Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como prevenir o câncer de mama?

Como prevenir o câncer de mama?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Como prevenir o câncer de mama?

Você sabia que o câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres no Brasil? E isso acontece, pois na grande maioria dos casos ele é descoberto tardiamente. Por isso, o diagnóstico precoce é a única forma que as mulheres tem para se livrar desse problema, pois quanto antes o câncer de mama for detetado, maiores são as chances de sucesso no tratamento.

Os fatores que podem aumentar o risco de se contrair a doença é o histórico familiar e a idade acima dos 50 anos, período em que normalmente ocorre a menopausa. Além disso, ter uma alimentação rica em gorduras, o excesso de peso, ter uma vida sedentária, álcool e cigarro também são outros fatores que podem contribuir para o quadro.

Uma informação que muitas mulheres desconhecem é que, além de fazer consultas periodicamente ao médico e fazer exames, pequenas alterações no estilo de vida podem ajudar a prevenir o câncer de mama.

Entre as mudanças que precisam acontecer na rotina, uma das mais importantes é praticar exercícios físicos regularmente. Se você não disponibiliza de muito tempo no dia, saiba que pelo menos trinta minutos, cinco dias por semana já são suficientes. E caso não tenha dinheiro para frequentar uma academia, faça caminhada.

Evite o ganho de peso, principalmente se você já tenha passado pela menopausa. É recomendável manter o IMC (Índice de Massa Corporal) menor que 25 e não se esqueça de ter uma dieta balanceada. E para ajudar neste controle, consuma muitas frutas e vegetais, evite os carboidratos, alimentos gordurosos e com muito açúcar. Alimente-se de proteínas, grãos integrais e prefira óleos vegetais.

Outro fator que também aumentam as chances de desenvolver o câncer de mama é o vício em cigarro e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Por isso, beba álcool com moderação e, caso seja preciso, procure ajuda para abandonar o cigarro.

O que também ajuda a prevenir o câncer de mama é amamentar por pelo menos seis meses. Segundo especialistas, as mães que seguem esta recomendação conseguem diminuir os riscos de desenvolver a doença.

E o que aumenta o risco do câncer de mama é a terapia de reposição hormonal. As mulheres que precisam tomar hormônios que contêm progesterona, para manter no controle os sintomas da menopausa, deve ater o uso por até três anos.

Por fim, no geral, para prevenir o câncer de mama toda mulher após os 20 anos, mesmo que tenha hábitos de vida saudáveis, deve fazer o exame de mamografia e fazer todos os meses o auto exame.


Rua Direita

Título: Como prevenir o câncer de mama?

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

601 

Comentários - Como prevenir o câncer de mama?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios