Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Espelho, um toque mágico na decoração

Espelho, um toque mágico na decoração

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Decoração
Visitas: 4
Comentários: 36
Espelho, um toque mágico na decoração

Os primeiros espelhos foram feitos no Egito, com metais polidos com areia e pedras. Somente no final do século XII, em Veneza, foi descoberta uma técnica que produziu peças semelhantes as que temos hoje, com vidro coberto por uma fina camada metálica refletora. Graças a seu brilho, os espelhos foram considerados verdadeiras joias.

Nos dias de hoje, os espelhos são o centro das atenções em qualquer casa. São um elemento que tem ganho protagonismo no mundo da decoração, pois são uma escolha simples e eficaz para embelezar uma casa. Quando bem escolhidos, os espelhos são um trunfo poderoso na decoração.

Posicionados com técnica, ampliam espaços, duplicam a iluminação, criam efeitos.
O espelho pode ser utilizado em quase todas as áreas de uma casa, e em todos os ambientes, podendo nuns casos ser um aliado numa questão estética, e noutros ser considerado essencial. Deixou de cumprir apenas sua função de refletir quando necessário, para ser um aliado na decoração, ocupando posição de destaque.

Se for bem colocado, um espelho pode fazer maravilhas numa sala de tamanho reduzido, já que dá uma sensação de aumento de espaço. Num hall de entrada, pode servir para dar um último retoque na toilette antes de sair para o trabalho, para embelezar o local e ainda agradar às visitas. Em qualquer outro espaço, pode servir para refletir um canto especial, conferindo muito charme.

Se tem um corredor curto e deseja aumentar, o ideal é colocar um espelho numa das pontas. Pelo contrário, se o que deseja é alargar um corredor estreito, o truque é colocar espelhos nas paredes.

Um espelho colocado atrás de um castiçal refletirá a luz de vela e dará ambiente a um espaço.

Um espelho pode servir para refletir uma bonita paisagem externa, fazendo com que a mesma se integre com o ambiente interior.

Colocar um espelho no fundo de uma prateleira de um móvel onde estejam colocados objetos coloridos ou garrafas decorativas fará com que a visão dos mesmos seja duplicada.

Além disso, se colocado num local onde a luz natural é menos intensa ou em ambientes onde prevalecem as cores escuras, um espelho aumenta a claridade.

Qualquer que seja o seu intuito, os espelhos que venha a escolher, devem ser sempre de boa qualidade, e quanto mais liso melhor, pois não irá pesar o ambiente.


Catarina Bandeira

Título: Espelho, um toque mágico na decoração

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 4

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 36 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    30-09-2014 às 19:19:27

    Gosto muito de usar o espelho para decoração do lar. Para o quarto do casal é excelente e pode fazer lindas combinações de cores e móveis. Realmente, o espelho dá um toque mágico na decoração.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 18:56:58

    Adoro ambientes com decorações espelhados, acho bem elegante e realmente, dá um toque especial. Muito bom seu texto, obrigada!

    ¬ Responder
  • Ana SebastiãoAna Sebastião

    09-10-2012 às 11:14:26

    Sem dúvida o espelho é um excelente aliado na ampliação do espaço ou na propagação da luz. Lembro-me desde criança de ver colocar as velas junto a um espelho quando faltava a luz, uma vez que duplicava a luminosidade. Nessas ocasiões a própria sala onde estavam colocadas parecia maior pelo facto de lá ter sido colocado o espelho. Gostei também do ponto de vista histórico do texto uma vez que desconhecia a origem do espelho.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    08-10-2012 às 20:34:56

    a conjunção espelho e decoração, é uma óptima conjunção. para além de preencher as paredes, também tem a função de mostrar se ficamos bem ou não com aquele roupa. têm várias formas e formatos e alguns mesmo muito loucos, como por exemplo em forma de sol com raios de bronze a culminar em pequenos espelhos.este foi sem dúvida o mais original que eu já vi. também já vi espelhos com molduras citadinas.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    08-10-2012 às 19:17:26

    o espelho, talvez o objecto decorativo mais procurado pelo habitante, dando aquele toque de vaidade, sempre que se entra ou sai de casa, sempre existe a tendência de o olhar, caso esteja na entrada. Também usado indispensavelmente nas casas de banho, também no corredor é frequentemente usado, dando um toque diferente à casa em si.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    07-10-2012 às 23:53:18

    Há uns anos atrás e numa exposição de mobiliário, um decorador apresentou uma panóplia de artigos mobiliários onde predominavam os espelhos. Uma das peças mais bonitas, era uma mesa de apoio (para sala) cujo tampo era composto por vários pedaços de espelhos que parecia um verdadeiro puzzle. Primava pela originalidade porque os espelhos eram diferentes: uns baços, outros amarelecidos pelo tempo entre outros.

    ¬ Responder
  • Patrícia CarvalhoPatrícia Carvalho

    07-10-2012 às 12:57:49

    Sem dúvida, concordo plenamente! No entanto, há que ter cuidado na aplicação, aplicá-los com "técnica", como focou. Um espelho mal aplicado pode dar um loop infinido de imagens re-reflectidas que se torna confuso ao olho humano...

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    06-10-2012 às 02:09:49

    Espelhos são responsáveis por dar um ar mais refinado a qualquer ambiente.São capazes de iluminar o ambiente mais frio.São simplesmente maravilhosos desde que bem usados.Ou seja,desde que seja esquematizado um lugar para eles num projeto de decoração.

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    03-10-2012 às 22:12:25

    Entrei em um banheiro essa semana que não acreditei. O tamanho era completamente diferente do real, já que espelhos conferem um ar de profundidade aos cômodos. Que incrível o efeito. Adoro colunas espelhadas e espelhos que cubram quase a parede inteira.Lembro dos ensaios no salão de ballet e como eram lindos, assim como os espelhos de academias. =)Também gosto daqueles com molduras modernas e psicodélicas.Enfim, são todos lindos!

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    02-10-2012 às 20:35:47

    Boa Tarde Catarina Bandeira! Fico muito impressionado com a quantidade de conhecimento que podemos adquirir passando alguns minutos do nosso dia visualizando as publicações contidas aqui. Achei incrível seu texto, abordou vários aspectos interessantes sobre os espelhos e as formas nas quais podemos utilizá-los para decorar nossas casas, certamente irei pesquisar mais sobre o mesmo. Continue sempre colaborando para que o conhecimento seja propagado. Um Abraço e Boa Tarde!

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    01-10-2012 às 21:29:48

    Espelhos existem dos mais variados tamanhos, desenhos e formatos porém escolher o espelho que vai cair como uma luva na decoração de seu ambiente não é uma tarefa tão simples.Dependendo do ambiente e da posição, tamanho e colocação do espelho, pode se criar um ambiente desagradável em vez de agradável.Por isso é sempre importante se possível, consultar um profissional de decoração que saberá exatamente qual a quantidade exata de espelhos que o ambiente deverá ter.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    30-09-2012 às 22:58:27

    De facto a minha casa nova tem dimensões reduzidas e mesmo com toda a arrumação bem optimizada, não deixa de ser pequena. Graças á colocação estratégica de espelhos, consegui aumentar a noção de espeço e a própria luminosidade interior. É efetivamente uma diferença enorme.

    ¬ Responder
  • Cristina SousaCristina Sousa

    30-09-2012 às 20:38:30

    No programa "Querido, mudei a casa" passado hoje no canal Sic Mulher, a remodelação da casa de banho foi prova que um espelho dá um toque mágico na decoração. O espelho colocado na parede dá amplitude à casa de banho. Foi uma excelente opção e um bom trabalho do profissional que idealizou. E de facto, o resultado final da decoração desta casa de banho, na minha opinião, foi um sucesso.

    ¬ Responder
  • Luís da CostaLuís da Costa

    29-09-2012 às 18:25:49

    Excelente texto sobre a utilização de espelhos. Foca as utilizações essenciais de um espelho, os seus efeitos e benefícios. Embora não sendo do âmbito deste texto, e tendo mais a ver com Feng Shui, dizem os entendidos que não se devem colocar espelhos em frente à porta de entrada de una casa para não atraís más energias e reflectir as boas para o exterior. Bom texto.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    28-09-2012 às 06:12:13

    Muitos não apreciam os espelhos na decoração porque se estranham com ele. Ou por questão de aparência ou porque simplesmente acha que as pessoas irão se sentir constrangidas em se debaterem com um. Mas acho super chique os espelhos fazerem parte de sua cozinha, banheiros, quartos, salas e onde houver imaginação para tal, eles ficam lindos e compõem para um ambiente radiante. Eu adoro me olhar, então, quem que não gosta? Muito bom seu texto.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    28-09-2012 às 06:11:19

    Espelho, espelhos...são excelentes para compor a decoração da casa. Seja ele na sala, na cozinha, no banheiro, no quarto, eles ficam bem em qualquer lugar da casa. É bom verificar antes de colocá-lo, os lugares que deixariam eles mais elegantes e sofisticados. Um bom profissional no ramo pode ajudar bastante e contribuir para que eles fiquem muito bonitos. Certa vez fui para um casamento onde havia muitos espelhos e achei bonito a decoração que fizeram.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    28-09-2012 às 06:11:00

    Espelho, espelhos...são excelentes para compor a decoração da casa. Seja ele na sala, na cozinha, no banheiro, no quarto, eles ficam bem em qualquer lugar da casa. É bom verificar antes de colocá-lo, os lugares que deixariam eles mais elegantes e sofisticados. Um bom profissional no ramo pode ajudar bastante e contribuir para que eles fiquem muito bonitos. Certa vez fui para um casamento onde havia muitos espelhos e achei bonito a decoração que fizeram.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    28-09-2012 às 06:10:10

    Sempre achei uma casa com espelhos um lugar bem moderno e bem alto astral. Eles animam o ambiente e quando chega uma visita então, nem se fala. Todos querem dar uma olhadinha neles e eles acabam sendo a sensação da casa. É um caro esse tipo de decoração, temos aí um custo bem elevado se quisermos colocá-lo em alguns lugares da casa. Mas vale a pena porque realmente confesso que acho chique! Adorei o texto.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    28-09-2012 às 06:09:07

    Muitos não apreciam os espelhos na decoração porque se estranham com ele. Ou por questão de aparência ou porque simplesmente acha que as pessoas irão se sentir constrangidas em se debaterem com um. Mas acho super chique os espelhos fazerem parte de sua cozinha, banheiros, quartos, salas e onde houver imaginação para tal, eles ficam lindos e compõem para um ambiente radiante. Eu adoro me olhar, então, quem que não gosta? Muito bom seu texto.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    26-09-2012 às 03:06:05

    Espelhos são maravilhosos!Deixam qualquer ambiente mais sofisticado e até mesmo iluminado.Quem quiser dar um ar de sofisticação ou quiser iluminar um ambiente,basta colocar um espelho ou alguns espelhos no local.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    26-09-2012 às 00:49:10

    Parabéns a autora pelo artigo, os espelhos sempre foram fascinantes e um ambiente espelhado dá um luxo e glamour incríveis,os narcisistas principalmente amam espelhos para poderem ficar se admirando,tem lojas em shoppings que abusam dos espelhos e sem dúvida ficam muito mais chamativas para os clientes, apenas tomem o cuidado de não quebrar os espelhos pois pode dar azar de 7 anos

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    24-09-2012 às 11:16:54

    Olá autora Catarina Bandeira, tudo bem com você? Espelhos são objetos indispensáveis em certos ambientes, não é verdade? Eles e os vidros têm o poder de deixar qualquer lugar muito mais belo e moderno. Quando eles são colocados estrategicamente, podem deixar o ambiente muito mais sofisticado, ainda mais quando estes objetos vêm com forma inovadores e diferentes. Parabéns pelas suas dicas e pelo texto apresentado, gostei bastante. Fico à espera por novidades, obrigada e ateh.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    24-09-2012 às 06:37:57

    Os espelhos são realmente mágicos. Eles dão um toque especial em qualquer lugar da casa, principalmnente nos quartos e na cozinha. Fazer deles o seu aliado faz toda a diferença, pois eles mudam e deixam o ambiente mais moderno e fashion. Sem contar que as pessoas que irão visitar sua casa com esse tipo de decoração vão ficar encantados com tudo. A escolha dos locais é muito importante, então consulte primeiramente pessoa especializada no assunto.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    24-09-2012 às 01:24:07

    Olá Catarina! Muito interessante o seu texto. Os espelhos realmente dão um ar exótico na decoração e podem fazer uma diferença muito legal. Concordo com o Wallace e gostei bastante dessa dica: “Se tem um corredor curto e deseja aumentar, o ideal é colocar um espelho numa das pontas. Pelo contrário, se o que deseja é alargar um corredor estreito, o truque é colocar espelhos nas paredes”. Parabéns pelo seu texto e muito sucesso. Obrigado!

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    22-09-2012 às 21:19:51

    a casa está cada vez mais na moda, pois a pessoa gosta de apresentar uma casa bonita e que se identifique com ela. o espelho é e pode ser uma solução para completar as paredes das nossa casas. têm vários formatos.os quadros cada vez mais fazem concorrência. contudo, já vi uma combinação de espelhos, pintura e fotografia. estava fantástico. é uma opção a copiar. esta combinação está acessível a todos, mais perto do que imaginam.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    22-09-2012 às 16:37:01

    Fala sobre um artigo de decoração muitas vezes negligenciado, porque visto apenas pelo ponto de vista da utilidade. E de facto é um objecto muito útil, servindo, para além da finalidade evidente e principal de nos devolver o nosso reflexo, para aumentar o espaço de uma divisão, como refere. Os espelhos não devem estar, assim, presentes apenas nos quartos e casas de banho, servindo também para embelezar corredores e salas. Aprecio particularmente este objecto decorativo.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    22-09-2012 às 15:44:43

    Espelhos são verdadeiros coringas da decoração.Uma casa decorada com espelhos,é uma casa iluminada e bem bonita.Quando usados com uma boa moldura,podem ficar tão atraentes quanto quadros.Basta fazer uma boa escolha.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    22-09-2012 às 10:17:21

    Sou suspeita pois adoro as decorações com espelhos. Além de serem apontamentos de decoração com um charme inigualável, se bem escolhidos e posicionados, conseguem verdadeiros milagres como criar dimensão e espaço a uma casa.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    21-09-2012 às 19:06:46

    Olá Catarina Bandeira, tudo bem? Espelhos e vidros deixam todo e qualquer ambiente muito mais bonito e moderno. São lindos quando posicionados de forma correta, e quando tem acabamentos bem elaborados e complexos. Interessante a ideia proposta no texto de aumentar um corredor apertado com espelhos, dando ilusão de alargamento. O truque com luzes e imagens pode muito bem ser aproveitado, de fato, proporcionando efeitos incríveis.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    21-09-2012 às 16:39:28

    Os espelhos favorecem muito a decoração dos aposentos. É claro que sim. quem é que não gosta de se observar ao espelho ou simplesmente olhar para ele ,como um foco de luz ampliada no aposento.Há quem os coloque em todo o lado, no hal de entrada, na sala, na casa de banho, no quarto. e, ficam bem em odo o lado. Colocados de certa forma aumentam a visibilidade e amplitude do ambiente.

    ¬ Responder
  • CristianeCristiane

    18-01-2011 às 13:50:15

    Olá, gostaria de receber uma dica sobre espelhos. Tenho um corredor de 6m de comprimento e 1 de largura será que iria ficar bem colocá-lo no final deste, já que não tem muita claridade? Obrigada se for atendida!

    ¬ Responder
  • jaquelinejaqueline

    02-05-2010 às 00:20:54

    Como utilizar um espelho em um apartamento pq,onde a sala é conjgada com a cozinha divida por um vidro(estilo casa americana)

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãokatia

    01-03-2010 às 02:18:47

    oi!!! como posso ver a sua resposta? sobre as dicas que te pedi.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãokatia

    28-02-2010 às 05:44:25

    oi!! gostaria de colocar um espelho acima do sofa,que fica de frente a entrada da porta principal da sala.me de uma dica,coloco com moldura grossa ou fina ou sem moldura?
    pensei colocar com moldura bem grossa e um espelho bem grande,tipo 1m50cmmx90cm.oque vc acha?por favor me de uma dica.obrigada.

    ¬ Responder
  • Kátia RodriguesKátia Rodrigues

    20-09-2009 às 22:57:16

    gostaria de saber se é bom colocar espelho no "pé" da escada, que sobre para os quartos. No caso o espelho ficaria ao lado da porta de entrada, dentro da sala de estar, no lado lado direito de quem entrar. A parede em frente é clara. Penso em colocar um aparador sob o espelho.
    Aguardo sua orientação para harmonizar meu lar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoIvete

    18-08-2009 às 14:30:24

    Olá Catarina,
    Adoro espelho, em minha casa tenho um monte deles que nem sei onde os
    colocar..
    Gostei das suas dicas..Valeu!!

    ¬ Responder

Comentários - Espelho, um toque mágico na decoração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.