Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Musicoterapia para aumentar a qualidade de vida

Musicoterapia para aumentar a qualidade de vida

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Musicoterapia para aumentar a qualidade de vida

“A música está na Terra desde que o homem está na Terra”. A frase, de autor desconhecido, indica o fato de que os registros desse tipo de arte estão presentes mesmo nas escavações de sítios arqueológicos pré-históricos. A primeira nota sobre uma flauta feita de ossos data de 60 mil a.C., enquanto os primeiros sinais de harpas e liras na área da Mesopotâmia.

Pode-se dizer que a música é uma combinação entre sons e silencia e, visivelmente, suas características como instrumento de comemoração e mesmo de relaxamento já eram conhecidas mesmo antes do desenvolvimento da linguagem falada. Os diferentes ritmos, melodias e harmonias surgem a partir da combinação das propriedades do som, tais como duração, altura, intensidade e timbre.

A música e sua capacidade de cura
A musicoterapia é um tipo de tratamento que usa a música, por meio de ritmos diferenciados, harmonias e melodias, para resolver ou diminuir problemas de ordem cognitiva, emocional, mental ou mesmo física.

O tratamento feito com a musicoterapia começou a ser feito depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando músicos (amadores e profissionais) iam até os hospitais para tocar, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. A partir dessa mobilização, médicos e enfermeiras começaram a observar melhoras significativas no estado de saúde e bem-estar dos pacientes internados. E esse fato foi o que motivou o Dr. Oliver Sachs, médico e escritor inglês, a iniciar em meados da década de 1960 uma série de pesquisas sobre a capacidade curativa da música em pacientes portadores da doença de Parkinson.

Como utilizar a musicoterapia a seu favor? Saiba que a musicoterapia pode ser aplicada no dia a dia, de modo a integrar-se totalmente às tarefas feitas no cotidiano. Você pode iniciar seu “tratamento” logo pela manhã, bocejando de forma a emitir sons, o que ajuda a liberar serotonina e endorfina.

Atentem-se ais sons que te acercam. Um exemplo? Procure ouvir o canto dos passáros e o barulho da chuva. Mesmo nas grandes cidades é possível distinguir esse tipo de som em meio ao caos.

Cante. Não importa se está no banho ou fazendo o serviço de casa. Saiba que a tão conhecida frase “quem canta seus males espanta” é totalmente verdadeira. Cientificamente, cantar ajuda a aumentar a irrigação cerebral, o que melhora a respiração e te prepara emocionalmente para encarar circunstâncias de tensão e ansiedade. Mas, você também precisa evitar os sons irritantes, como por exemplo, o de uma buzina. Esse tipo de ruído pode causar irritação.

Por fim, quando for dormir, se possível reduza gradativamente o volume dos ruídos ao seu redor, inclusive a fala. Ao mesmo tempo, reduza também o ritmo de seus movimentos. Neste momento, uma música ambiente com barulho de água, em volume baixo, pode ajudar a relaxar.


Rua Direita

Título: Musicoterapia para aumentar a qualidade de vida

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

637 

Comentários - Musicoterapia para aumentar a qualidade de vida

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios