Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > ADN - Ácido Desoxirribonucleico

ADN - Ácido Desoxirribonucleico

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
ADN - Ácido Desoxirribonucleico

O ácido desoxirribonucleico é um ácido nucleico, que é a parte da célula que contém moléculas que armazenam informações acerca do ser vivo. O ADN é feito de um padrão de quatro nucleótidos diferentes, que são ligados numa extremidade a um grupo de fosfato e, por outro, a uma base nitrogenada. A base de azoto pode ser um de quatro tipos: adenina, citosina, guanina ou timina. Os nucleótidos são unidos em cadeias longas para fazer o ADN e essas duas vertentes torcem-se juntos para criar característica de dupla hélice do ADN. Cada filamento tem o açúcar ou fosfato final dos nucleótidos. Os lados são unidos entre si por pares de nucleótidos complementares.

O ADN armazena a informação que determina a forma como você olha, e a informação é colocada em ação por proteínas. Isso significa que o ADN tem que ser capaz de construir uma proteína, que é uma cadeia de produtos químicos chamados aminoácidos. O ADN tem genes que sabem como fazer as proteínas necessárias. Os vinte aminoácidos diferentes podem ser utilizados para criar uma proteína, e quatro bases do ADN são responsáveis por dispondo-los na ordem correta para formar a proteína desejada. As bases são organizadas em grupos de três, chamados códons, e os grupos trabalham juntos.

Uma molécula de ADN - como aquelas em bactérias E.coli, por exemplo - pode conter 3.000 genes. O espaço que leva para codificar todas essas informações exigiria uma molécula de ADN com cerca de 1 milímetro de comprimento. Mas uma bactéria E.coli mede apenas cerca de 3 mícrones de comprimento. O ADN consegue encaixar e ficar tão pequeno porque está enrolado em um cromossoma circular. Nas suas células, o ADN é, na verdade, enrolado em torno de uma proteína.

O ADN é uma molécula biológica universal que está presente em todas as células vivas que pode ser analisado até a partir de células presentes nos ossos.
No ADN estão presentes todas as informações genéticas acerca do indivíduo ou ser em análise. Atualmente tem diversas aplicações na área da medicina e pode ser utilizado no diagnóstico precoce de doenças hereditárias – doenças que passam de pais para filhos.

Rua Direita

Título: ADN - Ácido Desoxirribonucleico

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

601 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-04-2014 às 20:39:37

    A Rua Direita agradece pelo excelente texto!

    ¬ Responder

Comentários - ADN - Ácido Desoxirribonucleico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios