Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Crianças com excesso de peso

Crianças com excesso de peso

Categoria: Saúde
Crianças com excesso de peso

É cada vez mais comum encontrar miúdos que ostentam, em maior ou menor grau, um volume corpóreo notoriamente acima do que seria recomendável e saudável. Alguns apresentam, inclusive, dificuldade em mexer-se e são, amiúde, gozados pelos outros.

As consequências para a saúde de ter um peso superior ao desejável parecem estafadas e sobejamente explanadas, mas talvez não seja demais relembrar que no caso das crianças existe uma possibilidade real de diminuição da esperança de vida, podendo até vir a morrer antes dos próprios pais. Também é sabido que a hipertensão arterial, a diabetes e outras doenças que antigamente se contraíam a partir de certa idade, hoje afectam milhares de catraios.

Para se aferir se uma criança é ou não obesa, faz-se um rastreio de IMC (Índice de Massa Corporal), que estatui a proporção entre o peso e a altura, através da fórmula: IMC= Peso (em quilos) / (Altura x Altura – em metros). Regra geral, até há pouco tempo, achava-se muita graça a um pirralho anafadinho, e ainda hoje se lhe chama gordinho, forte, mas jamais obeso! Os valores de referência estão inscritos numa tabela apropriada e servem de comparação. Em fases de crescimento activo, quando há um mensurável e brusco aumento da estatura, uma demasia esbatida no peso não comporta grande gravidade, já que evitando o seu incremento é possível normalizar o IMC.

Em determinadas situações, em que se verifica apenas um ligeiro excesso de peso, é suficiente aumentar a actividade física para o estabilizar ou fazer diminuir. Noutras, porém, a actividade física não tem um espaço diário, ao contrário dos maus hábitos alimentares. Deste modo, as calorias ingeridas suplantam largamente as necessidades e os gastos energéticos da criança. E, se as calorias que entram pela boca são superiores às que o organismo consegue consumir, então há que comer menos e queimar mais, para reduzir o desequilíbrio energético.

Um dos segredos pode ser optar por não ter em casa batatas fritas, aperitivos salgados e cheios de gordura, que normalmente “pedem” bebidas açucaradas, chocolates, gomas e outras tentações que os pequenos costumam levar para o sofá e vão debicando diante da televisão, geralmente fora de horas, e que não lhes trazem benefício nenhum. Ao invés, todos os ingredientes perniciosos que contêm vão ficar a “repousar” no sedentarismo, que também tem uma importante palavra a dizer.

Os pais são os educadores por excelência e, para educar, têm, antes de mais, de dar o exemplo!



Maria Bijóias

Título: Crianças com excesso de peso

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Crianças com excesso de peso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios