Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Quebre a pedra.. nos rins!

Quebre a pedra.. nos rins!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 4
Comentários: 9
Quebre a pedra.. nos rins!

A litíase renal, vulgo pedra nos rins, representa um problema que poderá vir a afetar cerca de 12% da população mundial. A formação de cálculos (pedras) nos rins é descrita e registada desde tempos imemoriais por médicos que, há cerca de 4000 anos antes de Cristo, já referiam episódios da grave afeção. Durante o século XX, e após o período de depressão económica que se sucedeu à Segunda Guerra Mundial – em que alimentos como carne ou peixe se encontravam racionados –, o número de casos desceu consideravelmente, constatação que parece apontar para uma relação direta do número menor de casos com um menor consumo proteico.

A litíase pode ter origem em diversos fatores, como o sexo (os homens são mais afetados), a raça (a população branca regista maior incidência destes casos), a idade (o problema surge com maior frequência na terceira ou na quarta década de vida), alterações metabólicas, presença de infeções urinárias e tipo de alimentação (o consumo excessivo de sal, cálcio, proteínas e bebidas gaseificadas parece contribuir decisivamente para um aumento dos casos).

Os sintomas incluem cólicas que podem variar de intensidade, entre o quase impercetível e dores agudas fortíssimas, que têm início na região lombar e que gradualmente se propagam até à zona ilíaca; pode também ocorrer hematúria (presença de sangue na urina), bem como vómitos, náuseas e agitação (normalmente associadas à violência das cólicas). O diagnósttico correto deverá ser efeito com recurso a exames de radiodiagnóstico (um RX), a ecografias abdominais e à análise direta da urina. A doença deve ser tratada rapidamente, sob pena de, em casos mais severos, provocar obstrução urinária e pedra consequente do rim.

Para evitar maiores probabilidades da incidência desta doença, deve-se ingerir muita água (2-3 litros), evitar comer-se carne vermelha (cujo teor proteico é dos mais elevados), tomar-se chás específicos (como o célebre quebra-pedra) – apenas em casos já diagnosticados e evitar o consumo de sal e de bebidas gaseificadas.

Quando a doença já se declarou, o seu médico poderá optar, consoante a especificidade do seu caso, por iniciar um tratamento tendo por base a aplicação de ondas eletromagnéticas (método não invasivo que fragmenta a pedra através de ondas que se concentram em torno do rim afetado) ou de raios laser (método apenas utilizado quando os doentes apresentam outras complicações de saúde, como a hipertensão arterial), ou, ainda, uma cirurgia convencional, em que o médico remove completa e diretamente a pedra.

Já sabe: se nunca «experimentou» uma crise, não espere para ver como é. Previna-se, seguindo, acima de tudo, uma alimentação saudável e bem regada (com água, de preferência)!


Isabel Rodrigues

Título: Quebre a pedra.. nos rins!

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 4

779 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    15-07-2014 às 23:36:10

    Muitas pessoas sofrem de pedra nos rins. Por vezes, tentam ir ao médico para ver como seguir um bom tratamento a fim de tirá-lo. Sempre é bom beber bastante água, isso evitará muito dores indesejáveis e problemas futuros.

    ¬ Responder
  • SORAIASORAIA

    15-05-2012 às 19:26:45

    eu tenho pedra nos rins eu gostaria de saber como eu posso tirar essas pedras porque eu nao aguento mais de tanta dor. ja fazer uns 2anos , eu não tinha, acho que foi devido tomar suplementos , o que eu faço me ajuda ...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocristina aparecida

    23-02-2012 às 00:05:14

    EU TENHO CALCULO RENAL E AS MINHAS CRISES SAO COM MUITA FREQUENCIA E DORES ORIVEIS.MEUS BRASOS VIVEN FURADOS MEU ESTOMAGO JA ESTA PREJUTICADO NAO SEI OQUE FAZER

    ¬ Responder
  • paulo roberto

    06-02-2012 às 14:30:46

    jesus me curou de pedra no rim ,voce cre.

    ¬ Responder
  • ricardoricardo

    21-06-2012 às 22:53:16

    claro k sim deus tem poder para tudo !!!

    ¬ Responder
  • RodrigoRodrigo

    31-05-2011 às 13:26:07

    Tenho calculo a de 8 anos, fiz varias vezes LECO, foram de grande valia, porem nao estão mais surgindo efeito, agora vou fazer uma PERCUTANEA, eh o unico jeito de tira-la.

    mas tomei varios remedios q ajudaram a diminuir meus calculo tais como: NQI, ROVATINEX, DISSOL,HIDROXIDO DE POTASSIO.. entre "n" chás...

    uma dica.. previna-se.. eh o melhor remedio... foi o q eu nao fiz!!! diminua condimentos, catchup eh o pior!!! sal, carne vermelha, refrigerante.. enfim produtos industrializados!!




    daki 3 semanas conto como foi a cirurgia!

    abraço.

    ¬ Responder
  • Marisa TerezinhaMarisa Terezinha

    29-12-2010 às 15:03:46

    Meu neto tem 13 anos e tem problema de rim,o médico disse que o organismo dele é um reprodutor de pedras e tbém estava com sangue na urina,a médica passou a dieta tirando carne e seus derivados,refrigerantes,enlatados,presunto,sal.Meu neto não sente dor nenhuma,ele tem esse problema desde os 5 anos de idade.envie uma resposta em meu e-mail.Obrigada

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoÉter

    24-03-2010 às 15:56:46

    @jaco william bareto
    Tem que beber muita agua! à volta de 1.5l ou 2l no mínimo. mas tem que que consultar o médico pois só ele sabe qual o tratamento mais indicado para si.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojaco william bareto

    24-03-2010 às 14:11:42

    eu tenho pedra nos rins eu gostaria de saber como eu posso tirar essas pedras porque eu nao aguento de tanta dor

    ¬ Responder

Comentários - Quebre a pedra.. nos rins!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios