|
Top 100 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Saúde > Diabetes por que acontece

Diabetes por que acontece

Ler próximo texto...

Tema: Saúde
Diabetes por que acontece
Saiba que a diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, é do mesmo jeito que o organismo usa a digestão dos alimentos, para crescer e produzir energia. A maioria dos alimentos que comemos é quebrada em partículas de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o nosso corpo. Depois da digestão, o açúcar passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a açúcar possa entrar nas células, ela precisa de ajuda de outra substância, a insulina.

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, é uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, ela produz automaticamente a quantidade certa de insulina, que é necessária para mover a açúcar do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. E por isso acontece que a açúcar sai do sangue e vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, que aumenta o que se chama de glicemia, ou concentração de açúcar que também não é aproveitada pelas células. Deste modo, o corpo perde sua principal fonte de combustível, pois há açúcar no sangue, mas ela não jogada fora sem ser utilizada.

Saiba quais os tipos de diabetes, a diabetes do tipo 1 e a diabetes do tipo 2, e diabetes gestacional. A diabetes tipo 1 é uma doença de auto-imune. Que significa que o sistema é responsável por defender o corpo de infecções, ou seja, sistema imunológico que atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do próprio organismo. Nos diabetes, por exemplo, o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, matando-as. Assim, este órgão que passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.

Diabetes do tipo 2 Essa é a forma mais comum do diabetes. Entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença, já o diabético do tipo 2. Este está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo. Menos do que 80% das pessoas que têm diabetes tipo 2 estão acima do peso ideal. Por causa do aumento da obesidade entre crianças e adolescentes, já que as dietas de hoje em dia não são nada saudáveis, esta doença vem aumentando nestas faixas etárias. Nesta doença, o pâncreas produz a quantidade suficiente de insulina, mas, por razões desconhecidas, o corpo não consegue utilizar esta substância de forma correta.
a carregar

135 

Waldiney Melo

Título:Diabetes por que acontece

Autor:Waldiney (todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem:

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • Arthur 18-08-2012 às 14:30:31

    Muito Obrigado, ajudou bastante mesmo no meu dever de casa.

    ¬ Responder
  • reinaldo melo 19-01-2012 às 18:24:28

    cmo fazer para evitar o nivel d glicose do sangue . E faz com o q a insulina seja produzida pelo corpo do individuo?

    ¬ Responder
  • karen de avila 10-06-2011 às 13:00:25

    por a diabetes causa sede na pessoa?

    ¬ Responder
  • Almerinda Coutinho 30-04-2011 às 11:54:39

    As vezes quando aplico a insulina ela sai, por que ?

    ¬ Responder
  • josé pereira 22-04-2011 às 13:49:41

    O aumento do açucar no organismo,para 108,ja é o inicio do diabetes,e nesse estagio,pode se reverter e como ?

    ¬ Responder
  • Michele Chemello Bersani 01-03-2010 às 21:09:01

    Gostaria de mais informaçao sobre a diabete , pois meu filho de 12 anos esta com diabete ..

    ¬ Responder

Deixe o seu comentário

voltar ao texto
  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.