiga

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Habitação – Evolução qualidade/Preço

Ler próximo texto...

Tema: Alojamento
Habitação – Evolução qualidade/Preço\"Rua
Hoje vivemos dias muito complicados do ponto de vista económico, uma vez que a nossa sociedade moderna consumista tem acarretado para as famílias a triste ideia de que temos que possuir tudo o que existe para ser possuído.

Relativamente ao assunto especifico da habitação, com o passar dos tempos, as pessoas têm adquirido as suas casas em função do que há no mercado, e este mercado tem evoluído de uma forma perigosa em termos de custos; o que quero dizer com isto, é que há vinte anos atrás, encontrávamos apartamentos no mercado, e tenho por base um apartamento T3 que tinha 3 quartos conforme a tipologia descrita, naquele tempo uma cada de banho, uma sala de estar/jantar conjunta e talvez uma varanda, hoje o mesmo apartamento terá os três quartos, a sala, duas casas de banho das quais uma poderá estar num dos quartos a que passou a chamar-se suite, este apartamento hoje, tem forçosamente que ter pré instalação para aquecimento central, lareira com recuperador de calor, e muito provavelmente aspiração central, ou pelo menos a pré instalação… Assim, quem compra um apartamento hoje, apesar das dimensões de cada divisão estarem diminuídas, o preço foi muito incrementado pelos extras, e depois há ainda que adquirir uma caldeira para fazer funcionar a tal pré-instalação de aquecimento central, os radiadores porque sem eles o dito não funciona, naturalmente o trabalho do técnico… há ainda que adquirir em muitos casos o aspirador propriamente dito para fazer funcionar a aspiração central, e algumas coisas mais, acessórios dos quais, antes não tínhamos necessidade.

Não quero dizer com isto, que estes equipamentos não são úteis, são, mas e aquelas pessoas que compraram os seus apartamentos há uns tempos, cujos espaços não dispunham destas “modernices” como viveram? Como vivem hoje? Provavelmente aqueles que tiveram disponibilidade económica para isso, colocaram nas suas habitações, aquilo que julgaram necessário, não colocaram aquilo que não lhes é útil de todo, por outro lado aqueles que não tiveram disponibilidade económica vivem sem os equipamentos em questão, ou colocam um equipamento à dimensão das suas possibilidades. O real problema é que os referidos equipamentos valorizaram muito mais as habitações em termos de preço de compra do que o valor real dos mesmos, e as pessoas, estão apagar vinte ou trinta anos, para não dizer mais, um bom valor acima do que pagariam sem estas coisas, além disso comprariam aquilo que quisessem e pudessem.

Para além do exposto, a qualidade de construção e acabamentos não melhorou, antes pelo contrário. Hoje o valor das casas está a decair rapidamente, e as pessoas em geral vivem em casas cujos valores atuais de mercado são muito inferiores ao que estarão a pagar durante muito tempo…

Naturalmente o mercado poderá mudar, mas não é esse o caminho que parece seguir.

Pesquisar mais textos:

Ana Sebastião

Título:Habitação – Evolução qualidade/Preço

Autor:Ana Sebastião(todos os textos)

Imagem por: Denise Cross

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    21-04-2014 às 17:09:01

    A compra seja de apartamento ou casa estão mais caras e nem sempre oferecem serviços como mostram na divulgação. Não é bom financiar, pois custará o dobro. Realmente, o melhor a fazer é buscar preços que têm condições de pagar ou aderir a um consórcio.

    ¬ Responder
  • Sofia Nunes 13-09-2012 às 17:07:44

    Na minha opinião e de acordo com o que tenho observado, a relação qualidade/preço das habitações está a melhorar. E isso não é necessariamente bom, uma vez que é resultado da crise económica. Como refere, o valor das casas está a descer, pelo que se pode comprar uma vivenda pelo preço que há uns anos era de um apartamento. O problema é que, apesar de as casas estarem mais baratas, os compradores não têm dinheiro.

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios