Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como baixar a febre

Como baixar a febre

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 16
Comentários: 5
Como baixar a febre

A febre é um mecanismo de defesa do corpo. Quando ela aparece revela que o corpo está com uma infeção proveniente de bactérias ou de um vírus. A elevação da temperatura depende do estado emocional, da atividade física, do vestuário, do ambiente. A temperatura é regulada pelo centro termo-regulador localizado no hipotálamo que funciona como um termóstato ao qual compete manter a temperatura nos 37 graus centígrados. Quando ultrapassa esse valor é a resposta a agentes infeciosos e outras doenças.

Assim, no caso de a temperatura exceder os 38 graus centígrados o melhor é beber água a fim de evitar a desidratação. Não só deve beber-se quando ela aparece, mas sim todos os dias para hidratar o organismo.

Um banho morno ou frio faz baixar a temperatura tal como se deve colocar panos molhados com água nas axilas ou virilhas. Podem também colocar-se na testa, ou seja ir molhando numa bacia com água meter na testa até esta esfriar.

Convêm usar uma roupa leve e solta, preferencialmente de algodão e manter a temperatura do quarto baixa ou mínima. Pode no entanto ter-se um termo ventilador no mínimo para ajudar a ter a temperatura ambiente ideal.

É indicado tomar analgésicos em comprimidos ou cápsulas para baixar a febre e ir bebendo água.

O descanso é fundamental, por isso deve evitar-se trabalhar com febre ou praticar atividades uma vez que estas podem elevar a temperatura. O melhor é permanecer na cama com roupa leve e temperatura ambiente. O stress é totalmente desaconselhado, devendo permanecer-se em repouso até ela baixar. Pelo menos três dias são bastante salutares uma vez que a febre debilita muito.

A par dos cuidados de repouso, medicação e outros é aconselhável ir sempre ao médico para diagnosticar a origem da febre. Pode ser de uma gripe, doença infeciosa, cancro, vírus e outras.

A alimentação é de extrema importância, devendo ser leve, com sopas de legumes, sumos naturais, chá e café descafeinado e preferencialmente água. Os refrigerantes devem ser banidos tal como a Coca - Cola. Estes são desaconselhados por conterem gás.

Deve evitar-se ambientes com ar condicionado e aquecedores quando a temperatura sobe. O melhor é estar sem nada e com roupa de cama fresca. No caso dos bebés o melhor é tomarem um banho morno e manterem-se frescos. Nunca esquecer a água para se manterem hidratados e frescos. Os mesmos cuidados se devem ter com os idosos por serem mais frágeis.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como baixar a febre

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 16

804 

Imagem por: Sugar Pond

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • alaf

    28-04-2013 às 13:59:30

    obrigado pelo seu nterese de ajuda as pesoas

    ¬ Responder
  • kaiquekaique

    23-04-2012 às 06:08:18

    Quando estamos com febre a mãe coloca alcool na água para nós tomarmos banho por que?

    ¬ Responder
  • carlos eduardocarlos eduardo

    02-10-2011 às 22:29:16

    obrigado sua ajuda foi otima !! parabens.

    ¬ Responder
  • maria da graçamaria da graça

    24-06-2011 às 20:40:12

    adorei a dica, pois tenho 2 filhos pequenos, e as crianças sofrem muito com febre.

    ¬ Responder
  • rafael heriquerafael herique

    15-12-2010 às 22:54:36

    adorei a tua colocação, de sinples entendimento
    parabems

    ¬ Responder

Comentários - Como baixar a febre

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Sugar Pond

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios