Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que acontece enquanto dorme...

O que acontece enquanto dorme...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
O que acontece enquanto dorme...

O sono é o período em que o seu corpo descansa e se recupera do 'stress' diário e outras atividades. Ele restaura a sua energia e equilibra as hormonas, a fim de reparar as células danificadas e regular o apetite. O sono é também benéfico para os sistemas imunológico e nervoso. Com a quantidade adequada de sono deverá acordar revigorado e bem alerta. Existem cinco fases do sono e o ciclo repete-se várias vezes durante a noite.

A fase um é um sono muito leve do qual poderá facilmente acordar. Durante esta fase, os olhos estão a mover-se, mas lentamente. É nesta fase que pode experimentar a sensação de queda, resultando em reações musculares repentinas.

Durante a fase dois, os seus olhos já não se movem e a sua frequência cardíaca e respiração tornam-se mais lentas. A sua temperatura corporal também desce nesta fase.
As fases três e quatro são o período de sono profundo. Durante estas fases, o fluxo de sangue para o cérebro diminui e o fluxo sanguíneo para os músculos é aumentado. Isto quer dizer que o tecido de reparação tem nesta altura maior atividade. O seu sistema imunológico está também no seu auge durante esta fase.

A fase do movimento rápido ocular é a fase em que se sonha. A sua respiração é irregular neste ponto e aumenta a sua frequência cardíaca. A sua pressão arterial também é maior durante este estágio. Este movimento ocular começa cerca de 70 a 90 minutos depois de adormecer. Depois de um período curto, o ciclo repete-se, começando novamente com a primeira fase. Cada sucessão de fases vai durar um pouco mais à medida que o sono avança noite fora. Terá entre três e cinco destes ciclos a cada noite.

Não dormir o suficiente pode ter um enorme efeito em si. Sentir-se-á cansado durante o dia e pode ser incapaz de se concentrar ou concentrar-se adequadamente. Essa falha de sono pode torná-lo emocionalmente instável e irritável, e isso pode afetar sua capacidade de tomar decisões. As capacidades motoras também estarão comprometidas e correrá maior risco de sofrer um acidente ou lesões. A privação de sono levada ao extremo pode causar alucinações.

Se pensa que tem um distúrbio do sono que o está a impedir de dormir o suficiente, deverá consultar o seu médico. Poderá estar a sofrer de uma doença grave, como a insónia, a apnéia do sono ou a narcolepsia. O seu médico pode fornecer o tratamento que precisa para começar a ter um sono perfeito e não se aperceber do que acontece enquanto dorme, porque dormirá bem!


Ruben Duarte

Título: O que acontece enquanto dorme...

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Comentários - O que acontece enquanto dorme...

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios