Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Diabetes por que acontece

Diabetes por que acontece

Categoria: Saúde
Visitas: 28
Comentários: 9
Diabetes por que acontece

Saiba que a diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, é do mesmo jeito que o organismo usa a digestão dos alimentos, para crescer e produzir energia. A maioria dos alimentos que comemos é quebrada em partículas de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o nosso corpo. Depois da digestão, o açúcar passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a açúcar possa entrar nas células, ela precisa de ajuda de outra substância, a insulina.

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, é uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, ela produz automaticamente a quantidade certa de insulina, que é necessária para mover a açúcar do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. E por isso acontece que a açúcar sai do sangue e vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, que aumenta o que se chama de glicemia, ou concentração de açúcar que também não é aproveitada pelas células. Deste modo, o corpo perde sua principal fonte de combustível, pois há açúcar no sangue, mas ela não jogada fora sem ser utilizada.

Saiba quais os tipos de diabetes, a diabetes do tipo 1 e a diabetes do tipo 2, e diabetes gestacional. A diabetes tipo 1 é uma doença de auto-imune. Que significa que o sistema é responsável por defender o corpo de infecções, ou seja, sistema imunológico que atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do próprio organismo. Nos diabetes, por exemplo, o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, matando-as. Assim, este órgão que passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.

Diabetes do tipo 2 Essa é a forma mais comum do diabetes. Entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença, já o diabético do tipo 2. Este está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo. Menos do que 80% das pessoas que têm diabetes tipo 2 estão acima do peso ideal. Por causa do aumento da obesidade entre crianças e adolescentes, já que as dietas de hoje em dia não são nada saudáveis, esta doença vem aumentando nestas faixas etárias. Nesta doença, o pâncreas produz a quantidade suficiente de insulina, mas, por razões desconhecidas, o corpo não consegue utilizar esta substância de forma correta.

Waldiney Melo

Título: Diabetes por que acontece

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 28

796 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    15-07-2014 às 23:40:00

    É horrível ter diabetes. Só quem tem sabe como é difícil manter uma alimentação onde poucos alimentos devem ser ingeridos. Muito bom esse artigo que trata de forma simples. Amei!

    ¬ Responder
  • meire mendes sabino

    22-05-2014 às 04:55:01

    Estou muiiito triste pois descobri q estou com a tal diabetes, estou confusa,com medo,sem saber como agir ou como aceitar essa tal doença! Dizem q essa doença pode vir de fator genético, histórico famíliar. E isso não tenho!por favor me ajude, me oriente como devo fazer pra levar minha vida normal!
    Obrigada desde já

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    23-05-2014 às 17:12:28

    Olá, primeiramente mantenha a calma, pois ter diabetes não é algo tão desesperador. Claro, você terá algumas limitações quanto a alimentação e outros. Leia este artigo que é bem interessante e que vai ajudar-lhe bastante:
    http://www.pelesaudavel.com/pele-saudavel/301-diabetes-como-levar-uma-vida-normal.html
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoArthur

    18-08-2012 às 14:30:31

    Muito Obrigado, ajudou bastante mesmo no meu dever de casa.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoreinaldo melo

    19-01-2012 às 18:24:28

    cmo fazer para evitar o nivel d glicose do sangue . E faz com o q a insulina seja produzida pelo corpo do individuo?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãokaren de avila

    10-06-2011 às 13:00:25

    por a diabetes causa sede na pessoa?

    ¬ Responder
  • José FerreiraAlmerinda Coutinho

    30-04-2011 às 11:54:39

    As vezes quando aplico a insulina ela sai, por que ?

    ¬ Responder
  • josé pereirajosé pereira

    22-04-2011 às 13:49:41

    O aumento do açucar no organismo,para 108,ja é o inicio do diabetes,e nesse estagio,pode se reverter e como ?

    ¬ Responder
  • Michele Chemello BersaniMichele Chemello Bersani

    01-03-2010 às 21:09:01

    Gostaria de mais informaçao sobre a diabete , pois meu filho de 12 anos esta com diabete ..

    ¬ Responder

Comentários - Diabetes por que acontece

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios