Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Dicas para relaxar os músculos do pescoço

Dicas para relaxar os músculos do pescoço

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 18
Comentários: 7
Dicas para relaxar os músculos do pescoço

O pescoço é uma região especialmente atreita a tensões musculares. As dores podem advir por diversos motivos, sendo que os principais dizem respeito a má postura, estar muito tempo na mesma posição, esforços físicos desacertados, usar sapatos demasiado altos diariamente, dormir num colchão excessivamente macio, pegar em pesos, falta de exercício físico, traumatismos, doenças ósseas, musculares ou articulares, ou a combinação de alguns destes fatores. O acumular do stress, uma sobrecarga emocional bastante forte ou alterações no estado nervoso são outras hipotéticas razões a considerar. Se, no entanto, o médico já rejeitou estas e/ou outras possibilidades e as dores no pescoço decorrem de tensões quotidianas, há dicas que podem ajudar a manter o pescoço mais relaxado e, por conseguinte, menos doloroso.

O calor atenua imensamente os padecimentos no pescoço. Aplicando um saco de água quente ou uma toalha de água quente (espremida) no local da afeção durante 15 minutos, os efeitos benéficos não se farão esperar. Existem, de igual modo, exercícios simples que aliviam o desconforto e as dores. Por exemplo, comprimir o queixo e inclinar a cabeça para a frente e para baixo. Aguentar nesta posição por alguns segundos e, posteriormente, puxar a cabeça para trás o máximo possível. Se não surtir um resultado imediato, repete-se o procedimento. Outro movimento consta de deixar cair a cabeça para um dos lados, muito suavemente, até tocar no ombro, fazendo-se o mesmo para o outro lado, insistindo até experimentar melhoras. Outra opção é inclinar-se a cabeça ligeiramente para a frente, girando o pescoço para um lado e para o outro, como que desenhando círculos no ar. Este meneio pode ir aumentando de rapidez sem, contudo, esforçar exageradamente o pescoço nem a cabeça.

A fisioterapia, com recurso a massagens, calor e técnicas específicas, coadjuva, identicamente, o relaxamento da zona do pescoço, à semelhança do que acontece com a escolha da almofada certa (uma que não deixe a cabeça muito acima ou muito abaixo da linha da coluna) e/ou de um rolo próprio, que preencha a curvatura entre o pescoço e as costas.

Entretanto, há manter a coluna o mais direita possível, fazer pequenas pausas no trabalho (alternando períodos em que se está sentado(a) com pequenas caminhadas e os exercícios supra descritos ou outros), tomar banho de água quente (uma vez que a fria origina uma contração súbita da musculatura cervical), não ficar muito tempo com a cabeça baixa ou inclinada para trás, levantar objetos fletindo os joelhos e esticando as pernas (para que sejam elas a fazer a força em vez da coluna), corrigir hábitos de postura, fortalecer e tonificar músculos debilitados e recorrer a técnicas de relaxamento (yoga, …), para mitigar o excesso de tensão acumulado no pescoço.

De salientar que um pescoço saudável não dói nem ostenta quaisquer dificuldades que estorvem os movimentos naturais, pelo que havendo estes problemas, sobretudo se acompanhados de tonturas ou dores de cabeça intensas, deve consultar-se um médico sem demora.


Maria Bijóias

Título: Dicas para relaxar os músculos do pescoço

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 18

809 

Imagem por: numberstumper

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Claudio Manoel Ferreira

    11-05-2014 às 03:49:36

    Estou com dor no pescoço do lado direito a cerca de 3 meses. Fiz raio X e deu tudo normal coloquei compressa de água quente faço exercícios de alongamento, e nada melhora. Esta dor é mais intensa quando levanto. Que devo fazer para me livrar deste incomodo?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    12-05-2014 às 03:00:12

    Olá, a razão que normalmente ocorre para sentir essa dor no pescoço é pela má postura, então, avalie como você tem dormido, o tipo de colchão e a posição. O recomendável é dormir de lado, com uma almofada que mantenha o alinhamento da sua cabeça com o seu corpo, e um outro travesseiro para ficar entre o seu tronco e as pernas. Caso persistam as dores procure um médico especialista e faça novos exames.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJéferson

    04-01-2014 às 03:17:36

    Mile, neste caso você ja tem o agente causador, procure diminuir stress sozinho, a segunda opção é procurar ajuda com psicólogo cognitivo-comportamental e a terceira opção é um psiquiatra.

    ¬ Responder
  • luiz antonio

    25-11-2012 às 00:24:31

    to com um carosso no pescosso

    uqui devo fazer

    ¬ Responder
  • ana

    20-07-2013 às 16:12:55

    deverá consultar um medico, para lhe solicitar os exames necessários , ecografia , tac e talvez tenha que fazer biopsia .

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJeferson

    04-01-2014 às 03:18:40

    procure médico de cabeça e pescoço

    ¬ Responder
  • MileMile

    29-09-2011 às 01:22:41

    E quando a dor no músculo do pescoço é causado por stress o que fazer

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para relaxar os músculos do pescoço

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os 10 melhores queijos holandeses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Alimentação
Os 10 melhores queijos holandeses\"Rua
Os holandeses são conhecidos como “cabeças de queijo”. A partir daí, podemos notar e concluir que não são apenas amantes de queijo, mas também grandes produtores.
O queijo está presente na Holanda há milhares de anos, desde os tempos de Júlio César, que ficou encantado com os queijos que encontrou no local. Desde então, os queijos holandeses dividem espaço com as flores como símbolo da cultura da Holanda, gerando a maior parte do combustível econômico do país.

Os holandeses fabricam 650 milhões de quilos de queijo por ano, exportando dois terços desse volume para outros países. São os maiores exportadores de queijo do mundo.
Além disso, cada cidadão da Holanda come por ano, em média, 15 quilos de queijo.

Conheça os 10 melhores tipos de queijos holandeses:

1- Queijo Gouda
O queijo recebe o nome da cidade onde é produzido e é responsável por dois terços de toda a produção de queijos da Holanda. É o mais famoso e copiado no mundo.
Trata-se de um queijo macio e cremoso, em formato circular, com os famosos furinhos no meio. Pode-se encontrar variações no tempero, como especiarias e ervas finas. Possui um nível elevado de gordura de 48%, mas que garante o sabor único, úmido e macio do queijo. É considerado um dos melhores queijos do mundo.

2- Queijo Edam
É facilmente reconhecido por possuir no seu interior a coloração amarelo claro e camadas vermelhas ou alaranjadas nas partes mais externas. Possui um sabor picante e é mais seco se comparado com o tipo Gouda. Por esses motivos, possui menos gordura, 40%.

3- Queijo Leiden
Possui menor teor de gordura em comparação com os anteriores por se tratar de leite coado na fabricação do queijo. É mais firme e robusto, com consistência mais rígida. Pode conter especiarias em seu interior. Possui maturação mais prolongada e é prensado, o que o torna mais firme. Além de conter pimenta cominho na preparação da sua massa, dando um sabor mais do que especial ao queijo.

4- Queijo Maasdammer
Queijo com sabor de nozes fabricado na cidade de Maasdam. Também possui os famosos buracos no seu interior e um sabor peculiar e distinto. Possui estrutura firme, consistente, devido a sua cura precoce, de aproximadamente quatro semanas.

5- Queijo Cablanca
Esse queijo de cabra é classificado de duas maneiras: um tipo é fresco e mole, mais suave e cremoso; o outro é semiduro e curado, semelhante ao aspecto dos queijos gouda.
Os primeiros possuem sabor agradável e leve, por serem mais frescos. Enquanto os segundos possuem sabor mais forte e cítrico.

6- Queijo Boerenkaas

Queijo feito essencialmente de forma artesanal, o que o torna um queijo único e exclusivo, além de mais caro que os demais. Pelo menos metade do leite utilizado na fabricação desse queijo deve ser originário de vacas que são criadas na própria fazenda produtora. Além disso, o restante do leite utilizado não pode ser proveniente de mais do que duas fazendas diferentes e próximas ao local original de produção do queijo.

7- Queijo Defumado
Esse tipo de queijo é um pouco diferente dos demais. É fabricado e praticamente finalizado, após isso, é derretido e novamente prensado em formato de embutidos. É geralmente vendido por fatia, em formato de linguiça.

8- Queijo de cravo da Frísia
É um queijo preparado de leite desnatado na região da Frísia.
Além do cominho, leva na fabricação da sua massa pitadas de cravo. Isso garante a esse queijo um sabor forte, seco e rústico. Sua consistência é firme.



9- Queijo Parrano
É um queijo de vaca que possui um sabor que combina com doces aromas.
É um queijo feito nos moldes dos queijos italianos, parecido com a textura do parmesão. Por isso mesmo, é bastante usado na gastronomia italiana.

10 – Queijo Graskaas

Esse queijo é especial pois é feito a partir do primeiro leite produzido pelas vacas após retornarem da pastagem, depois de passarem o inverno trancadas nos celeiros.

Pesquisar mais textos:

Filipe Mixa

Título:Os 10 melhores queijos holandeses

Autor:Filipe Mixa(todos os textos)

Imagem por: numberstumper

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios