Cuide da autoestima do seu filho
Quando uma criança possui baixa autoestima, ela não é capaz de confiar em suas atitudes, sente medo de não ser aceita e não se sente amada. E esses fatores são capazes de gerar problemas nas relações formadas e comportamentos retraídos. Um ambiente que não valoriza ou que não dá a devida importância às vontades da criança pode reduzir sua autoestima. Por isso é importante que os pais saibam quais são os gostos do filho e requeiram a opinião dele. Dessa maneira ele se sentirá percebido e valorizado no ambiente.
Outra ação muito importante que contribui para aumentar a autoestima do seu filho é valorizar as ações dele. Alguns pais cobram comportamentos, reclamam quando as crianças não vão bem na escola e apontam os erros do filho o tempo todo, mas não se lembram de validar as escolhas certas dos filhos e de valorizá-las verbalmente. Neste caso a palavra chave é o equilíbrio. Os erros devem ser apontados, mas com cautela, amabilidade e reforçando o caminho certo a ser seguido.
Uma criança cuja autoestima é elevada certamente se tornará um adulto autoconfiante e independente, que será capaz de evitar ocasiões complicadas. Como por exemplo, aceitar consumir bebida alcoólica ou usar drogas, somente para poder participar de um grupo. O amor e o afeto são os sentimentos aliados da autoestima. Quando a criança se sente querida, protegida e amparada, ela percebe seu valor e sua importância.